Hifas são estruturas que permitem o desenvolvimento dos fungos

Inicio » Meio Ambiente » Hifas são estruturas que permitem o desenvolvimento dos fungos
30/07/2019 Por
Hifas são estruturas que permitem o desenvolvimento dos fungos

A função das hifas é garantir a alimentação, crescimento e reprodução dos fungos através de seus filamentos

As hifas são formações celulares muito parecidas com as raízes das plantas, assim, elas permitem o crescimento do seres que compõem o reino fungi. Estas estruturas, então, são classificadas de acordo com a sua formação e coloração.

Uma das funções mais importantes das hifas é a liberação das enzimas, que vão permitir a nutrição do fungo. Sem elas, portanto, o fungo não conseguiria se alimentar. Outro ponto importante sobre estas estruturas é a sua capacidade de adaptação ao meio, o que facilita o desenvolvimento dos indivíduos.

hifas

O que são hifas?

Hifas são as estruturas que compõem as células de um fungo. Ou seja, são os filamentos que constroem uma trama, representando assim o corpo do fungo.

O seu tamanho é bastante variado, por ser uma estrutura microscópica, impossível de ser vista a olho nu, ou assumir formas maiores frequentemente vistas na natureza.

Geralmente estas células possuem formato cilíndrico, contudo, a formação de seu núcleo é variada, de acordo com os tipos de hifas.

Como diferenciar uma célula verdadeira de uma falsa?

Entre as estruturas celulares existentes, as pseudo-hifas podem causar uma certa confusão. Estas estruturas, portanto, são adaptações de alguns fungos, também chamadas de leveduras.

Geralmente estas leveduras são alongadas e unidas entre si. Elas podem crescer bastante, dependendo da necessidade de distensão do fungo. Além disso, elas também possuem a capacidade de se adaptar ao meio onde o fungo está se desenvolvendo.

A diferença entre elas, portanto, pode ser percebida pelo formato do crescimento, através do tubo germinativo. Na célula verdadeira, não existe uma divisão entre a base e o filamento. Já na pseudo, possui uma constrição, ou uma compressão, entre a célula base e o filamento.

hifas

Quais as hifas mais conhecidas?

As hifas de fungos se desenvolvem de diferentes maneiras. Vamos conhecer, então, um pouco mais sobre estas estruturas celulares:

  • Hifas cenocíticas: são as estruturas que não possuem uma divisão em seu filamento. Também podem ser chamadas de hifas asseptadas.
  • Hifas septadas: este tipo é dividida por septos, ou seja, pequenas paredes transversais que atravessam a estrutura. Neste caso, então, a circulação do citoplasma ocorre através do fluxo entre os poros dos filamentos.
  • Hifas hialinas: as estruturas também podem ser classificadas de acordo com a sua cor. Portanto, este tipo possui cor clara, quase transparente.
  • Hifas demácias: ao contrário da anterior, este tipo apresenta coloração escura.

Para que servem os filamentos das hifas?

Estas estruturas são, então, muito semelhantes às raízes das plantas. Sendo assim, elas possuem a função de fixar o substrato, além de reprodução do indivíduo e digestão de forma celular.

Na práticas, estes filamentos liberam enzimas para que o fungo consiga fazer a absorção dos nutrientes necessários para seu metabolismo.

hifas

Já em relação ao sistema reprodutor do fungo, a estrutura é responsável por produzir brotos, além de se ramificar.

Nas espécies que fazem a reprodução sexuada, as hifas realizam a plasmogamia. Esta ação nada mais é do que a conjugação de duas células, produzindo um zigoto. Através de meiose, portanto, este zigoto se transforma em esporo, permitindo assim a sua reprodução.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo