Carga a granel é muito utilizada no mundo do agronegócio

Inicio » Agronegócio » Carga a granel é muito utilizada no mundo do agronegócio
18/02/2019 Por
Carga a granel é muito utilizada no mundo do agronegócio

A carga do tipo a granel está presente na agricultura como um dos principais métodos de transporte da mercadoria

O estilo em que os produtos a granel são conduzidos do campo para o mercado consumidor é recorrente entre os cultivadores. E a principal razão para isso é a grande facilidade nesse tipo de transporte.

Além do destaque em  função do baixo custo no transporte, a carga a granel também  tem a vantagem de englobar todo o tipo de material e produto que necessite de locomoção – facilitando o envio das produções de cultivadores de diferentes segmentos.

produtos em carga a granel

O que é carga a granel?

A carga a granel dispensa o uso de embalagens em seu transporte, e nada mais é do que a mercadoria saindo do campo para as empresas, em quantidades grandes, em seu estado líquido ou granulado. Uma das principais características desta carga é sua massa possuir pequenas quantidades de sólidos, sendo geralmente formada por produtos líquidos ou a seco.

Entre os principais ícones da carga a granel podemos citar:

  1. Grãos
  2. Carvão
  3. Cascalho
  4. Petróleo (crude)
  5. Frutas
  6. Verduras

Durante o processo, a carga é atirada – ou mesmo, derramada – com ajuda de uma pá ou balde dentro de um porão; onde é feito o armazenamento a granel. Em seguida, o transportador recebe a mercadoria e a coloca em tanques ou reboques.

Outra importante característica deste transporte é o fato de ser feito em quantidades muito grandes. Por isso, se assemelha ao que é visto nos supermercados e a práticas típicas do segmento atacado.

Contudo, ainda existem os a graneis feitos em menores quantidades. Seu transporte é feito por meio de barris ou por meio de paletes, como aqueles que as frutas por exemplo.

Carga a granel e carga geral

Muito confundidas pelos que estão fora do universo agro, ambas as cargas são responsáveis pelo transporte de produtos em grandes quantidades.

Entretanto, no caso da carga a geral o transporte sempre é feito em embalagens como fardos, caixas ou sacos, entre outros. Portanto, possui um acondicionamento específico.

Já no caso das a granel, o uso de embalagens é dispensado, e o armazenamento é livre. Os maiores transportadores dos produtos em estado líquido são os tanques.

Transporte a granel no mundo

Na cidade de Londres, no Reino unido, está localizada a empresa Baltic Exchange, que oferece diferentes tipos de  transporte a granel – tanto para mercadorias secas como molhadas. Entre as rotas que a empresa oferece, há a opção marítima. 

Esta empresa é a maior representante deste tipo de carga no mundo, e é considerada referência no transporte. Suas ações de exportação e importação são muito altas e o Brasil está entre seus parceiros comerciais. Isso prova que o investimento neste tipo de produção e transporte é lucrativo dentro e fora do país.

caminhão para transporte a granel

Em questões de sustentabilidade, alguns segmentos brasileiros têm pensado ecologicamente na hora da venda do produto a granel. Bastante presente no mercado atacado, as embalagens plásticas sempre foram muito recorrente para empacotar os produtos.

Entretanto, alguns supermercados passaram a utilizar embalagens reutilizáveis como maneira de diminuir impactos ambientais. E quando isso é associados à compra de produtos a granel, as vantagens se mostram tanto no quesito sustentável como na economia doméstica.

Tags:
Agro20 | Portal Vida No Campo