O açúcar refinado está entre as três principais culturas agrícolas do Brasil
O açúcar refinado é encontrado em uma grande gama de alimentos industrializados e confeitados.
Do ponto de vista nutricional, o açúcar refinado não traz nenhum tipo de benefício. Por outro lado, do ponto de vista dos negócios, as coisas já mudam de figura – positivamente.
O que é açúcar refinado?
Açúcar refinado é o produto obtido a partir do processamento do melado do açúcar mascavo ou da cana-de-açúcar. Por isso, antes do início do processo de refinamento, esse açúcar tem uma cor marrom.
No entanto, esse processo envolve a adição de uma grande variedade de produtos químicos, que alteram tanto sua cor quanto seu sabor natural. É esse processamento que faz com que o açúcar passe a ter a cor branca, tão comum nos lares brasileiros.
Principais produtores de açúcar refinado
O açúcar refinado é considerado um pilar na economia de diversos países que dominam tanto sua produção quanto sua exportação.
Veja os países que mais produzem e exportam açúcar em todo o mundo:
- Brasil;
- China;
- Índia;
- Tailândia;
- México;
- Paquistão;
- Colômbia;
- Austrália;
- Indonésia.
Mesmo com a cana-de-açúcar sendo cultivada em mais de 100 países, cerca de 80% de sua produção está concentrada no Brasil, China e Índia. No Brasil, a cana-de-açúcar também é uma fonte importante de mão de obra nas áreas rurais.
No entanto, grande parte da produção nacional de cana-de-açúcar está concentrada em apenas dois estados. São Paulo responde por mais de 60% de toda a produção nacional, enquanto o estado do Paraná é o segundo maior produtor, com cerca de 8% do que é produzido no país.
Além desses estados, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba também são importantes para a produção de açúcar refinado brasileiro.
Tipos de açúcar
O açúcar branco é, sem dúvida, o mais conhecido e consumido, mas essa não é a única alternativa disponível.
Conheça outros tipos de açúcar:
- Açúcar mascavo: produto do cozimento do caldo extraído da cana-de-açúcar, possui grãos maiores e sabor mais parecido com o da cana-de-açúcar;
- Açúcar light: resultado da mistura do açúcar refinado com substâncias adoçantes naturais ou artificiais;
- Açúcar cristal: muito semelhante ao açúcar refinado, com grãos irregulares e grandes;
- Açúcar de confeiteiro: possui grãos muito finos, que se assemelham à neve ou talco, muito utilizado na preparação de sobremesas;
- Açúcar invertido: produto obtido a partir de um processo químico que transforma o açúcar em xarope;
- Açúcar de coco: rico em nutrientes, esse tipo de açúcar é extraído da seiva do coqueiro, e não da fruta.
Como é o processo de produção do açúcar refinado?
O processo de produção do açúcar refinado é basicamente composto por 5 etapas:
- Caldo: nessa etapa são retiradas todas as impurezas presentes no caldo da cana, como argila e areia, por exemplo;
- Evaporação: essa parte do processo é responsável por eliminar toda a água do caldo da cana, restando apenas o xarope concentrado que será utilizado nas próximas etapas;
- Cozimento: o xarope é aquecido novamente para que ocorra o processo de cristalização e recuperação da sacarose. Durante o cozimento, o xarope se transforma em uma massa;
- Centrífuga: a massa resultante do cozimento é centrifugada com água e vapor, para que ocorra a separação do mel que é utilizado na produção de etanol;
- Secagem: máquinas específicas fazem o processo de secagem da massa centrifugada até que se transforme no açúcar refinado que conhecemos.
Assim, depois de passar por todos esses processos, o açúcar refinado está pronto para ser embalado para armazenagem e comercialização.