Adecoagro é uma empresa líder no setor agroindustrial da América Latina

Inicio » Agronegócio » Adecoagro é uma empresa líder no setor agroindustrial da América Latina
29/08/2019 Por
Adecoagro é uma empresa líder no setor agroindustrial da América Latina

A Adecoagro possui ramificações em estados do Brasil, assim como Argentina e Uruguai

A Adecoagro representa uma importante fatia dentro do agronegócio. Suas principais atividades, portanto, estão ligadas à produção de etanol e energia, leite e grãos.

A Adecoagro nasceu em 2002 e, em apenas 17 anos, cresceu de forma exponencial entre os países do Mercosul. O Brasil, por exemplo, possui instalações da organização no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais.

adecoagro

O que é Adecoagro?

Adecoagro é uma das maiores empresas do ramo agroindustrial da América do Sul. A empresa Adecoagro iniciou suas atividades em 2002, com a compra de mais de 74 mil hectares de campo na Argentina. De lá para cá, então, a organização cresceu e hoje ocupa uma importante fatia do segmento.

Em 2005 a empresa ampliou as fronteiras e incorporou novos territórios no Uruguai e no Brasil. Neste momento nascia a Adecoagro Brasil, sendo que o principal objetivo era de realizar o cultivo sob os modelos de sustentabilidade.

Em território brasileiro, portanto, a empresa também adquiriu a Usina Monte Alegre, em Minas Gerais. Com isso, surgiram os primeiros passos na área da produção de açúcar, etanol e energia.

Trajetória da Adecoagro

Após a compra da Usina no Brasil, em 2006, a empresa continuou crescendo dentro do território nacional. As principais conquistas da organização, de acordo com uma linha temporal, foram:

  • 2007: foi realizada a expansão dos negócios envolvendo o açúcar e o etanol. Além do estado de Minas, a organização ampliou os trabalhos no Mato Grosso do Sul, com a construção da Usina Angélica.
  • 2011: a empresa amplia o mercado argentino, incorporando a marca Molinos. Além disso, iniciou também a construção da fazenda de leite, em Santa Fé.
  • 2012: a Adecoagro iniciou os trabalhos na bolsa de valores, abrindo capital em Nova Iorque. Contudo, não interrompeu seu crescimento. No mesmo ano iniciou a construção da segunda usina no Mato Grosso do Sul, chamada Ivinhema.

adecoagro

  • 2013: este foi um ano importante para a produção leiteira, pois a empresa iniciou a construção de sua segunda fazenda. Ao todo, portanto, já era um total de sete mil vacas de ordenha. Ou seja, a produção anual da organização era de 95 milhões de litros de leite.
  • 2015: ampliação dos negócios e abertura de escritório no Uruguai.
  • 2017: a expansão da Molinos, com o lançamento da linha de massas e biscoitos.

Atuação da Adecoagro

Desde sua fundação, portanto, a Adecoagro cresceu entre os países da América do Sul e lançou diversos produtos. Seus principais ramos de atuação atualmente, então, estão nos setores de:

  1. Produção de açúcar, etanol e energia: o ciclo vai desde a produção da cana, passando pelo seu beneficiamento até a produção de energia.
  2. Grãos: produção no Brasil, Argentina e Uruguai. Ao todo, são mais de 185 mil hectares.
  3. Produção de leite: as duas fazendas de leite na Argentina produzem a bebida que é comercializada no mercado interno ou exportada. Além disso, os efluentes das fazendas são transformados em energia elétrica, através de biodigestores.
  4. Arroz: a produção argentina conta com mais de 40 mil hectares de plantação de arroz irrigado

adecoagro

A Adecoagro, portanto, reúne a produção de três diferentes países, beneficia e comercializa através do agronegócio. Sendo assim, milhares de produtores rurais e trabalhadores do campo estão envolvidos direta, ou indiretamente com a empresa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo