Ícone do site Agro20
Agricultura

Alface é hortaliça de cultivo simples e com diversos benefícios à saúde

Saiba como funciona a plantação de alface

Importante dentro da horticultura brasileira, o plantio do alface deve começar com a definição da maneira como será feito o cultivo da planta. Há dois formatos de cultivos que são possíveis de serem realizados.  O primeiro é o cultivo hidropônico, que tem indicação para aqueles que moram nas áreas que apresentam temperaturas baixas, porque as plantas têm fixação nas estufas com lonas de cobertura. Ele é feito em tabuleiros em que há a disposição de sementes.

Essa primeira categoria de plantação do alface custa mais caro, porque são necessários determinados equipamentos específicos. Se, por acaso, residir em um ambiente que tenha as temperaturas entre 16º C a 30º C, desejando a economia de dinheiro, precisa a seguinte opção: o cultivo pode ter realização de forma direta no solo, mas há a necessidade de que essa terra tenha fertilidade e que seja drenável.

Ainda, é preciso realizar o tratamento da terra com substâncias orgânicas e adubagem. Dessa forma, é possível obter um melhor desenvolvimento da hortaliça, com menores riscos de a plantação não dar certo.

Caso o terreno tenha recebido cultivo, há a necessidade de arar o mesmo para a tritura dos resíduos, auxiliando no aceleramento de decomposições e a transformação em substâncias orgânicas. Depois disso, faz-se a indicação da correção do solo ácido, visto que o grau muito alto do pH é capaz de trazer prejuízos aos desenvolvimento da hortaliça.

Passo a Passo do Cultivo de Alface

Escolha o tipo de semente para cultivar:

Se estiver iniciando sua plantação para o mercado, use a alface crespa, pois tem maior resistência. As sementes devem ser obtidas em comércios de insumos agrícolas.

Semeie a verdura. Inicie fazendo a abertura de covas com 8 centímetros de largura e 10 centímetros de profundidade, de maneira a deixar um espaçamento de 20 centímetros entre todos os buracos.

Colocar três sementes de alface em cada cova, sempre fechando cada um com um tanto de terra. Se for de sua preferência, faça a cobertura dos canteiros em primeira semana para a proteção do calor excessivo, bem como o vento ou frio.

Observe bem os espaços, pois são fundamentais para que a hortaliça pode ter um desenvolvimento correto. Isto porque, caso contrário, uma pode acabar tomando a nutrição e a água das outras, impedindo a evolução da planta.

O tratamento precisa ter desenvolvimento correto e, para tanto, a recomendação é a irrigação de canteiros, 4x semanais. Sempre respeite as pausas de 24 horas, mas o quantitativo de água precisa ter o controle para que a terra não fique encharcada.

Ainda que tenha adaptação fácil, a hortaliça é frágil e está submissa ao surgimento de pragas. Neste caso, retire manualmente as:

Para colher o alimento, é preciso que haja entre 70 dias de semeadura. O tempo em que estará matura a planta depende, conforme o tipo de planta escolhida. A colheita das cabeças da hortaliça necessita de escavação em volta da planta e, em seguida, puxar cuidadosamente para não estragar a folhagem.

Tipos de alface

Os principais tipos de alface são caracterizados por estas hortaliças. Ainda que se assemelhem, cada uma é marcada pelo gosto particular e bastante aguçado, bem como a demais características pertinentes a plantio e estrutura. Confira, a seguir.

Alface americana

Essa é uma alternativa deliciosa para complementar cardápios crocantes. Sua forma é mais arredondada e semelhante ao repolho. Têm disposição em camadas, um acima da outra. Suas principais características são:

Alface Crespa

Suas folhagens são macias e bem soltas. Contudo, os diferenciais dessa hortaliça são as curvas ou ondas em todas as suas extremidades. Suas principais características são, portanto:

Alface Roxa

Esse é um tipo da hortaliça que faz a apresentação de cor mais próxima ao roxo, com um gosto suavizado. Suas principais características são, portanto:

Alface Romana

Trata-se do tipo de hortaliça que tende a apresentar um tom esverdeado mais escuro. Suas folhas são mais firmes, compridas e têm um gosto mais intensificado. É composta pela textura agradável e, ainda, mais cheias de rugas. Syas principais características são, portanto:

Benefícios do Alface

São diversos os benefícios do alface, desde uma saúde mais fortalecida até a prevenção de doenças que acometem o organismo pela falta do ferro.

Receitas com alface

Agora que você já descobriu como plantar a hortaliça, além de todos os nutrientes do alface, pode, portanto, aderir ao uso culinário da verdura que favorece toda a sua saúde, melhorando também a qualidade de vida. Misture outros tipos de ingredientes como a cebola e o tomate para garantir receitas incríveis.

Salada de alface

Esse é um dos principais acompanhamentos de refeições brasileiras. A salada de alface é temperada com vinagre e sal, acentuando o sabor delicado da hortaliça. Misture molhos e demais ingredientes para um melhor resultado. Experimente mesclar todos os seus pratos caseiros com essa opção de salada e confira, portanto, todos os benefícios desta verdura. Além de obter pratos deliciosos, é possível também aderir a uma aliada da saúde cardíaca.

Sair da versão mobile