Agaricus blazei é um cogumelo com propriedades medicinais

Inicio » Agricultura » Agaricus blazei é um cogumelo com propriedades medicinais
05/12/2020 Por
Agaricus blazei é um cogumelo com propriedades medicinais

Com muitos benefícios para a saúde, o Agaricus blazei pode ser consumido em forma de cápsulas. Os cogumelos são consumidos pelo homem há muitos anos, principalmente por seus benefícios para a saúde. Esse hábito teria surgido na Ásia e, até os dias atuais, é um alimento muito comum na cultura oriental. Desde então, ao longo do tempo, foram descobertos várias espécies de cogumelos, dentre elas, a Agaricus blazei.

Na verdade, Agaricus blazei é o nome científico do popular cogumelo do sol, ou cogumelo da vida, como também é chamado.

Agaricus blazei

O que é cogumelo?

Cogumelo é um tipo de frutificação de alguns fungos, como dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi, que também inclui leveduras e bolores. Num geral, são seres vivos que se apresentam em diversas cores, tamanhos e formas. Assim, um cogumelo muito popular é o Agaricus blazei.

Esse cogumelo apresenta um chapéu que pode ter um diâmetro de 5 a 18 centímetros, recoberto com um tipo de fibra que lembra a seda, apesar de desenvolver escamas quando mais maduro. Sua cor varia do branco acinzentado ao marrom avermelhado.

Cogumelos medicinais

Dentre os vários tipos de cogumelos, se encontram os cogumelos ditos medicinais, ou com propriedades terapêuticas. Dentre eles, o cogumelo do sol (Agaricus blazei), que já foi alvo de diversos estudos para verificar seus benefícios.

Atualmente, já são conhecidas cerca de 270 espécies de cogumelos que possuem alguma propriedade medicinal.
Como a maioria dos cogumelos comestíveis, o Agaricus blazei é rico em vitaminas, aminoácidos, proteínas, minerais e antioxidantes, essa espécie ainda contém betaglucano, que reduz o risco de várias doenças.

Com isso, esse cogumelo é bastante consumido na forma de chás ou cápsulas, dos quais podemos destacar alguns benefícios:

  • fortalecimento do sistema imunológico: com a imunidade fortalecida, o risco de ser acometido por algumas doenças e viroses como a gripe é menor, bem como o estresse e alergias;
  • antioxidante: os antioxidantes agem contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce;
  • auxilia no tratamentos contra o câncer e prevenção: por aumentar a imunidade e combater radicais livres que também podem ser causados por tratamentos como a quimioterapia e radioterapia, além de ajudar na prevenção de câncer;
  • redutor de colesterol e diabetes: ajuda o organismo a absorver menos glicose e gorduras.

Agaricus blazei

Cogumelos comestíveis

Muitos tipos de cogumelos são comestíveis e já fazem parte do cardápio de muitos brasileiros. Alguns dos cogumelos comestíveis são:

  • Paris: popularmente chamado de champignon, que pode ser consumido fresco ou até no estrogonofe, como é comum. Ele ajuda no bom funcionamento do intestino, pois é rico em fibras;
  • Shitake: introduzido na mesa dos brasileiros principalmente através da comida japonesa. É um dos mais consumidos ao lado do paris e shimeji. Auxilia no controle do colesterol e pressão arterial;
  • Shimeji: muito nutritivo e saboroso, o shimeji é fonte de fibras, vitaminas, proteínas e minerais. Além disso, é um aliado no combate ao colesterol ruim e câncer;

Existem várias receitas de como preparar cogumelos, que caem bem em conserva, crus, grelhados, refogados com legumes, empanados, salteados, dentre tantas outras formas, de acordo com cada tipo de cogumelo.

Além da alimentação, os cogumelos podem integrar o dia a dia como componente para ajudar a manter a saúde em dia, como o Agaricus blazei.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo