Queijo cottage é valorizado em receitas de baixa caloria

Inicio » Pecuária » Queijo cottage é valorizado em receitas de baixa caloria
31/05/2019 Por
Queijo cottage é valorizado em receitas de baixa caloria

Queijo cottage atrai pelo sabor e por propriedades nutricionais

O queijo cottage é pouco calórico e, por esta característica, é um dos alimentos mais indicados e adotados por quem está de dieta. Seu consumo no Brasil cresce diariamente, no entanto já é popular em países como Estados Unidos há tempos. Além disso, este laticínio alia a alta concentração de proteínas ao baixo teor de gordura, além de ser um queijo de fácil digestão.

O queijo cottage também é rico em ácido linoleico conjugado (CLA), substância que auxilia na redução da gordura abdominal e que ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Este queijo apresenta um sabor suave e, por isso é muito utilizado como base para receitas.

Além disso, sua textura cremosa dá um toque especial a diversos pratos. Ou seja, agrada tanto consumidores quanto nutricionistas e chefs de cozinha.

Queijo cottage

O que é queijo cottage?

O queijo cottage é constituído de grãos da coalhada imersos em uma mistura de creme e sal. O sabor é ácido e ligeiramente salgado e, geralmente, é comercializado em potes plásticos. Para preparar um quilo de queijo cottage, utiliza-se, em média, de 30 a 35% a menos de leite, fazendo uma comparação com a mesma quantidade de queijo minas frescal. A composição, por fim, resulta em um valor mais acessível ao consumidor.

Para produzir este laticínio, no entanto, são utilizados os mesmos equipamentos da fabricação dos queijos tradicionais.

Como é feito o queijo cottage?

Este queijo é elaborado a partir de leite desnatado, pasteurizado e adicionado de cultivos de ácido lático. Tem aparência de pequenos grãos ou petit-suissse, em forma de pasta. Em suma, apresenta sabor típico da fermentação lática e é levemente ácido.

O leite selecionado deverá ser totalmente desnatado e pasteurizado. Após esta etapa, deve-se resfriar e adicionar o fermento. A quantidade de fermento deve ser proporcional ao volume de leite.  Então, por um período de cerca de 16 horas, o leite deverá ser mantido intacto.

O ideal é formar uma coalhada lisa, brilhante, sem formação de soro ou gases. Então, inicia-se o corte com auxílio das liras, para desta forma obter cubos de 2 a 2,5 centímetros de aresta. Após deixar em repouso por 5 minutos, verifica-se a acidez do soro. Logo após, é adicionada água à temperatura de 50ºC. Por fim, após o ponto, inicia-se o processo de lavagem.

Queijo cottage caseiro

Além de saboroso e saudável, este alimento pode ser facilmente preparado em casa. Para isso, basta ter 1 litro leite integral (tipo A), um quarto de xícara (chá) de caldo de limão coado e sal a gosto.

Para preparar, basta colocar o leite em uma panela média e levar ao fogo alto. Quando ferver, desligue o fogo, junte o caldo de limão e misture delicadamente. O ácido do limão deve agir por cerca de 5 minutos, até talhar. O leite formará grumos, com uma parte sólida branca bem visível. Se demorar muito, acenda o fogo novamente e deixe ferver.

Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar. Então, forre uma peneira com um pano de algodão fino e coloque sobre uma tigela funda. Despeje o leite talhado na peneira e leve à geladeira por 30 minutos para drenar. Por fim, não deixe ressecar, o queijo deve ficar com um pouco do soro para ficar cremoso.

Receitas com queijo cottage

As receitas com cottage normalmente fazem parte de cardápios light, justamente devido ao baixo valor calórico e às propriedades nutricionais deste alimento. Abaixo, um exemplo de uma iguaria saudável e saborosa preparada com queijo cottage.

Bolinho de Espinafre com Queijo Cottage

Ingredientes:

  • 100 gramas de espinafre fresco
  • ½ xícara de queijo cottage
  • ½ xícara de queijo parmesão
  • 2 ovos batidos
  • 1 dente de alho socado
  • ½ colher (de chá) de pimenta moída na hora

Modo de preparo:

  • Pré-aqueça o forno;
  • Separe o espinafre picado em 2 porções e reserve uma destas;
  • A segunda porção deve ser misturada com o queijo cottage, o parmesão, os ovos, o alho e a pimenta moída;
  • Misture todos esses ingredientes, até obter homogeneidade;
  • Utilize forminhas de muffin’s e disponha a massa sobre 8 copinhos. Adicione a segunda porção de espinafre, de forma concentrada, sobre os copinhos já preenchidos;
  • Leve ao forno, e deixe assar por cerca de 20 minutos;
  • Deixe-os descansar por 5 minutos e, com o auxílio de uma faca, solte as bordas dos bolinhos, desenforme-os, e sirva quente.

Valor calórico: 140 calorias por porção.

Como consumir queijo cottage

O queijo cottage é magro e faz parte das receitas light. No entanto, mesmo assim, é preciso não exagerar no consumo. Duas colheres representam cerca de 3,5 g de gorduras. Portanto, esta é a sugestão de consumo diário.

Queijo cottage

A origem do queijo cottage

O cottage é uma variedade de queijo de origem anglo-saxônica, também conhecido como Kässchmier. O nome do produto é uma construção vocabular da colônia alemã do Rio Grande do Sul. No interior do Espírito Santo, a comunidade alemã serve o Kässchmier como acompanhamento para um pão rústico assado na lenha.

Tipos de queijo

No Brasil, é fabricada uma grande variedade de tipos de queijo. Há queijos mais tipicamente brasileiros e outros inspirados nos conhecimentos queijeiros trazidos ao país pelos europeus.

As versões originais foram adaptadas às condições e à oferta de leite nas diferentes bacias leiteiras. Os tipos de leite foram se adequando às preferências do consumidor brasileiro.

O brasileiro consome cerca de cinco quilos de queijo ao ano, segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Queijo (Abiq).

Queijo cottage ou ricota?

Ingredientes constantes nas receita de quem está de dieta, cottage e ricota são denominados “queijos magros”. Tanto o queijo cottage quanto a ricota contêm composição parecida de nutrientes. Isto porque as substâncias ajudam a equilibrar as reações metabólicas do organismo.

O cottage é um queijo produzido com leite desnatado, por isto é menos calórico e gorduroso que os demais. A ricota, por sua vez, não é exatamente um queijo, mas um derivado. Este laticínio é preparado a partir do soro do queijo. No entanto, o valor nutritivo da ricota não altera em nada as propriedades nutricionais do produto.

A ricota e o queijo cottage são fontes de proteínas. Além disso, são ricas em cálcio, mineral fundamental para o bem-estar e o bom trabalho do organismo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo