A Abiove é a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, que foi fundada em 1981. Atualmente, representa 13 empresas dos ramos de farelo, biodiesel e óleos vegetais.
A Abiove ainda colabora com a execução de políticas do setor, promovendo programas e ações com foco na sustentabilidade. Por gerar dados e estatísticas, também contribui com estudos setoriais.
Dentre as principais commodities na área de atuação da Abiove, estão a soja, o milho, girassol e mamona. Esses são cultivos dos quais é possível extrair óleos e gorduras que são utilizados no ramo alimentício e que são a base para uma vasta gama de produtos.
Mas, a principal commoditie abordada pela Abiove é a soja. Cultura agrícola mais importante do país, a soja abastece o mercado interno com os grãos, além da produção de óleo de cozinha e biodiesel.
À base da soja também são produzidos alimentos para animais, como o farelo de soja, utilizado na criação de suínos e aves. Além do mercado nacional, a soja também é decisiva na balança comercial devido sua exportação, respondendo por 50% da soja comercializada no mundo todo.
Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – Abiove desenvolve um levantamento mensal do volume de soja junto às empresas que atuam no processamento do grão. Aliás, com esses dados, é possível construir uma estatística mensal, mantendo as seguintes informações:
- Balanço Mensal de Oferta e Demanda do Complexo Soja;
- Balanço Anual de Oferta e Demanda do Complexo Soja;
- Volumes processados de soja;
- Compras líquidas de soja em grão;
- Consumo doméstico de farelo e óleo;
- Exportações do Complexo Soja e da Indústria Processadora;
- Preços;
- Balanço de Divisas do Complexo Soja;
- Estoques mensais.
Contudo, a Abiove ainda divulga todos os anos uma Pesquisa de Capacidade Instalada, que verifica a capacidade total de processamento e refino de óleos vegetais no Brasil, por regiões e estados.
Os dados registrados nesses arquivos são: Complexo Soja (grão, farelo e óleo), tendo em vista seu papel importante no desenvolvimento da economia brasileira e registrando recordes de exportação; Plantas ativas e inativas de processamento e importância econômica e social.
Ademais, a empresa ainda dá ênfase na sustentabilidade. Como exemplo dessas ações sustentáveis, a Abiove lidera trabalhos no combate ao desmatamento ilegal, visando assim a obtenção de resultados efetivos e ecologicamente corretos para a expansão sustentável da soja no país.
Moratória da soja
Por exemplo, uma das iniciativas é a Moratória da Soja, que é um pacto comercial, frisado em julho de 2006, pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (ANEC) com o governo e sociedade civil.
Entretanto, essa Moratória foi um compromisso assumido de não comercializar soja produzida em áreas desmatadas no Bioma após 22 de julho de 2008, que é a data de referência do Código Florestal.
Contudo, para monitorar essa Moratória da Soja, a Abiove utiliza um conjunto de imagens de satélites com sensoriamento remoto, através de sensores com resolução espacial. Dessa forma, o monitoramento é feito de maneira mais precisa e oferece dados que podem ser usados para melhorias futuras no setor.