Agricultura natural é abordagem popularizada pelo japonês Mokiti Okada

Inicio » Agricultura » Agricultura natural é abordagem popularizada pelo japonês Mokiti Okada
21/07/2020 Por
Agricultura natural é abordagem popularizada pelo japonês Mokiti Okada

Agricultura natural seleciona conhecimentos científicos

Caracterizada por um fundamento que utiliza de tecnologias alternativas, a agricultura natural procura trazer o maior nível possível de pureza aos produtos. Logo, tem a grande vantagem de tirar proveito de tudo aquilo que a natureza traz de forma natural.

A agricultura natural procura sempre tirar o melhor proveito de todas as ações edafoclimáticas que envolvem o solo, a energia natural solar, os seres vivos naturais da terra, água, entre outros, mesmo contendo interferência humana.

Agricultura natural

O que é agricultura natural?

Agricultura natural é uma técnica que visa usufruir de todos os componentes naturais da natureza, mesmo envolvendo a intervenção humana para realizar os processos. Abordagem estabelecida por Masanobu Fukuoka, passou pelo conceito de Mokiti Okada.

No conceito de Mokiti, surgido em 1930, o cultivo natural é importante para que haja equilíbrio entre a natureza, alimentação, saúde, espiritualidade e o ser humano. Assim, para entender melhor o que é agricultura natural, basta pensar que a mesma rejeita qualquer método que maltrate o percurso natural do solo.

Além disso, existem outros tipos de agricultura muito parecidos que seguem uma metodologia muito semelhante.

Agricultura ecológica

Seguindo a mesma ideia da agricultura natural, a agricultura ecológica, conhecida também como agricultura biológica, é essencialmente holística em todos os seus processos. É uma vertente da agricultura que se preocupa fortemente com a água, o controle natural das pragas, ciclagem dos nutrientes, etc.

Logo, sua popularidade vem ganhando cada dia mais força, já que as pessoas estão se conscientizando sobre os danos que a agricultura tradicional provoca ao meio ambiente e ao ser humano, direta ou indiretamente.

Agricultura natural

Agricultura biodinâmica

Na agricultura biodinâmica, não é utilizado nenhum adubo químico, nem venenos herbicidas e muito menos antibióticos, hormônios e sementes transgênicas. Esse tipo de agricultura tem como objetivo abordar características vitais, espirituais e físicas.

Agricultura orgânica

A agricultura orgânica tem como objetivo se comprometer completamente com a sanidade da produção dos alimentos. A intenção é produzir alimentos vivos para que a saúde do ser humano seja mantida da melhor maneira possível.

Logo, para manter e cumprir com o objetivo, acaba-se sempre desenvolvendo e utilizando tecnologias que se adaptam à realidade do solo, da topografia, água, biodiversidade, etc. Assim, mantém todos esses elementos em profunda harmonia com o ser humano.

Agricultura natural

Agricultura natural e permacultura

Muito semelhante, a agricultura natural e permacultura estão, de certa forma, interligadas. A agricultura permacultura surgiu a partir de uma inspiração nesse tipo de agricultura. Criada na década de 70 por Bill Mollison e David Holmgren, vai muito além de toda e qualquer prática agrícola.

Assim, na permacultura, são englobados diversos hábitos sustentáveis, bem como tratamento da água, sistema adequado de captação, geração de luz solar e demais características. Em alguns casos, não é permitido eliminar as ervas daninhas e arar o solo.

Porém, não é uma regra que deva ser levada de modo geral, já que alguns praticantes da permacultura não proíbem essas atividades. Apesar disso, assim como a agricultura natural, também tem o foco em evitar que o meio ambiente se degrade por conta do uso inconsequente de seus recursos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo