Ícone do site Agro20
Agronegócio

Agrossilvipastoril é sistema que combina a criação de animais e plantas

A técnica utilizada no agrossilvipastoril permite a criação de rebanhos, cultivares agrícolas e árvores em um mesmo ambiente

O agrossilvipastoril faz parte de uma ciência utilizada em propriedades rurais, com o objetivo de tornar a atividade agrícola mais sustentável.

O sistema agrossilvipastoril promove o melhor aproveitamento das áreas, qualidade do solo, além de oferecer mais conforto e bem-estar para os animais.

O que é agrossilvipastoril?

Agrossilvipastoril é um sistema de criação baseado na combinação da cultura agrícola e a criação do gado. Sendo assim, a produção em uma propriedade que utiliza o sistema agrossilvipastoril possui um manejo diferenciado.

Esta forma de criação possibilita a conservação do meio ambiente atrelado ao aumento da produção animal. Ela visa o maior conforto dos animais, aumento de produtividade e preservação das áreas que fazem parte da propriedade.

O sistema, portanto, faz parte da agrossilvicultura: uma técnica ampla que engloba este e outros sistemas. O ponto primordial para esta técnica, então, é a combinação de diversas espécies em um único sistema de cultivo e criação.

Como funciona a técnica da agrossilvicultura?

A técnica também é chamada de sistema agroflorestal e, assim, ela tem como objetivo a produção sustentável de uma propriedade. É uma ciência relativamente nova, nasceu na década de 70.

As principais influências para esta técnica são baseadas na agricultura, zootecnia, manejo do solo e silvicultura. Ou seja, ela busca a melhor produtividade dos animais e plantas que são cultivados ao mesmo tempo em uma propriedade rural.

A técnica apresenta algumas vantagens em relação aos sistemas tradicionais de cultivo. São elas:

Tipos de agrossistemas

Existem mais tipos de agrossistemas que fazem parte da ciência da agrossilvicultura. De maneira geral, então, todos eles incluem as árvores, os animais e os cultivares. Contudo, apresentam algumas diferenças entre si. Confira quais os sistemas mais utilizados:

Conheça as vantagens do sistema

A técnica apresenta muitas vantagens em relação aos métodos tradicionais de criação. Um deles, então, é a própria conservação da propriedade através do manejo do solo. Assim, também é constatada mais qualidade de vida para os rebanhos, que convivem com as plantas e usufruem de seus benefícios.

O agrossilvipastoril, portanto, pode ser realizado em qualquer propriedade, independente de sua área. Vale ressaltar que o sistema também permite fontes de renda extras para o produtor rural, o que facilita a sua permanência no campo.

Sair da versão mobile