Álcool iodado é amplamente usado como desinfetante na veterinária

Inicio » Veterinária » Álcool iodado é amplamente usado como desinfetante na veterinária
10/08/2020 Por
Álcool iodado é amplamente usado como desinfetante na veterinária

Álcool iodado mata fungos, bactérias e vírus

Em suma, o álcool iodado é uma substância utilizada em ambientes hospitalares e em áreas operatórias para a antissepsia.

O álcool iodado possui ação fungicida, bactericida e virucida, podendo também ser usado para desinfectar superfícies devido à função do álcool. Conheça essa solução!

Álcool iodado

O que é álcool iodado?

Álcool iodado é uma solução antisséptica composta por álcool e 0,1% de presença de iodo. Por essa razão, a solução recebe esse nome.

De fato, o uso mais comum é do álcool iodado para curativo, desinfetando feridas e cortes devido às suas propriedades antissépticas tópicas.

Para que serve álcool iodado?

Para que serve álcool iodado, afinal de contas? Sabemos que essa solução feita de álcool e iodo é um antisséptico, mas como ela pode ser aplicada? Confira algumas aplicações a seguir!

Essa solução é tuberculicida, fungicida, virucida e bactericida, porém, não é esporicida. Ou seja, ele destrói os bacilos da tuberculose, ele combate fungos enquanto anti-fúngico, extermina vírus e ainda elimina bactérias.

No entanto, o álcool com iodo não é um agente com capacidade para matar os esporos. Isto é, ele não serve como um esterilizante eficaz nesses casos.

Na área operatória, essa solução alcoólica com iodo é usada para preparar a pele. Além disso, em procedimentos invasivos menores, a solução é utilizada para promover a antissepsia na pele dos pacientes.

No entanto, a pele é irritada pelo álcool com iodo e o mesmo não possui nenhuma ação ou efeito residual. Ou seja, ele não continua a fazer efeito após ser aplicado para desinfetar. Em outras palavras: sua ação antisséptica é imediata e, após secar na pele, a substância deve ser devidamente removida.

O álcool com iodo deve ser guardado em um típico frasco de vidro âmbar. Sem dúvida, essa é a maneira mais indicada de armazená-lo.

Álcool iodado

Função do álcool iodado

Como observado acima, a função do álcool iodado é antisséptica e desinfetante. Contudo, é preciso compreender sobre esses agentes para melhor escolhê-los e usá-los. Primeiro, vamos definir o que é antisséptico.

O que é antisséptico?

Antissépticos são substâncias com ações capazes de impedir, destruir ou remover o desenvolvimento de microrganismos e residentes das mucosas e pele.

A solução funciona em contato com a pele, uma vez aplicada sobre ela, inibindo ou matando o crescimento de fungos, bactérias, vírus e mais. Assim, são produtos hipoalergênicos de causticidade baixa.

Álcool iodado

Como escolher antisséptico?

O critério para escolher antisséptico é se atentar àquela solução que se adéque melhor aos parâmetros de efeitos e ações esperados para determinada microbiota. Além disso, deve ser levado em conta o custo e a tolerância dos profissionais.

Para usos hospitalares, são mais indicados os antissépticos tuberculicidas e virucidas que não provocam tanto ressecamento e agressão à pele. Como exemplo, podemos citar os iodóforos, tais como clorhexidina e PVPI.

Posso usar antisséptico como desinfetante?

Não, os antissépticos não têm ação desinfetante em superfícies e não devem ser usados para esse fim. A única exceção é o álcool iodado que, devido à presença de álcool e iodo, pode ser utilizado para desinfetar objetos e superfícies de modo eficiente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo