Açucena é uma flor conhecida pela beleza e as propriedades antissépticas

Inicio » Agricultura » Açucena é uma flor conhecida pela beleza e as propriedades antissépticas
24/09/2019 Por
Açucena é uma flor conhecida pela beleza e as propriedades antissépticas

Açucena floresce em todo território brasileiro

Devido ao fácil cultivo, a açucena ocorre por todo o território brasileiro. A planta é democrática e floresce em todas as estações, épocas e climas.

Além disso, a planta tem amplo uso farmacológico e retorno no cultivo profissional. Conheça mais sobre a açucena, a flor símbolo da Virgem Maria.

Açucena

O que é açucena?

Açucena é uma belíssima flor pertencente ao gênero Amaryllis. Uma grande parcela de suas espécies está concentrada na América do Sul. No entanto, a planta açucena é oriunda da Síria ou da Pérsia. Em alguns lugares, o nome vulgar para designar a Açucena é belladonna.

Devido a ser uma planta de cultivo fácil, seu plantio é extremamente popular e pode ser adaptado mesmo nos espaços mais diminutos. De fato, apesar de a açucena branca ser a mais conhecida, a flor pode ser encontrada nas cores rosa, salmão e vermelho.

Flor açucena

Lilium candidum é um lírio, considerado uma espécie de flor açucena. A espécie é frequentemente utilizada como o símbolo da Virgem Maria para a Igreja católica.

A planta é oriunda da Europa mediterrânea, isto é, Turquia, Itália, Grécia e Albânia. Contudo, também tem raízes na Ásia Ocidental, ocorrendo no Afeganistão, Líbano e Israel.

Em suma, estima-se que existam aproximadamente cinquenta espécies de açucena. O seu atrativo de destaque é assinado por seus híbridos, que recebe a preferência do cultivo com fins ornamentais. Afinal, as pétalas destas flores, além de suas combinações de cores harmônicas, podem ser dobradas ou simples. Assim, curiosamente, a santíssima trindade pode ser simbolizada por um vaso com três flores da espécie açucena.

Açucena do brejo

A açucena do brejo é uma variedade herbácea da planta. Seu aspecto é robusto e vigoroso. De fato, esta espécie é considerada um híbrido natural, com ocorrência originária do Equador. A planta do brejo pode alcançar cerca de 50 centímetros a 1,2 metros de altura.

Com enorme incidência no Brasil, é possível encontrar a planta vegetando de modo nativo em áreas amazônicas de várzeas úmidas. As flores da açucena do brejo são brancas, grandes, melíferas e perfumadas. Além disso, exibe longas pétalas com belas listras bordos.

Açucena

Como plantar açucena?

Sem dúvida, um dos pontos fortes da planta açucena é seu fácil cultivo. De fato, a espécie suporta e cresce em todos os tipos de solo.

Além disso, sua ocorrência não discrimina nenhum clima, florescendo nas mais variadas temperaturas. No Brasil, por exemplo, a planta pode ser cultivada em todo o território, de Norte a Sul, com sucesso e sem prejuízos.

É possível presenciar o crescimento e decorrente fortalecimento da flor em qualquer época, estação ou mês do ano. Além disso, é possível destacar o retorno financeiro de seu cultivo profissional como mais um benefício satisfatório e lucrativo.

Em qual clima praticar a atividade de cultivo da açucena?

De fato, como evidenciado acima, a flor pode ter seu cultivo praticado em qualquer estação, época e clima do ano.

Não obstante, a planta possui predileção por climas de temperaturas mais altas e quentes, tais como tropicais e subtropicais. Ou seja, a flor se desenvolve melhor em um clima cuja média se apresente entre os vinte graus. Além disso, também prefere o turno da noite.

É possível cultivar açucenas em vasos?

Sim, é possível cultivar estas belíssimas e ornamentais plantas em vasos. Entretanto, nestes casos, é necessário desenvolver alguns cuidados. Entre eles, é indicado dar especial atenção à qualidade dos bulbos, garantindo que sejam provindos de fontes seguras.

Na hora de fazer a escolha de vasos, dê preferência àqueles que variem entre doze e quatorze centímetros. Para tanto, adicione substratos leves, que contem com boa aeração.

Além disso, para colher resultados melhores do cultivo da flor açucena, é interessante apostar na combinação de matéria orgânica e solo argiloso. Neste caso, a proporção de ambos deve ser de um para um.

Como realizar o plantio da flor?

Para realizar o plantio da açucena é preciso preencher até a metade do vaso com o substrato. Na sequência, é bulbo deve ser posicionado centralizadamente. Assim, é preciso que as raízes fiquem abaixo do nível da terra.

Depois, faça a adição do restante de substrato, regando até que se certificar de que está úmido. Enfim, busque um local bem arejado para posicionar os vasos da planta. Lembrando que o lugar deve contar com incidência direta de sol e temperatura amena.

Açucena

Como fazer a planta florescer?

Em geral, o florescimento da planta respeita o ciclo de vinte a trinta dias após ser realizado o plantio.

Enquanto o ciclo de florescimento ocorre, não é exigido adubação. No entanto, tampouco é recomendado descuidar da água. A irrigação deve ser equilibrada, afinal, quando demasiada, tende a gerar focos de fungos.

Qual é o significado de açucena?

Devido à facilidade em se adaptar a diferentes climas, esta flor é cultivada nas mais variadas áreas ao redor do mundo. Apesar disso, o significado da flor, em algumas culturas e interpretações, está atribuído à tristeza e à angústia.

De modo geral, essa tristeza se relaciona à perda de um grande amor. Contudo, é possível associá-la a diversos outros tipos de sofrimento.

Usos medicinais da açucena

A planta possui diversas finalidades medicinais. Isto é, sua variedade de propriedades medicinais podem ser voltadas para o tratamento de dores. Além disso, pode ser usada para tratar manchas cutâneas e úlceras.

A versatilidade e os benefícios da açucena garantem um largo uso e valor para a indústria farmacêutica. Afinal de contas, os benefícios medicinais estão presentes até mesmo nas pétalas da flor. De fato, estudos foram realizados para comprovar as propriedades antissépticas fornecidas pelas pétalas empapadas em aguardente.

Ter acesso aos benefícios medicinais da planta é relativamente simples. Em suma, é necessário que o bulbo seja cozido junto do leite. Para transformar a mistura em um composto emoliente, é essencial adicionar banha de porco e amassar o bulbo.

No que se refere às pétalas da planta, uma boa dica é ferver na cachaça pura e aplicar em cima de feridas. Afinal, a aplicação de açucena serve para a limpeza de machucados.

One Reply to “Açucena é uma flor conhecida pela beleza e as propriedades antissépticas”

  • Rosemeire Rosa disse:

    Adorei saber mais sobre essa flor. Embora somos de espécies diferentes no quesito ser vivo, nos assemelhamos em alguns aspectos, sobretudo, na ação de adaptarmos em qualquer tipo de solo, território ou clima. Exceto a preferência climática. Eu gosto mais da temperatura amena.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo