Irradiação destaca utilidade na agricultura, na medicina e na indústria

Inicio » Meio Ambiente » Irradiação destaca utilidade na agricultura, na medicina e na indústria
13/09/2019 Por
Irradiação destaca utilidade na agricultura, na medicina e na indústria

Irradiação se mostra uma aliada da agricultura e pode ser usada no controle de pragas

A irradiação vem recebendo usos na indústria química, na medicina e na agricultura, se mostrando extremamente útil em diferentes aspectos; embora, de maneira geral, ainda seja considerada algo temido pela maioria das pessoas.

A técnica de irradiação tem se provado útil na esterilização de objetos, crescimento de cultivos e até mesmo no controle de pragas.

Irradiação

O que é irradiação?

Irradiação é como chamamos o conjunto de radiações emitidas por um corpo; ou seja, irradiação e radiação estão intimamente ligadas. Assim, o significado de irradiação pode ser explicado como um gênero de energia propagado através do espaço por intermédio das ondas eletromagnéticas.

Radiação, por sua vez, é como a energia radiante é denominada quando sua emissão ocorre em uma frequência igual. Ao passar de um meio a outro, a frequência de uma radiação não é modificada. A velocidade da sua propagação, por outro lado, recebe modificações. Por conseguinte, o mesmo ocorre ao comprimento de sua onda.

De fato, as radiações são propagadas em velocidade igual quando emitidas no vácuo. No entanto, em um espaço material, as velocidades de propagação da radiação se diferem umas das outras.

Dessa maneira, é possível concluir que:

  1. A caracterização de uma radiação pode ser feita por completo por meio de sua frequência;
  2. A caracterização de uma radiação pelo comprimento de onda só pode ser feita pontualmente se o meio for especificado. Isto é, se este for indeterminado ou ficar implícito, passa a ser considerado que o meio em questão é o vácuo ou o ar.

Irradiação

Irradiação térmica

A irradiação térmica, como o nome sugere, é uma emissão causada em virtude de razões exclusivamente térmicas. Ou seja, a ação não depende da natureza de um corpo emissor.

Desse modo, a temperatura de um radiador se encarrega inteiramente de distribuir a energia que ela transporta.

A princípio, a variante térmica só é obtida uma vez que o corpo emissor é, via de regra, um corpo negro. Assim sendo, um radiador ou corpo negro é considerado ideal quando detém a capacidade de absorção de toda radiação que incide sobre ele.

Irradiação solar

A irradiação solar é a quantidade de radiação eletromagnética recebida do sol por unidade de área (geralmente metros quadrados). Em outras palavras, é a quantidade de energia do sol detectada por um instrumento de medição.

Quando esses dados são integrados ao longo do tempo, as informações são chamadas de insolação ou exposição solar.

A quantidade de irradiação solar varia dependendo da distância do objeto em relação ao sol, do ângulo do sol e do ciclo solar – afinal, a mudança na atividade do sol ocorre a cada onze anos.

Irradiação

Irradiação na agricultura

Após descobertas científicas, a irradiação na agricultura começou a ser empregada em cultivos. O contato com germoplasmas, sementes e plantas resultou na criação de muitos plantios satisfatórios em culturas alimentares em todo o mundo.

O processo consiste em atingir sementes de plantas ou germoplasma com radiação na forma de raios X, ondas UV, feixes de íons pesados ou raios gama. A técnica também é empregada para impedir o surgimento de certos cereais, cebolas, batatas e alho.

Doses de irradiação apropriadas também são usadas para produzir insetos para uso na “técnica de insetos estéreis”, no controle biológico de pragas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo