Aerosol: uso agrícola auxilia no combate à pragas e doenças

Inicio » Agricultura » Aerosol: uso agrícola auxilia no combate à pragas e doenças
12/02/2019 Por
Aerosol: uso agrícola auxilia no combate à pragas e doenças

A utilização do aerosol nas produções agrícolas

O uso do aerosol é corrente em diversos meios, sejam eles urbanos ou rurais. Nas lavouras, por exemplo, o uso agrícola dos aerossóis em formas de inseticidas é comum nas plantações.

A utilização excessiva do aerosol e os impactos ambientais resultaram na necessidade de criação de outros meios que ajudem no combate à pragas, doenças e ervas daninhas nos plantios e cultivos.

Uso de aerosol em lavouras

O que é aerosol?

Aerosol – ou aerossol – consiste em pequenas partículas de um sólido ou líquido que encontram-se no ar caracterizadas por um gás. Em termos etimológicos, “aero” vem da palavra ar, enquanto “sol” remete à palavra solução. Sendo assim, aerosol é uma solução presente no ar. Desodorantes, neblina, purificadores de ar e nuvens são exemplos de aerossóis líquidos. Enquanto a poeira e a fumaça são exemplos de aerossóis gasosos.

Uso do aerosol nas produções agrícolas

Um dos produtos mais utilizados para conter pragas nas plantações é o inseticida aerosol. Consiste em uma substância química que combate os insetos e ervas daninhas indesejáveis. Voltado para o uso agrícola, ele é muito utilizado em diversas lavouras.

Os inseticidas são divididos em alguns grupos, sendo os principais:

  • Organoclorados: são insolúveis em água, alto nível de toxicidade e com propriedades cancerígenas.
  • Organofosforados: baixa toxidade e insolúveis em água.
  • Carbamatos: toxicidade média, baixa condensação no meio ambiente e insolúveis em água. Além disso, é muito utilizado para controlar a incidência de insetos no armazenamento de grãos.
  • Piretróides: solúveis em água e fatais para espécies marinhas. Além disso, é utilizado principalmente no controle de baratas, mosquitos, moscas, pulgas e percevejos.

Portanto, para que seja feita a utilização dos inseticidas é preciso conhecer o tipo de praga e como ela se comporta, além de ter conhecimento sobre os grupos químicos, fórmulas e moléculas. Além disso, é importante saber analisar a incidência e locais em que serão aplicados, pois cada área possui exigências, características e propriedades específicas a serem seguidas.

Técnicas de aplicação

Os inseticidas em aerosol são utilizados nos meios agrícolas das seguintes formas:

  • Borrifação: é usado um borrifador com o inseticida diluído em água, sendo aplicado diretamente no local de assolação das pragas.
  • Atomização: é usado através de um motor que, ao girar, faz vento que libera o inseticida através do ar.
  • Polvilhamento: é usado em polvilhadeiras e consiste na aplicação do inseticida em pó.
  • Aplicação de gel: é usado através de um aparelho, uma espécie de pistola, e consiste na aplicação do inseticida em gel, usado para controlar formigas e baratas.

Consequências do uso de inseticida e aerosol

Aerosol: aplicação de inseticidas em plantações

Inseticida e aerosol são usados principalmente com o intuito de aumentar o grau de produtividade agrícola. Entretanto, muitos deles impactam de forma negativa o meio ambiente, colocando em risco os ecossistemas e danificando as propriedades da água, resultando na poluição do líquido.

Muitas indústrias e empresas estão optando por fórmulas de aerosol que impactem cada vez menos a saúde ambiental. Um exemplo disso, foi a criação de uma “isca de hidrogéis” feita a partir de águas marinhas. Essa isca pode ser utilizada no solo onde há a proliferação de algumas espécies de pragas prejudiciais ao solo e às plantações. Além disso, também pode ser usada em outro ambientes agrícolas, como as lavouras, e em meios urbanos.

No entanto, além do cuidado com o uso excessivo de inseticida e aerosol, outro ponto importante é com o manuseio deles. Durante as aplicações faz-se necessário o uso de equipamentos e roupas que não possuam o risco de vazamentos, além de evitar o derrame do produto sobre determinadas áreas.

Agro20 | Portal Vida No Campo