Os recursos naturais são os frutos mais importantes do planeta terra

Inicio » Meio Ambiente » Os recursos naturais são os frutos mais importantes do planeta terra
12/03/2019 Por
Os recursos naturais são os frutos mais importantes do planeta terra

Os recursos naturais são essenciais aos seres humanos e devem ser preservados

A maior parte dos recursos naturais exige proteção qualificada para que não se esgotem.

Os recursos naturais estão presentes em diversos aspectos do meio ambiente e sua exploração pelo homem é um grande risco à natureza.

O que são recursos naturais?

Os recursos naturais são os bens produzidos pela própria natureza. Existem duas categorias destes recursos: renováveis e não renováveis; como os nomes já dizem, são os elementos que podem ser produzidos e os outro se esgotam, respectivamente.

A água é um dos recursos naturais mais importantes

Grande parte dos recursos são fonte de grande exploração humana como forma de extrair seus benefícios. Os dois tipos de recurso são muito importantes para a indústria, pois é por meio deles que as sociedades evoluem. As maiores invenções humanas, que mudaram a maneira de viver dos indivíduos, são provenientes destes elementos.

Portanto, pela sua relevância, a discussão a respeito deles é essencial. Assim como a pauta de preservação, que deve ser cada vez mais comum na sociedade.

Quais são os recursos naturais?

Assim como dito anteriormente, há dois tipos essenciais de recursos naturais: os considerados renováveis e os não renováveis. A maior diferença está na maneira com que são explorados e a visão do mercado e do Estado para com eles.

  • Recursos renováveis

Os recursos naturais renováveis são aqueles que podem ser cultivados ou que a natureza se encarrega de, naturalmente, produzir. Mesmo sendo utilizados pelo ser humano, não há como acabar, pois se auto-renovam.

Existem várias vantagens no uso destes recursos. Além de seu cultivo ser possível, não são prejudiciais ao meio ambiente, pois seu reuso é mais comum que no caso dos não renováveis. Os mais comuns são: água, vegetais, solo e determinados animais como as bactérias.

  • Recursos não renováveis

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não podem ser produzidos pelo homem. A origem destes recursos varia de acordo com o minério e seus componentes. Contudo, nenhum deles é passível de cultivo, e apenas alguns são produzidos pela natureza depois de determinado período de tempo.

A grande problemática acerca destes elementos é o fato de serem altamente prejudiciais ao ecossistema. Entretanto, há alguns que podem ser recicláveis. Os mais comuns são: petróleo, ferro, ouro, cobre, carvão e gás. Além desses dois, existe uma terceira categoria. Os tidos como inesgotáveis são apenas dois: sol e ar.

Como preservar os recursos naturais?

Existem inúmeras pautas acerca de quais as maneiras de preservar os recursos naturais, tanto em âmbito mundial como em cada país. Por ser decorrente de um tema muito delicado – pois a exploração destes recursos é responsável pela sobrevivência e avanço humano – o uso dos recursos é indiscutível.

Contudo, através de atitudes diárias, é possível preservar cada vez mais os recursos e a maneira com o que são explorados. Pensar ecologicamente é o primeiro passo. E, em seguida, é sugerido que se observe no dia a dia as ações que podem ser substituídas.

O maior exemplo está de preservação destes recursos é na questão da água. Apesar de ser classificado como recurso renovável, é sabido que existe uma crise hídrica no planeta decorrido de seu mal uso por séculos. Por isso, ter a consciência de que é relevante se preocupar com a maneira que este mineiro é utilizado é muito importante. A economia no uso diário – em atividades como o banho e a escovação dos dentes – podem ser foco do nosso cuidado para procurar um equilíbrio.

Preservação de recursos naturais na indústria

No campo do agronegócio, os recursos estão mais presentes. Existe muito desperdício e uso irregular; tanto de água como no manejo com o solo. A preservação dos recursos renováveis e o pensamento sustentável são essenciais.

Por outro lado, a preservação é diferente no caso dos recursos não renováveis, como o petróleo, ouro e ferro. Devido ao fato de tais recursos não serem fruto da natureza a partir do cultivo, seu uso deveria ser equilibrado.

Entretanto, ao passo que são muito requisitados pela sociedade, promovem grandes prejuízos ao meio ambiente. Isso porque o gases tóxicos liberados pelo uso exacerbado desses recursos são responsáveis por muitas das recentes problemáticas ambientais, incluindo o aquecimento global.

A maneira com que podemos preservar estes recursos é por meio das substituições. Indústrias com caráter ecológico elaboram cada vez mais com projetos que visam a troca do uso de recursos não renováveis por recursos renováveis. O maior exemplo disso  pode ser visto no setor dos combustíveis.

Recursos naturais na indústria

O recurso natural mais conhecido pelo mundo todo é a água, e o seu uso e abuso por séculos é o mais preocupante atualmente. O ser humano utiliza dela para tudo no dia a dia, e é necessário pensar no equilíbrio e dosar o uso. Começar por situações diárias simples é a maneira mais efetiva de observar mudanças efetivas.

A exploração da água como fonte de energia a partir das hidrelétricas é a mais comum no mundo todo. Em função disso, diversas empresas passaram a pensar na sustentabilidade da água. O ato de prover outros recursos naturais como forma de substituir a água ou evitar o seu uso exacerbado está em pauta nos últimos anos. Os dois métodos que estão ganhando mais destaque e investimento são a energia solar e a eólica.

A exploração de recursos naturais pelas indústrias não é algo novo no mercado. O petróleo é o recurso natural não renovável mais utilizado em todo o mundo como fonte primária de combustível. Mais de 86% dos países exploram o petróleo de alguma forma.

O petróleo é um dos recursos naturais não renovável mais explorado na indústria

Pensando nisso, muitas empresas com foco no setor automobilístico – mas, principalmente, na agricultura – estão pensando ecologicamente. E o uso de recursos naturais renováveis para a produção de energia e combustível já é uma realidade.

Um grande exemplo dessa mudança é o uso de vegetais para a produção do biocombustível como a soja, cana de açúcar e o milho. Esta substituição, além de ser uma forte maneira de lutar contra as poluições atmosféricas vigentes no planeta, pode ser feita com uma produção que não tem tempo determinado para acabar.

Em conclusão, os recursos naturais são os elementos da natureza mais importantes do planeta, e sua preservação é muito importante e relevante nos dias atuais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo