O agrião é conhecido por seu peculiar sabor picante
O agrião é uma hortaliça verde rica em vitamina C e em sais minerais, com talos ricos em iodo. Ele pode ser consumido cru, refogado e de diversas outras maneiras.
As folhas do agrião são pequenas e arredondadas e as suas hastes são comestíveis, com um sabor refrescante e levemente apimentado.
O que é agrião?
Agrião é um vegetal frondoso da família Brassicaceae de vegetais. Classificada como planta perene (com ciclo de vida lomgo), possui propriedades nutricionais altamente benéficas para a saúde. Foi cultivado pela primeira vez no Reino Unido no início de 1800, mas hoje em dia está presente em muitas preparações culinárias do dia a dia.
Cultivado em diversos países desde os tempos mais antigos, é recomendado pela ciência nutricional como elemento importante em uma alimentação equilibrada.
Além de amplamente utilizado na culinária, o agrião é empregado ainda na indústria farmacêutica e na fabricação de medicamentos caseiros. Isso porque a hortaliça possui comprovadas propriedades medicinais. Ele é adstringente, antiinflamatório, descongestionante e expectorante, por exemplo.
Tipos de agrião
O agrião tem diversos tipos diferentes, todos igualmente nutritivos e saborosos. São alguns deles:
- Agrião da terra: O agrião da terra tem sua origem na Europa e Ásia, fazendo parte da família da couve. Ele pode ser chamado também de agrião-dos-jardins, erva-dos-carpinteiros, entre outros. Pode atingir uma altura de 3 a 4 metros e gosta de clima subtropical, mediterrâneo, tropical e temperado.
- Agrião do México: Essa variação que não é considerada exatamente um agrião, mas está relacionado à hortaliça porque tem praticamente o mesmo sabor.
- Agrião de horta: Chamado de Lepidium sativum, tem folhas crespas verde-escuras e o sabor forte e picante.
Quais são as propriedades do agrião?
Essa hortaliça verde é considerada, em suma, um dos vegetais que contém maior densidade de nutrientes. O ferro e a vitamina C, por exemplo, estão presentes em grande quantidade no vegetal. Além deles, o agrião contém ainda:
- Vitamina C;
- Vitamina A;
- Cálcio;
- Magnésio;
- Fósforo;
- Ácido Fólico;
- Potássio;
- Fibras;
- Proteínas;
- Zinco.
Além disso, ele ainda é rico em iodo, ferro, e enxofre e possui uma baixa caloria (100g = 22 kcal).
Benefícios do agrião
Como já foi explicado, o consumo regular do agrião pode trazer vários benefícios para a sua saúde. A seguir, conheça 8 desses benefícios:
- Reduz a pressão arterial: por conter cálcio, potássio e magnésio, ajuda as pessoas que têm tendências à pressão arterial;
- Previne o câncer: por causa dos seus componentes, ele interrompe o aumento das células cancerígenas, e reduz as substâncias presentes no corpo que são responsáveis pelo surgimento dessa doença;
- Ajuda na perda de peso: por baixas calorias, ele poder ser consumido à vontade por quem segue dietas de emagrecimento. Além disso, ajuda a proporcionar maior saciedade e melhora o funcionamento intestinal;
- Protege a saúde dos pulmões: ajuda na lubrificação desse órgão, evitando tosses, inflamações e dor de garganta;
- Melhora a digestão: possui enzimas presentes na clorofila que ajudam no funcionamento digestivo;
- Ajuda na saúde óssea e bucal: devido ao cálcio presente na sua composição, ele colabora com a saúde dos ossos e da boca;
- Melhora a disposição: a verdura restaura as energias do corpo, trazendo assim mais disposição para quem quer praticar exercícios físicos;
- Tem ação antioxidante: o agrião é rico nessa componente, ajudando a proteger contra doenças crônicas, como o diabetes, por exemplo;
Um vegetal antioxidante
O agrião é um vegetal riquíssimo em compostos conhecidos como antioxidantes. Eles atuam, por exemplo, na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres (moléculas que provacam o desgaste oxidativo e causam envelhecimento precoce, entre outros males).
Os efeitos nocivos dos radicais livres são associados ao surgimento de diversas doenças, entre elas diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
Portanto, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o agrião, são fundamentais para proteger o organismo desse problema. Para se ter uma ideia, um estudo recente sobre a presença de antioxidantes em 12 tipos de diferentes de vegetais apontou mais de 40 flavonoides no agrião.
Plantação de agrião
O agrião pode ser plantado diretamente em canteiros, valas e terrenos encharcados, com espaçamento de 20 a 30 cm, e em um período de 60 dias durante o verão e 80 dias no inverno.
A colheita pode começar quando as folhas já tem algum tamanho, sendo o primeiro corte por volta de 60 dias após o plantio. É preciso, contudo, que o seja mantido uma área livre de ervas daninhas e de qualquer outro parasita ao redor do agrião para não danificar a sua plantação.
Como preparar agrião?
O agrião pode ser preparado cru, refogado e como complemento para diversos pratos, como por exemplo em sopas, molhos, pães, bolo, entre outros. Entretanto, antes de consumir as folhas, não esqueça de lavá-las bem em água corrente, removendo as folhas amareladas ou escuras.
Em seguida, depois do procedimento de lavagem, ele estará pronto para ser usado em dezenas de pratos. Veja a seguir algumas receitas.
Receitas com agrião
Suco de agrião
Ingredientes:
- 1 maço de agrião
- 1 pepino
- 1 nabo
- 3 cenouras
- 1 dente de alho
- ½ de água
- Suco de 1 limão
Modo de preparo: Pique todos os ingredientes, e bata junto com o alho, limão e água no liquidificador. Em seguida, coe e sirva.
Salada de agrião
Bastante popular e com uma infinidade de combinações possíveis, a salada de agrião é uma das mais tradicionais opções entre os brasileiros para incluir o vegetal na alimentação do dia a dia.
Juntando 1 maço de agrião, 2 tomates, azeite, vinagre e sal a gosto, é fácil montar uma salada saborosa e prática. Basta cortar o agrião e o tomate e, em seguida, acrescentar o vinagre e o sal. Aqueça o azeite em uma panela até que fique bem quente, e depois regue a salada.
Além das receitas, vale citar que você também pode acrescentar o agrião em outros alimentos e refeições do dia a dia, como complemento. Algumas boas alternativas para isso são as seguintes:
- Sucos de laranja, limão ou outra fruta de sua preferência;
- Fazer as folhas de agrião refogadas com alguma outra verdura;
- Fazer uma sopa de legumes e incluir o agrião;
- Incluir o agrião em sanduíches, com outros tipos de vegetais e frios;
- Acrescentar nas saladas, com outros alimentos.
Gostoso, nutritivo e barato, o agrião merece ser incluído cada vez mais na dieta dos brasileiros.