Free Stall é sistema de confinamento que garante a produção leiteira

Inicio » Pecuária » Free Stall é sistema de confinamento que garante a produção leiteira
30/07/2019 Por
Free Stall é sistema de confinamento que garante a produção leiteira

O free stall é um método de criação de gado leiteiro muito popular e utilizado por produtores de todo o mundo

No sistema free stall as vacas possuem uma área livre para caminhadas e recebem o alimento verde nos cochos. Cada animal também possui uma baia para descanso.

O free stall é um sistema bastante comum e apresenta diversas vantagens. Através dele, então, é possível manter mais controle sobre os animais, tanto em relação ao cio e parto dos animais como nos cuidados com a alimentação.

free stall

O que é free stall?

Free stall é o nome dado a um método de criação de gado em confinamento. O método, portanto, é utilizado principalmente na produção de leite.

Dentro do confinamento free stall as vacas ficam soltas dentro de uma área cercada e, assim, são restritas às baias somente no momento da ordenha.

O método é um dos mais populares do mundo. O projeto de free stall é utilizado em diversos países e consiste basicamente em três áreas principais:

  • Camas individuais
  • Corredores de acesso
  • Áreas de trato

Como o sistema free stall funciona?

Existem diversos tipos de confinamento e, desta forma, o produtor rural deve pesquisar qual método se enquadra melhor às suas necessidades.

free stall

O valor das instalações e investimentos, portanto, vai depender dos recursos que a fazenda tiver disponível. Também do nível de automatização e equipamentos que pretende instalar.

Sendo assim, confira a forma básica que um sistema free stall de baixo custo deve funcionar:

  • As vacas ficam soltas em um cercado.
  • Existe uma baia para cada vaca, e ela serve para o descanso dos animais.
  • Os animais permanecem lado a lado.
  • As baias devem ser forradas com camas de material confortável e seco.
  • Uma parte da instalação deve ser reservada para a alimentação e exercícios das vacas.
  • Quando as vacas estão fora da ordenha, portanto, elas podem caminhar no espaço livre. Este espaço pode ter o solo coberto com concreto ou, ainda, ser de chão batido.
  • Também é importante que elas possuam acesso à alimentação verde, que pode ser silagem, feno, ou capim fresco cortado.
  • A alimentação com alimentos concentrados é realizada na hora da ordenha.

Cuidados com o sistema free stall

A construção de free stall apresenta muitos benefícios para a produção animal. Uma das vantagens do método é o controle do ambiente. Em uma área fechada, então, o produtor mantém um controle maior sobre os animais, possíveis patologias e outros problemas que possam surgir.

free stall

Em um confinamento como este, portanto, é possível oferecer mais conforto aos animais, o que acaba refletindo na produção. Durante os meses muito quentes, por exemplo, o plantel pode ser resfriado com a ajuda de ventiladores. Consequentemente, nos meses mais frios as vacas são protegidas das baixas temperaturas e mal tempo.

Por fim, os especialistas indicam que o sucesso do sistema de confinamento depende também de alguns fatores, como um projeto bem planejado que atenda às necessidades dos animais e da fazenda.

Além disso, é importante realizar o manejo adequado dentro do sistema free stall. As camas devem estar sempre limpas, assim como os bebedouros e cochos. Para concluir, a oferta de alimentos deve ser proporcional à quantidade de nutrientes que o plantel necessita.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo