A gema do ovo é uma das mais conhecidas, mas o termo pode se referir a estrutura do caule de plantas e pedras preciosas
Presente nas vegetações, a gema é capaz de dar origens a novas folhas, galhos e brotos. É responsável, então, pelo desenvolvimento e crescimento da planta.
A gema também pode se referir a pedras raras e preciosas, com alto valor de aquisição nas joalherias.
O que é gema?
Gema pode corresponder a diversas estruturas dentro do reino animal ou vegetal. Nas plantas, por exemplo, a gema, também chamada de gema caulinar, se refere a um grupo de células capazes de procriar por mitose. A gema, portanto, é fundamental para o crescimento e a produção de novas folhas de um vegetal.
Já em relação aos minerais, é designada para descrever uma pedra preciosa. Pode ser, então, um mineral ou um tipo de rocha que, quando lapidado e polido, transforma-se em uma joia. Após trabalhadas, as gemas são bastante valiosas e algumas, ainda, consideradas raras.
Em relação aos animais, ela é um elemento que compõe o ovo. Tem formato arredondado e cor amarela, ou alaranjada.
A gema das plantas
Nos vegetais, ela é uma estrutura que fica situada no caule, junto com os nós e entrenós. Geralmente são protegidas por folhas e, ainda, são nestas estruturas que se encontram os tecidos meristemáticos. Estes tecidos, portanto, têm capacidade de dar origem a novos indivíduos.
As gemas podem ser caracterizadas de duas formas:
- Apical: Uma gema apical fica localizada bem no topo da planta, sendo assim, sua principal função é de gerar o crescimento do vegetal.
- Lateral ou Axilar: faz parte do caule e fica instalada nas bifurcações da planta. Possui, então, capacidade de gerar brotos e folhas.
As pedras preciosas
As gemas relacionadas aos minerais podem ser classificadas principalmente entre dois grupos: pedras preciosas e semi-preciosas. As preciosas, então, seriam as mais valiosas e raras. São elas:
- Diamante
- Rubi
- Safira
- Esmeralda
Já as gemas consideradas semi-preciosas existem em diversas formas e variedades. Sã aproximadamente 50 tipos utilizados, alguns exemplos são:
- Ágata
- Ametista
- Água marinha
- Granada
- Hematita
- Jade
- Obsidiana
- Quartzo
- Topazio
- Turquesa
- Turmalina
- Zircon
Existem também alguns materiais orgânicos utilizados em joias. Eles podem ter origens diversas, como a seiva de uma árvore ou derivados do fundo do mar:
- Âmbar
- Osso
- Coral
- Marfim
- Madrepérola
- Pérola
Gema do ovo da galinha
Dentre todas as destacadas até o momento, a gema do ovo deve ser a mais conhecida e popular. Ela faz parte do alimento e pode representar até 30% do peso do ovo. Entretanto, é na gema que fica a parte mais gordurosa e calórica do alimento – por isso, então, algumas dietas não recomendam o seu consumo.
Junto com a clara, a gema ainda faz parte do sistema reprodutor das galinhas (e demais aves poedeiras, como o avestruz). Ela é considerada, portanto, uma célula do sistema reprodutor – podendo ou não haver a fecundação.
Outro termo bastante utilizado é a gema curada: este nada mais é do que um preparo diferente para o consumo.
O prato pode variar conforme algumas receitas, mas geralmente se utiliza a gema (preferencialmente de ovo caipira), sal grosso, pimenta e açúcar.