ABIC é entidade voltada para o desenvolvimento da indústria cafeeira

Inicio » Agronegócio » ABIC é entidade voltada para o desenvolvimento da indústria cafeeira
09/10/2019 Por
ABIC é entidade voltada para o desenvolvimento da indústria cafeeira

O café é um alimento presente na cultura do brasileiro que teve importância significativa no desenvolvimento do país

A economia do Brasil foi baseada na produção cafeeira e também de outras culturas. No entanto, acredita-se que a país não teria evoluído sem o café. E devido a importância do alimento, foi criada – há pouco mais de 45 anos – a ABIC.

A ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café é uma entidade que foi criada para fortalecer a cultura cafeeira no país. Além de representar as indústrias envolvidas na produção de café, no que tange, principalmente, as políticas para seu desenvolvimento.

abic

O que é a ABIC?

A Associação Brasileira da Indústria de Café é uma entidade destinada a representar as indústrias cafeeiras. A ABIC tem como objetivo negociar políticas para o setor, além de desenvolver e fortalecer a produção de café. A organização adota como lema “a promoção do consumo interno de café a partir da melhoria de qualidade e da agregação de valor à bebida”.

História da Associação Brasileira da Indústria de Café

A história da ABIC começa com sua fundação no dia 12 março de 1973 por representantes de diversos estados de seus respectivos Sindicatos das Indústrias de Café. Eles viram na criação da entidade um meio de facilitar as negociações, perante ao governo, de políticas para o setor.

A decisão de criar a entidade também levou em consideração a queda do consumo de café, o que provocou diminuição nas vendas entre as décadas de 70 e 80. Por outro lado, ainda no final da década de 80, mas precisamente no ano de 1989, a Associação Brasileira da Indústria de Café criou um programa para certificar a qualidade de seus cafés.

O Programa de Autofiscalização da Indústria de Café, mais conhecido como Selo de Pureza ABIC, foi lançado em agosto de 1989. A criação do programa modificou o cenário pelo qual a indústria do café estava passando. O sucesso do projeto foi tanto, que inclusive, serviu como modelo para programas de outras nações.

Quais são as certificações da ABIC?

A Associação Brasileira da Indústria de Café conta com cinco selos de certificações. Sendo eles:

  • Programa Permanente de Controle da Pureza do Café: assim como o nome indica, reconhece a pureza do café, indicando que o produto não passou por alterações. Esta foi a primeira certificação da ABIC, criada em 1989.
  • Programa de Qualidade do Café: reconhece a qualidade do produto, por meio das categorias, extraforte, tradicional, superior e gourmet. O selo, criado em 2004, também certifica boas práticas de produção.
  • Programa Cafés Sustentáveis no Brasil: certifica que o café foi produzido de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e o trabalho do produtor.
  • Programa de Certificação de Cápsula: é voltado para as cápsulas de café. Seu objetivo é reconhecer a intensidade do produto em uma escala entre 0 e 10, além de avaliar a bebida.
  • Programa Círculo de Café de Qualidade: oferece treinamentos e cursos destinados a área cafeeira. Além disso, também reconhece os melhores estabelecimentos destinados a venda da bebida.

abic

Como se associar a ABIC?

Antes de explicar como se associar a ABIC, é importante ressaltar que a empresa conta com duas modalidades de sócios, o sócio contribuinte e sócio colaborador. Cada um destes modelos de sociedade, no entanto, tem seus próprios benefícios, que podem ser conferidos no site da associação.

Para ser um sócio da ABIC, o interessado deve entrar em contato via e-mail ou telefone. E também pode se inscrever por meio do cadastro do formulário.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo