Cúrcuma é planta de propriedades farmacológicas e utilização variada

Inicio » Agronegócio » Cúrcuma é planta de propriedades farmacológicas e utilização variada
26/08/2019 Por
Cúrcuma é planta de propriedades farmacológicas e utilização variada

A cúrcuma passou a ser procurada pelos brasileiros por trazer uma série de benefícios para a saúde

Muito famosa em relação ao uso culinário, a cúrcuma também é reconhecida internacionalmente quando o assunto é medicina. O item também é conhecido no Brasil como açafrão, gengibre dourado e mangarataia.

Com uma raiz de cor mais alaranjada, a cúrcuma em pó se destaca como uma iguaria vendida no mundo inteiro, com cultivo intenso na Índia. Fora do Brasil, o elemento é chamado de turmeric e é aproveitado nas indústrias têxtil e de perfumes.

Cúrcuma

O que é cúrcuma?

Cúrcuma é uma planta de característica herbácea. É da família do gengibre e chamada cientificamente como Curcuma longa. Também é conhecida como açafrão da terra.

A principal característica física do elemento é a coloração intensa, que é mais próxima de um laranja vibrante. Já o gengibre tende mais a um amarelo claro.

O açafrão tem características marcantes quando o assunto é o sabor. Mas, por ser um pouco mais amargo e trazer uma sensação mais picante, o elemento não deixa de suavizar a receita. Essa característica se aproxima ao que a laranja traz para os alimentos.

Destaque por conta das características anti-inflamatórias, a raiz da cúrcuma é extremamente famosa na medicina da China. Já na Índia, a tonalidade da iguaria é extremamente eficaz na aplicação e fabricação de tintas, além de tingir tecidos de maneira prática.

O consumo da raiz pode variar de acordo com a região em que está sendo realizado. Algumas pessoas a preferem fresca, enquanto outras apostam no formato de extrato. Na segunda modalidade, basta assar no forno até que os elementos sequem. É assim, neste processo, que se consegue extrair o pó que faz grande sucesso na atuação como tempero.

Presença da curcumina

O principal elemento da cúrcuma, que traz a maior quantidade de benefícios ao corpo humano, é conhecido como curcumina. Este pigmento é o que fornece consistência ao elemento, além de gerar o sabor picante e amargo. Outra característica marcante é o odor.

Os nutrientes concentrados no açafrão fizeram com que diversos especialistas se dedicassem à análise. Em muitos países, como é o caso do Sri Lanka, a iguaria é extremamente ressaltada como elemento vital na batalha contra o câncer, por exemplo.

No entanto, ainda há outras características destacadas pelos estudiosos. Percebe-se que as pessoas que consomem a cúrcuma diariamente possuem menos problemas na próstata, no útero, no colo e nos pulmões. Dessa forma, há um auxílio do elemento no funcionamento dos organismos.

Vantagens trazidas pela curcumina

Normalmente, as pessoas adicionam a curcumina no cotidiano. O pó de açafrão é comumente aplicado em receitas de feijão, carnes e peixes. Outras pessoas preferem consumir o alimento cru e ralado, em forma de gotas ou até cápsulas.

Mas, para obter todas as vantagens do alimento, é necessário ficar de olho na dosagem. Você precisa de, pelo menos, mais de 1 grama por dia para obter os benefícios da cúrcuma que serão listados em seguida. Não é possível alcançar esta quantidade usando-o apenas como tempero.

Os pesquisadores também garantem que o consumo diário de duas ou três gramas de açafrão faz com que as dores estomacais desapareçam. Além disso, também é possível conseguir este benefício se aproveitando de outros temperos juntamente à cúrcuma. É o caso do azeite, do gengibre e da pimenta do reino.

Cúrcuma

  • Ajuda a evitar inflamações

A cúrcuma aparece como um dos elementos anti-inflamatórios mais saudáveis que existem. Isso se dá pela excelente absorção realizada pelo corpo, já que o consumo não gera efeitos colaterais para a saúde. Há um reforço significativo em todo o sistema digestivo.

Medicamentos renomados no mercado farmacêutico, como Ibuprofeno e Aspirina, possuem uma capacidade anti-inflamatória menor do que o açafrão. Um dos problemas comuns causados pela inflamação é a uveíte, que pode ser evitada com o consumo diário do elemento.

A cúrcuma também ajuda no combate a doenças fatais que se desenvolvem no corpo por meio de inflamações. É o caso da colite, de alguns tipos de câncer, da úlcera e do aumento agressivo de colesterol.

  • Redução de problemas cardíacos

Por auxiliar na desobstrução das artérias, o açafrão é importantíssimo para uma boa circulação sanguínea. O resultado é uma saúde cardíaca muito mais consistente, diminuindo o risco de derrames e infartos. Além disso, também há uma queima de colesterol acelerada no organismo, fazendo com que o fluxo sanguíneo fique ainda mais intenso.

Isso se dá pela atuação da vitamina B6, que é uma excelente fonte de aminoácidos. Estes elementos tornam o funcionamento do corpo extremamente dinâmico.

No entanto, é importante destacar que a cúrcuma precisa ser combinada a uma alimentação saudável, potencializando os resultados na aceleração do metabolismo.

  • Ajuda a evitar o Mal de Alzheimer

O funcionamento dos neurônios é fundamental para manter a saúde do cérebro. Doenças como o Mal de Alzheimer e a depressão estão tomando conta do cenário mundial nos últimos anos, gerando uma grande preocupação em todos os órgãos de saúde. E a cúrcuma também pode ser importante para a manutenção das células cerebrais.

Com uma função extremamente antioxidante no cérebro, o alimento faz com que os tecidos de proteção se tornem muito mais fortes, o que auxilia no sistema imunológico do organismo. Desta forma, a redução de lesões na região é garantida.

  • Auxilia na batalha contra a artrite

As inflamações nas articulações também se tornaram um problema comum, até mesmo entre jovens. No entanto, poucos sabem que o açafrão pode atual no tratamento contra as dores geradas pela artrite. Isso se dá pelo poder anti-inflamatório deste alimento, capaz de ser altamente eficaz neste caso.

A neutralização dos radicais livres, que causam degeneração das células, é o que faz com que o alimento seja importante no processo. Dessa forma, o consumo diário do tempero pode auxiliar no bom funcionamento das articulações do corpo.

Cúrcuma

  • Ajuda no controle da diabetes

Os estudiosos também colocam a cúrcuma como um elemento importante na redução dos açúcares dentro da corrente sanguínea. Dessa forma, o diabético encontra uma série de vantagens no consumo do elemento.

Outro ponto a ser destacado é a redução da resistência do corpo à insulina.

A hiperglicemia também pode ser evitada com o consumo da iguaria, que também vai auxiliar na reconstrução de vasos sanguíneos prejudicados.

Outros problemas relacionados a estes tecidos podem ser evitados, como é o caso da cegueira.

  • Incentiva a prevenção do câncer

A cúrcuma traz um efeito extremamente interessante para quem quer evitar problemas relacionados a qualquer tipo de câncer.

A iguaria ajuda no bloqueio do crescimento aleatório dos grupos celulares. Dessa forma, as moléculas apresentam um risco menor de apresentar problemas nas novas subdivisões.

As análises já constataram que essa ação oxidante evita uma série de problemas na próstata, na pele, na mama, no cólon e em outras regiões passíveis ao câncer. A renovação celular é feita de forma muito mais organizada, correta e sem trazer riscos para a saúde.

A cúrcuma, com a sua eficiência, faz com que o corpo se transforme em um mecanismo mais eficiente. Vale a pena inserir na dieta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo