Açúcar de confeiteiro tem granulação mais fina que o refinado

Inicio » Agronegócio » Açúcar de confeiteiro tem granulação mais fina que o refinado
11/09/2019 Por
Açúcar de confeiteiro tem granulação mais fina que o refinado

Também chamado de Glaçúcar, o açúcar de confeiteiro possui uma textura bastante fina, além de ser extremamente branco e macio

Assim como todos os tipos de açúcar, o açúcar de confeiteiro tem como matéria-prima a cana-de-açúcar, que passa por várias fases de produção.

O açúcar de confeiteiro, em virtude de sua maciez, é bastante utilizado na indústria alimentícia, principalmente no ramo da confeitaria, para o preparo de chantilly, glacês e coberturas, por exemplo.

Açúcar de confeiteiro

O que é açúcar de confeiteiro?

Açúcar de confeiteiro é um dos mais comuns tipos de açúcar, sendo produzido através da diluição do açúcar cristal. Logo após a diluição, o caldo formado é filtrado e submetido à remoção de corantes através de processos de flotação e resinas de troca iônica, evaporado e concentrado.

O processo de separação ocorre por aspiração de partículas menores contidas no amorfo. Finalmente, essas partículas finas são recuperadas em um ciclone, constituindo, assim, o açúcar de confeiteiro.

O resultado é um produto extremamente fino e branco que lembra muito um talco de bebê. Assim, ele pode ser utilizado em várias preparações culinárias e na área industrial, destinado ao consumo direto, bem como ingrediente no processo de produção de alimentos.

Além disso, o açúcar de confeiteiro também é utilizado no processo de produção de indústrias farmacêuticas.

Açúcar de confeiteiro e açúcar impalpável

Embora ambos sejam amplamente utilizados no ramo da confeitaria, ao contrário do que muitos acreditam, eles não são a mesma coisa.

A principal diferença está na composição, além da granulação. O açúcar impalpável é bem mais fino que o de confeiteiro, além de possuir 3% de amido de milho em sua composição.

A presença do amido de milho auxilia a retirar a umidade do açúcar. Dessa forma, evita a formação de “pedrinhas”, o que o torna mais leve e solto.

Além disso, ele não absorve a gordura presente em, por exemplo, glacês e coberturas. Isso o torna ideal para polvilhar sobre bolos e demais sobremesas.

Açúcar de confeiteiro

Como fazer açúcar de confeiteiro caseiro?

Basta dar uma pesquisada no Google e você encontrará com facilidade a receita de açúcar de confeiteiro caseiro. Porém, na realidade, o que você encontra é a receita de açúcar impalpável.

Como já explicamos, o açúcar impalpável leva amido de milho em sua composição. Já o de confeiteiro, não.

Tal confusão entre ambos os açúcares ocorreu nos Estados Unidos, uma vez que lá os dois possuem o mesmo nome. Entretanto, aqui no Brasil, para diferenciá-los, basta verificar a composição do açúcar. Se possuir amido, ele é impalpável. Se não, é de confeiteiro.

Receitas com açúcar de confeiteiro

O açúcar de confeiteiro é ideal para o preparo de glacês, principalmente para a cobertura de bolos, bem como de cupcakes. O mais utilizado para essa finalidade é o Glacê Real. Confira a receita a seguir.

Açúcar de confeiteiro

Glacê Real

Ingredientes

  • 1 ½ xícara de chá de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de sopa de clara de ovo;
  • 2 colheres de sopa (30 ml) de suco de limão.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, bata o açúcar com a clara e 1 colher de sopa de suco de limão na batedeira até obter um glacê bem firme;
  2. Em seguida, acrescente a outra colher de suco de limão, misture bem e utilize;
  3. Se desejar colorir o glacê, bata utilizar corante alimentício em gel.

Gostou de saber mais sobre o açúcar de confeiteiro? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo