Horticultura e sua importância para a agricultura no Brasil

Inicio » Agricultura » Horticultura e sua importância para a agricultura no Brasil
02/02/2019 Por
Horticultura e sua importância para a agricultura no Brasil

A ligação da horticultura com a agricultura e a alimentação saudável

A horticultura no Brasil abrange áreas como a cultura de plantas ornamentais, floricultura, olericultura, silvicultura, fruticultura, jardinocultura e cultivo de cogumelos.

No Brasil, a horticultura tem se desenvolvido levando em conta a atual preocupação em relação a uma alimentação mais saudável. Dessa forma, está ligada ao crescimento da modernização de materiais e maquinários e à inovação tecnológica voltada para os cultivos.

Plantação de girassol na horticultura

Afinal, o que é horticultura?

A horticultura é o setor que envolve o cultivo de plantas comestíveis e não comestíveis, plantio de frutas, hortaliças, verduras, legumes e árvores. Possui como características o estudo das técnicas de aproveitamentos dos frutos e técnicas de produção, englobando a indústria da alimentação e da estética.

O setor da horticultura no Brasil destaca fatores que auxiliam o seu desenvolvimento e progresso. Entre eles estão:

  • Promoção comercial
  • Preço e concorrência
  • Selos e certificações
  • Logísticas
  • Diversificação de produto
  • Tecnologia
  • Agregação de valor
  • Padronização do produto
  • Associativismo
  • Canais de comercialização

Importância da horticultura na agricultura e alimentação saudável

A produção em larga escala da horticultura está diretamente relacionada com o comércio, ou seja, a venda dos produtos sem contar o consumo próprio dos horticultores e familiares. Para a economia, o setor da horticultura se tornou importante devido a estabilidade que deu para a agricultura em manter vendas e mercados abastecidos no Brasil.

Cada vez mais pessoas estão optando por uma alimentação orgânica, rica em nutrientes, proteínas e complementos alimentares. Por isso, plantação de hortaliças em hortas caseiras tem tornado-se mais frequente, uma vez que a ausência de agroquímicos é garantida.

Embora parte da sociedade opte por plantar suas próprias hortaliças, grande parte da população ainda prefere a praticidade de adquiri-las em feiras, por exemplo. Essa procura por um consumo mais saudável tem feito a comercialização do setor da horticultura crescer ao longo dos anos, aumentando a produção.

Agricultores da horticultura

Consequentemente, o emprego do homem no campo tem aberto oportunidades para os novos possíveis horticultores. Assim, a possibilidade de avanço a partir da diversidade da agricultura familiar tem chamado a atenção para as atividades no agronegócio.

Economia e genética dos produtos

Entretanto, a horticultura destaca um elevado número de empregos para sustentar a economia do país. No entanto, os produtores precisam focar em meios que sustentem a produção e garantam a qualidade contínua.

Dessa forma, fatores ambientais como chuvas em excesso, períodos de estiagem e baixas temperaturas; novas soluções para o desenvolvimento tecnológico no campo; sustentabilidade estável; e custo de produção são fatores a serem observados para manter a alta produtividade na horticultura.

Outro fator importante para a produção do setor é o desenvolvimento da genética dos produtos. Este fator faz com que a busca por produtos específicos seja mais intensa, ou seja, gera maior reconhecimento e credibilidade da sua qualidade.

Portanto, a horticultura ligada à agricultura garante retorno constante para a economia do Brasil quando planejada e executada corretamente. Assim, os benefícios correspondem não somente ao lucro do comércio, mas também a alimentação saudável e balanceada da população.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo