A carga do tipo a granel está presente na agricultura como um dos principais métodos de transporte da mercadoria
O estilo em que os produtos a granel são conduzidos do campo para o mercado consumidor é recorrente entre os cultivadores. E a principal razão para isso é a grande facilidade nesse tipo de transporte.
Além do destaque em função do baixo custo no transporte, a carga a granel também tem a vantagem de englobar todo o tipo de material e produto que necessite de locomoção – facilitando o envio das produções de cultivadores de diferentes segmentos.
O que é carga a granel?
A carga a granel dispensa o uso de embalagens em seu transporte, e nada mais é do que a mercadoria saindo do campo para as empresas, em quantidades grandes, em seu estado líquido ou granulado. Uma das principais características desta carga é sua massa possuir pequenas quantidades de sólidos, sendo geralmente formada por produtos líquidos ou a seco.
Entre os principais ícones da carga a granel podemos citar:
- Grãos
- Carvão
- Cascalho
- Petróleo (crude)
- Frutas
- Verduras
Durante o processo, a carga é atirada – ou mesmo, derramada – com ajuda de uma pá ou balde dentro de um porão; onde é feito o armazenamento a granel. Em seguida, o transportador recebe a mercadoria e a coloca em tanques ou reboques.
Outra importante característica deste transporte é o fato de ser feito em quantidades muito grandes. Por isso, se assemelha ao que é visto nos supermercados e a práticas típicas do segmento atacado.
Contudo, ainda existem os a graneis feitos em menores quantidades. Seu transporte é feito por meio de barris ou por meio de paletes, como aqueles que as frutas por exemplo.
Carga a granel e carga geral
Muito confundidas pelos que estão fora do universo agro, ambas as cargas são responsáveis pelo transporte de produtos em grandes quantidades.
Entretanto, no caso da carga a geral o transporte sempre é feito em embalagens como fardos, caixas ou sacos, entre outros. Portanto, possui um acondicionamento específico.
Já no caso das a granel, o uso de embalagens é dispensado, e o armazenamento é livre. Os maiores transportadores dos produtos em estado líquido são os tanques.
Transporte a granel no mundo
Na cidade de Londres, no Reino unido, está localizada a empresa Baltic Exchange, que oferece diferentes tipos de transporte a granel – tanto para mercadorias secas como molhadas. Entre as rotas que a empresa oferece, há a opção marítima.
Esta empresa é a maior representante deste tipo de carga no mundo, e é considerada referência no transporte. Suas ações de exportação e importação são muito altas e o Brasil está entre seus parceiros comerciais. Isso prova que o investimento neste tipo de produção e transporte é lucrativo dentro e fora do país.
Em questões de sustentabilidade, alguns segmentos brasileiros têm pensado ecologicamente na hora da venda do produto a granel. Bastante presente no mercado atacado, as embalagens plásticas sempre foram muito recorrente para empacotar os produtos.
Entretanto, alguns supermercados passaram a utilizar embalagens reutilizáveis como maneira de diminuir impactos ambientais. E quando isso é associados à compra de produtos a granel, as vantagens se mostram tanto no quesito sustentável como na economia doméstica.