Versátil e com baixas calorias, o aipo é uma verdura indispensável em cardápios e dietas para ajudar no emagrecimento
Embora tenha sido usado por séculos como uma planta medicinal, hoje o aipo é um vegetal rico em benefícios à saúde. Ele também tem nutrientes essenciais para o corpo e suas propriedades até lhe renderam várias crenças populares, como o poder afrodisíaco.
Um dos alimentos mais leves em relação à presença de calorias, ele também é bem requisitado quando o assunto é a cozinha gourmet. Do mesmo modo, ele pode ser refogado, cozido e até cru. De propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes a expectorantes e laxantes, o aipo é a pedida das baixas calorias.
O que é aipo?
Aipo é uma verdura de origem europeia que também recebe o nome de salsão. Apesar de apresentar certas variedades, essa planta aromática tem sabores e aromas característicos. Alimento com muito potássio, ele também ajuda no funcionamento do nosso organismo.
Já que ainda é rico em cálcio e vitamina A, auxilia no controle da pressão alta e é uma opção comum para quem quer dar toques extras de sabor nas receitas. Com sua propriedade refrescante natural, o aipo cai bem nos mais diferentes pratos, apresentando ótimos benefícios à saúde e muita versatilidade gastronômica para ser preparado.
Uma das grandes vantagens da verdura é seu efeito diurético leve, o que ajuda no processo de desintoxicação do corpo. Aliás, esse alimento ainda possui alto teor de fibras e baixíssimas calorias, sem contar suas propriedades na prevenção de vários tipos de câncer e redução de inflamações.
Alimento de grande importância na cultura asiática, o aipo ainda é considerado uma hortaliça para fins medicinais e tonificante. É um alimento comum do Mediterrâneo, um vegetal do qual se aproveita folhas, nervuras, sementes e raiz.
Benefícios do aipo
Pela sua quantidade de fibras, a verdura é ótima para o ritmo intestinal, além de diminuir casos de constipação. No entanto, a melhor forma para aproveitar essas qualidades é o consumo cozido ou ralado.
Outro fator importante e um dos grandes benefícios do aipo é o nível elevado de minerais, como o potássio. Por esse lado, ele tem reconhecido valor para a manutenção do sistema cardiovascular.
Uma vez utilizado no preparo de sucos verdes, ele ajuda na perda de peso e manutenção da saúde. Entretanto, seus benefícios vão além, fornecendo altas doses de molibdênio, cromo e selênio.
Confira por que ele precisa estar nas suas receitas:
- Diminui a pressão arterial;
- Reduz o nível de colesterol;
- Previne infecções urinárias;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Reduz dor de artrite;
- Melhora a saúde coronariana;
- Reduz sintomas de asma;
- Desintoxica o organismo;
- Alivia sintomas de enxaquecas;
- Controla crises de diabetes;
- Alivia crises nervosas;
- Previne cataratas.
Como consumir aipo
O aipo pode ser consumido em rodelas, ralado e até mesmo cru, o que garante um toque mais crocante em saladas. Por outro lado, ensopados, cozidos, caçarolas e molhos ficam mais aromatizados e nutritivos com ramos da verdura.
Esse aroma vem de um óleo forte, que costuma se misturar aos ingredientes ao serem preparados. Contudo, o sal do aipo tem utilidade em saladas, drinks exóticos e molhos diversos. No caso das folhas e talos, eles caem bem com:
- Carnes vermelhas em geral;
- Porções com legumes;
- Servir talos como entradas e aperitivos;
- Porções de aves;
- Crus nas saladas.
Enquanto isso, as sementes do aipo são mais indicadas para:
- Bolachas;
- Bolos;
- Pães;
- Biscoitos;
Receitas com aipo
Assim como uma deliciosa salada de aipo, os sucos costumam ser a forma mais rápida, simples e deliciosa para se hidratar. Sem falar que ele é um poderoso aliado nas receitas para perda de peso, graças às fibras dietéticas e com baixas calorias.
Composto quase todo por água, ele é versátil também para você inovar em receitas diversas. Nesse sentido, você pode usufruir de cada benefício do aipo começando pelo suco leve para emagrecer.
Confira os ingredientes e como preparar:
- Dois talos de aipo;
- Um copo de suco de melancia.
Para iniciar o preparo, corte as pontas do talo e junte os ingredientes num liquidificador. Para finalizar, bata com vigor e adicione gelo para ficar bem refrescante.
Embora ele seja ótimo para você emagrecer, lembre-se de que o aipo não faz milagres, já que você precisa manter uma dieta saudável e equilibrada no dia a dia, além de praticar exercícios regularmente.
Prato de aipo refogado
Claro que existem outras receitas além do tradicional suco, tanto que ele está presente em pratos como cremes, almôndegas, assados e sopas, assim como nos salgados como empadinhas e coxinhas.
Confira abaixo como preparar um delicioso aipo refogado, começando pelos ingredientes:
- Temperos como pimenta e sal à vontade;
- Cebola, azeite e alho;
- Folhas e talos de aipo picados.
Para iniciar o preparo, junte a cebola, o azeite e o alho. A seguir, espere dourar e acrescente o aipo até ficar dourado também. Então, adicione um pouco de água e vá temperando a seu gosto. Para finalizar, apague o fogo e saboreie.
Propriedades e conservação do aipo
Apesar de o aipo poder ser conservado numa gaveta de geladeira, indicamos que você consuma-o em, no máximo, quatro dias. Afinal, ele vai perder cada nutriente de forma rápida. Sempre lave os maços muito bem e mantenha-os num saco plástico.
Confira abaixo outros nutrientes benéficos desse alimento:
- Vitamina C;
- Colina;
- Potássio;
- Sais minerais;
- Iodo;
- Vitaminas B1 e B2;
- Manganês;
- Tirocina.
Como tirar todo o proveito do aipo
Se você quer ir além dos sucos e tirar tudo de bom do aipo, é possível aproveitar todas as suas partes. Sua cozinha pode dar origem a deliciosas receitas com aipo. Assim, use e abuse ao preparar cozidos, sopas, aves, assados e até peixes.
Apesar de o talo ser a parte mais usada em pratos, folhas e raiz também são bem saborosas, pois apresentam um sabor bem adocicado se você combinar com demais hortaliças para criar pratos diferentes.
Para finalizar, a raiz do aipo pode ser usada para você preparar caldos e sopas, enquanto ele cru vai bem em sucos e saladas. Já as folhas servem para substituir temperos como a salsinha.