Agrotins é a feira agropecuária realizada no Tocantins

Inicio » Agronegócio » Agrotins é a feira agropecuária realizada no Tocantins
29/04/2020 Por
Agrotins é a feira agropecuária realizada no Tocantins

Uma das maiores feiras do Norte do país, Agrotins reúne inovações do agronegócio. A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, conhecida como Agrotins, este ano está marcada para acontecer de 5 a 9 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, capital do estado. As feiras e eventos do agronegócio são de extrema importância, tendo em vista que movimentam milhões de reais em negócios e levam tecnologia e conhecimento aos participantes.

Assim, a Agrotins já é considerada a maior feira do setor agropecuário do Norte do País e este ano terá como tema o Cerrado Sustentável.

Agrotins ressalta poder agrícola do Tocantins

O que é Agrotins?

A Agrotins é uma das maiores feiras do país referente ao agronegócio, realizada na capital do Tocantins. Com grande participação no cenário do agro nacional, o Tocantins realiza a 20ª edição da Agrotins trazendo oportunidades de negócios e conhecimento. Assim, o evento, realizado no Centro Agrotecnológico de Palmas, recebe empresas de vários segmentos ligados ao agronegócio, atraindo produtores rurais e demais interessados no setor.

Um dos destaques do estado, é que o Tocantins tem uma autorização excepcional para produzir sementes de soja em Lagoa da Confusão e outros municípios, no período do vazio sanitário. Assim, o estado pode produzir sementes de soja e vender para outros oito estado do país.

Cerrado Sustentável

O tema da Agrotins 2020 foi apresentado ainda em dezembro de 2019 pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum em evento especial na sede da secretaria. No evento, foi apresentado o tema Cerrado Sustentável, enfatizando o crescimento do Tocantins na área agrícola e enfatizando que o estado está em sintonia com o código florestal.

Por isso, a feira busca trazer novidades em tecnologias para o campo. Isso, pensando o aumento da produção, porém, com ênfase na sustentabilidade para impulsionar a economia do Tocantins.

Contudo, no evento de divulgação da Agrotins 2020, também houve uma apresentação sobre o balanço da edição de 2019 da agrofeira. De acordo com o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro Fernando Garcia, que é um dos responsáveis da organização da feira, os números da edição passada apontaram um crescimento exponencial. Foram cerca de R$ 2,5 bilhões em negócios. Para este ano, a expectativa é que os bons números se mantenham.
Entretanto, o tema Cerrado Sustentável se faz importante devido ao Tocantins ser uma das últimas fronteiras agrícolas do país. Isso significa que pode crescer e se expandir e mesmo assim agir de forma sustentável na agropecuária.
A Agrotins acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na Rodovia TO-050, Km 23 – Estrada Vicinal Km 08 – Zona Rural de Palmas, Tocantins.

Máquinas agrícolas são um dos destaques da Agrotins

Tocantins e a agricultura

Um estado relativamente jovem, criado em outubro de 1988, já é considerado um novo polo do agronegócio nacional. Com terras férteis e de valor competitivo no mercado, sua topografia é plana e favorece o processo da mecanização agrícola. A área com potencial agrícola é de 13.825.070 hectares, equivalente a 50,25% do território do estado.
Por isso, eventos como a Agrotins são importantes para impulsionar o agronegócio do Tocantins e colocar, cada vez mais, o estado no mapa agrícola do Brasil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo