Alcachofra é saudável e de boa rentabilidade para o agronegócio

Inicio » Agricultura » Alcachofra é saudável e de boa rentabilidade para o agronegócio
24/07/2019 Por
Alcachofra é saudável e de boa rentabilidade para o agronegócio

Alcachofra controla o colesterol e regula níveis glicêmicos

A alcachofra é um tipo de alimento conhecido por suas vantagens emagrecedoras ou, ainda, por agir como complemento em diversos tratamentos de saúde. Isto porque a planta pode controlar o colesterol, combatendo também a anemia, além de regular os níveis de açúcar no sangue.

O nome científica da alcachofra é Cynara scolymus e ela pode ser adquirida em estabelecimentos de produtos naturais, feiras livres, farmácias de manipulação ou, ainda, em mercados.

Alcachofra

O que é alcachofra?

A alcachofra é uma planta com propriedades medicinais e que auxilia o funcionamento do organismo de diferentes maneiras. Conhecida por ajudar no processo digestivo, ela tem sido cada vez mais indicada para compor a dieta alimentar de pessoas que buscam o emagrecimento; já que estimula a perda de peso.

Além de ser capaz de ajustar diferentes indicadores de saúde – como os níveis de colesterol e de açúcar – a planta também é muito utilizada como componente em medicamentos fitoterápicos que melhoram o processo de digestão.

O que é alcachofra composta?

A alcachofra composta é um tipo de substância medicinal inovadora que consegue unir 3 tipos de plantas, em razão de seus fatores benéficos à saúde: o boldo, a própria alcachofra e a jurubeba. Ela é comercializada em cápsulas e tem sido cada vez mais popular entre as pessoas que buscam benefícios para o organismo e qualidade de vida de forma natural.

Isso porque, de acordo com os médicos, a alcachofra atua na proteção do fígado, contando com inúmeros minerais e vitaminas capazes de reduzir o colesterol e, ainda, regular a glicemia. Isto porque é composta por cinaropicrina.

Já o boldo é um tipo de planta com elementos curativos. A folha de alcachofra é escura e pode chegar a até 8 metros de altura, e suas flores cheiram a algo semelhante ao mentol. De acordo com especialistas, esse elemento apresenta substâncias digestivas e também diuréticas, tendo indicação para tratar hepatites.

Em relação a jurubeba, é um tipo de árvore que tem o crescimento variável entre 3 e 5 metros de altura. É muito comum na região norte brasileira e demais áreas tropicais da América do Sul, apresentando efeito tônico para o sistema nervoso. Sua utilização é indicada para atonia gástrica, estados de cansaço e afins.

Alcachofra

Benefícios da alcachofra

A alcachofra destaca substâncias anti-escleróticas, bem como as seguintes propriedades saudáveis ao organismo humano:

  • digestivo;
  • diurético;
  • laxante;
  • anti-reumático;
  • anti-tóxico;
  • anti-térmico;
  • hipotensor.

Portanto, a planta medicinal pode ter uso para o auxílio de tratamentos como:

  • anemias;
  • diabetes;
  • doenças cardíacas;
  • fígado;
  • gota;
  • hemofilia;
  • reumatismo;
  • tosses;
  • sífilis;
  • hemorroidas;
  • urticárias;
  • problemas de bexiga.

Esse alimento pode ter o consumo de forma natural, em saladas cozidas ou cruas, cápsulas ou demais chás. Para tanto, consulte o seu especialista.

Alcachofra

Plantação de alcachofra

Independentemente de sua intenção para a plantação do alimento, certifique-se de que terá tempo para a prestar toda a atenção aos tratos necessários para o cuidado diário. Atenda aos critérios de solo, luz solar e demais fatores importantíssimos para o sucesso do plantio.

A planta tem cultivo originado de cardo selvagem, do mediterrâneo, considerada importante para a produtividade de inflorescências. Têm apresentação de um receptáculo e diversas brácteas com base cheia de carne. De modo geral, estes são cozidos para consumo, para podem, ainda, ser ingeridos na forma crua.

A alcachofra é capaz de atingir entre um metro a 2 metros de altura, tendo ainda o diâmetro de cerca de 1 metro. Suas flores têm, de modo geral, entre seis a 15 centímetros do diâmetro.

Clima para plantio da alcachofra

Ela pode ter o cultivo entre a média de temperatura que vai de 5ºC a até 30ºC. Porém, o crescimento acontece melhor em temperatura mediana de 12° C a 22° C. Há a necessidade de um período de baixa temperatura para a indução do florescer. As áreas fundamentais para o cultivo deste alimento é o inverno moderado, ou ainda o verão de mesma característica.

Essa planta, de modo geral, é capaz de suportar apenas geadas menos devastadoras, leves e que não prejudiquem tanto o florescer. De outro modo, assim que o clima permanece caloroso e seco, os capítulos florais são de qualidade baixa e apresentam a tendências de abertura precoce.

Elas também precisam de luz do sol, diretamente, no mínimo, algumas horinhas diárias. Além disso, o solo precisa ser profundo, drenado, fonte de fertilidade e matéria orgânica. Não consegue crescer bem em solo de muita acidez, considerando ideal a faixa do pH de seis a oito.

Alcachofra

Em relação, ainda, à irrigação, é preciso que se mantenha o solo úmido. Mas cuidado para que ele não fique encharcado. A planta tem resistência à seca, porém não faz a produção adequada, ao passo que a água esteja escassa.

A metodologia mais recomendada para o plantio é dividindo plantas adultas. O rebento surge após a temporada de colheitas e precisam ser eliminados cautelosamente. Neste caso, deve-se cavar em volta da planta e separá-los da sua matriz com uma pá ou faca.

Colheita da planta

Essa colheita dos florais deve ser procedida ao passo que as brácteas ainda estejam bem fechadas. Assim que elas se abrirem, a planta vai perdendo o seu teor qualitativo, e podem estar fibrosas. Elas também podem acabar produzindo pouquíssimas flores, ou quase nada, em primeiro plantio anual.

Receitas com alcachofra

Como dito anteriormente, por se tratar de uma planta repleta de benefícios para a saúde, apresentam-se inúmeras possibilidades de receitas com alcachofra que podem aguçar o seu apetite.

Chá de alcachofra

Essa infusão é excelente alternativa para aqueles que desejam o emagrecimento rápido. Até porque o alimento é uma substância diurética e capaz de desintoxicar o organismo, eliminando gorduras e tudo o que for tóxico, apresentando-se de forma excessiva no corpo.

O chá deve ser feito com água em temperatura fervente e o quantitativo de 2 gramas a 4 gramas da planta. Deixe repousando pelo tempo máximo de cinco minutos. É preciso consumir morno e coado para aderir a todos os seus benefícios.

Alcachofra

Alcachofra grelhada

O que mais complica em como preparar alcachofra é o procedimento anterior ao grelhamento. Aqui, portanto, é preciso fazer o corte do talo da planta, tirando as pontas e aparando todas as extremidades do alimento com o auxílio de tesoura. Cozinhar o vegetal por uma média de meia hora, até que sigam à grelha.

Alcachofra com molho de ervas

As ervas são muito bem vindas para mesclar um alimento ainda mais saudável. A diferença desse receita fica por conta do molho. Ele é feito com as ervas, tomate picado, pimenta, sal e azeite, mas é possível determinar especiarias a gosto.

Para a garantia de sabor mais intenso, cozinhar a alcachofra num recipiente com alho e, ainda, limão em rodelas. A receita não tem erro e pode incrementar os pratos cotidianos saudáveis.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo