A acelga traz diversos benefícios à saúde
A acelga, ou beterraba branca, como também é conhecida, é uma hortaliça nutritiva com um sabor amargo e picante.
A acelga traz enormes benefícios para a saúde, como o controle do nível de açúcar no sangue. A acelga, além disso, pode ser empregada em dietas de perda de peso graças a sua baixa quantidade de calorias.
O que é acelga?
Acelga, como falado anteriormente, é uma hortaliça rica em nutrientes, com caule grosso, folhas longas em tons verdes, que podem ser onduladas ou lisas.
A hortaliça é muito comum nos países do Mediterrâneo e na Coreia, por exemplo, onde é amplamente utilizada na culinária. Porém, no Brasil a sua aceitação ainda é restrita apesar de também ser cultivada por aqui.
A hortaliça tem sido cultivada desde 350 a.C, sendo uma das lavouras prediletas dos suíços e foi introduzida na América no século XIX.
Tipos de acelga
São vários os tipos de acelga, cada uma com um formato e sabor particular. As mais conhecidas são a chinesa, a beta vulgaris var cicla, a amarelo brilhante, a gigante e a acelga de ruibarbo.
Apesar das diferenças, todos os tipos têm em comum o fato de serem pouco calóricas e altamente nutritivas. A beta vulgaris var cicla, por exemplo, tem talos e veias que variam de cor: do branco para ouro, laranja, rosa, ou roxo. Além disso, suas folhas tem um tom de bronze ou cobre. O seu sabor é doce e curiosamente cada cor tem um gosto diferente.
Por sua vez, a amarelo brilhante tem caule amarelo e sabor um pouco mais terroso. Tem ainda a gigante, que possui grandes hastes grossas, brancas e as folhas enrugadas. Esse tipo é, em suma, um dos mais disponíveis do mercado.
Tem ainda a acelga de ruibarbo. Com sabor doce e terroso, as suas folhas são verde-escuras, enrugadas e os caules vermelhos.
Acelga chinesa
A acelga chinesa, ou bok choy, como é chamada na China, é um vegetal da família do repolho, que tem origem ocidental e é muito utilizada por lá. Ela é dividida em duas subespécies:
- Brassica rapa pekinensis – que tem folhas largas, cor clara e folhas verdes escuras na ponta;
- Brassica rapa chinensis – apresentam folhas separadas e verde-escuras.
A acelga chinesa é comumente encontrada nos pratos servidos em restaurantes especializados em culinária chinesa. Pode ser servida refogada, em caldos, saladas, ou como acompanhamento de carne bovina, suína e de frango.
Propriedades da acelga
São várias as propriedades e os nutrientes da acelga. Se for consumida regularmente, por exemplo, ela pode trazer vários benefícios para a saúde.
Veja a seguir uma listagem com as propriedades para cada 100 gramas da acelga crua:
- Calorias: 21 kal;
- Magnésio: 10mg;
- Ferro: 0,3 mg;
- Cálcio: 43 mg;
- Fibra: 1,1 g;
- Carboidrato: 4,6 g;
- Lipídios: 0,1 g;
- Vitamina A: 306 µg;
- Ácido fólico: 14 µg;
- Vitamina C: 30 mg;
- Sódio: 1 mg;
- Potássio: 3240 mg;
- Fósforo: 40 mg;
- Vitamina K: 1.89 µg;
- Vitamina E: 830 µg.
Os benefícios da acelga
Veja a seguir 12 benefícios da acelga que ela pode trazer para o seu corpo e a sua saúde:
- Possui alto valor nutricional: sendo rica em nutrientes e sais minerais, como o cálcio, fósforo, magnésio, ferro e potássio. Além de possuir as vitaminas A, C, E, K e complexo B;
- Ajuda no emagrecimento: possui baixo valor calórico podendo ser adicionado a uma dieta;
- Apresenta substância antioxidante: apresenta substâncias responsáveis pelo combate dos radicais livres, o que causa o envelhecimento das células e de doenças como o câncer;
- Regula a glicemia: isso porque tem como composição as fibras que mantém a glicose estável;
- Alivia a constipação: ajuda no bom funcionamento do intestino porque possui fibra alimentar;
- Traz melhoria na saúde do coração: a presença de potássio ajuda na proteção do coração;
- Ajuda na saúde dos olhos: por ter carotenoides em sua composição, a hortaliça protege contra a catarata, e outras doenças dos olhos;
- Tem efeito anti – inflamatório: previne as inflamações por ser rica em vitamina C;
- Regula a pressão arterial: pela presença do potássio isso ajuda a regular a pressão arterial;
- Melhora a saúde óssea: ela possui cálcio, vitamina K e magnésio, que ajudam na manutenção de ossos fortes e saudáveis.
- Proporciona um cérebro mais saudável: por causa da grande quantidade de vitamina K, ela ajuda na manutenção da boa saúde do cérebro;
- Ajuda na imunidade: por causa da vitamina C, ela ajuda a melhorar a imunidade de cada pessoa.
Como plantar acelga?
A acelga é plantada sobretudo em canteiros com solo de textura média e rico em matéria orgânica. Para plantar a hortaliça você precisará colocar 2 a 3 sementes por cova no local definido. Depois deve irrigar para deixar o solo bem úmido, mas sem ficar encharcado.
Quando as mudas atingirem aproximadamente 5 cm de altura, contudo, devem ser transplantadas.
Como preparar acelga?
A hortaliça pode ser preparada de várias maneiras, desde saladas, refogada ou ainda como complemento para outros alimentos. Mas antes de tudo, deve-se escolher um maço de acelga e o tipo saudável com folhas brilhantes e espessas e com caules firmes.
Em seguida, deve-se lavar as folhas em água fria antes de utilizá-las, e você pode secá-las ou deixar que escorram. Agora, é só fazer de acordo com o que for do seu agrado.
Algumas receitas com acelga
Veja a seguir algumas receitas de acelga crua (saladas) e acelga refogada:
Acelga refogada
Ingredientes:
- 5 folhas de acelga picadas
- 1 copo de água
- 3 colheres de chá de azeite
- 3 dentes de alho amassados
Modo de preparo: Doure o alho em uma panela com azeite. Depois acrescente a verdura picada e tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, vá adicionando pequenas quantidades de água para não grudar e adicione o sal e a pimenta a gosto. Depois que as folhas murcharem, enfim, está pronto.
Salada de Acelga
Ingredientes:
- ¼ de acelga
- 1 colher de sopa de linhaça
- ½ de cenoura ralada
- Sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite
- ½ de pimentão verde cortado em tiras
- ½ de cebola cortada em tiras finas
- Suco de 1 limão
- 1 dente de alho
Modo de preparo: Em uma tigela, misture a verdura com o pimentão, a cebola e a cenoura e tempere com sal e a pimenta. Em seguida, pique o alho, refogue no azeite, e acrescente os ingredientes que estão na tigela. Por fim, desligue o fogo, acrescente a linhaça e o suco do limão e misture novamente.
Por ser versátil, a acelga pode ser acrescentada em receitas das mais simples até as mais elaboradas. Portanto, basta encontrar a sua favorita e aproveitar o sabor e os benefícios dessa hortaliça tão rica em nutrientes.