Agrária é cooperativa paranaense que movimenta milhões na agroindústria

Inicio » Agronegócio » Agrária é cooperativa paranaense que movimenta milhões na agroindústria
29/08/2019 Por
Agrária é cooperativa paranaense que movimenta milhões na agroindústria

A Agrária reúne mais de 650 cooperados e emprega cerca de 1.500 colaboradores

A Agrária é uma cooperativa agroindustrial que promove a venda e distribuição de diferentes grãos. Os principais alimentos produzidos pela instituição são o milho, a soja e o trigo.

A Agrária possui sede em três diferentes cidades e é responsável pela estocagem e logística de toneladas de grãos. Além disso, os braços da cooperativa também atuam sobre a comercialização e produção de óleos, farinhas e alimentação animal.

Agrária

O que é agrária?

Agrária é o nome de uma cooperativa fundada em 1950 na cidade de Guarapuava, no Paraná. A organização tem foco no segmento da agroindústria e, assim, é conhecida por compreender diversos setores: desde a pesquisa agrícola até a industrialização de produtos.

Os valores das commodities da cooperativa são agregados devido a suas unidades de negócios, como:

  • Agrária Malte
  • Agrária Farinhas
  • Agrária Nutrição Animal
  •  Agrária Sementes
  • Agrária Óleo

Dentro destas linhas de produção, então, os principais alimentos produzidos pela cooperativa são:

  • Milho
  • Soja
  • Trigo
  • Cevada

Quais as características da Agrária?

A organização conta com três unidades físicas. Além da Agrária Guarapuava, então, existem ainda os polos na cidade de Pinhão e Vitória.

Assim, a logística envolvendo os municípios e a produção dos grãos é bastante complexa. O trabalho envolve desde a recepção dos grãos, que são produzidos pelos cooperados, até a venda e expedição da mercadoria.

Agrária

Assim, as três unidades são responsáveis pelo estoque e escoamento da produção. Um fator de destaque envolvendo a cooperativa são os certificados conquistados pela organização:

  1. ISO 22.000: certificação em segurança de alimentos
  2. ISO 14.001: certificado em pesquisa, desenvolvimento, produção e comércio de mercadorias agroindustriais. Também para os serviços nas unidades de beneficiamento, armazenagem e industrialização de cereais.
  3. OHSAS 18.001: para a produção de produtos de agroindústrias em relação ao beneficiamento, armazenamento e industrialização dos cereais.

Outros dados sobre a cooperativa

Os números da Cooperativa Agrária são importantes não só para o Paraná, mas todo o cenário brasileiro em relação aos produtos agroindustriais. Portanto, só para ter uma noção, a cooperativa engloba cerca de 650 cooperados e mais de 1500 colaboradores.

Além disso, o faturamento da organização gira em torno dos R$2,8 bilhões.

Como é o trabalho dos cooperados?

Os cooperados da instituição possuem algumas características em comum. Uma delas, portanto, é a forma de gestão da propriedade, aliado ao alto nível de tecnologia utilizada no campo.

Um dos destaques da cooperativa para auxiliar o produtor nesse sentido é a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, a FAPA. A instituição oferece apoio aos produtores através do centro de pesquisa, que aposta na produtividade e qualidade dos grãos.

Agrária

Portanto, algumas pesquisas desenvolvidas pela cooperativa envolvem a produção de milho, o estudo da fitopatologia, a cevada e o feijão. Ou ainda, pesquisas sobre o herbalismo, inovações tecnológicas e mecanização agrícola, grãos como trigo, aveia e oleaginosas.

Sendo assim, a cooperativa possui departamentos diferentes que oferecem suporte ao cooperado. Algumas das atividades desenvolvidas no campo, então, são:

  • Orientação financeira
  • Projetos e investimentos
  • Comércio de grãos
  • Compra de insumos agrícolas

Além disso, a Agrária também desenvolve treinamentos e eventos do segmento. As reuniões com os técnicos oferecem materiais para que o cooperado se mantenha atualizado no campo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo