Alho negro é variedade nutritiva obtida a partir do alho fresco

Inicio » Agricultura » Alho negro é variedade nutritiva obtida a partir do alho fresco
06/09/2019 Por
Alho negro é variedade nutritiva obtida a partir do alho fresco

Alho negro destaca propriedades importantes para a saúde e a qualidade de vida

Embora o alho negro não seja tão comum e conhecido como o alho tradicional, é importante saber que este alimento destaca uma série de benefícios para a saúde; podendo, inclusive, ser considerado superior à sua versão mais comum quando é abordada a questão nutricional.

Assim como o alho comum, o alho negro também pode ser utilizado de variadas formas nas mais diferentes receitas; uma vez que confere um sabor marcante e muito agradável para a comida quando acrescentado em molhos, sopas e carnes, entre outros.

Alho negro

O que é alho negro?

Alho negro é uma derivação do alho comum, obtida através de um processo de fermentação. Para realizar a técnica é fundamental que tanto a umidade quanto a temperatura sejam controladas corretamente.

Benefícios do alho negro

Conforme citado anteriormente, o consumo do alho negro pode trazer uma série de vantagens para o funcionamento do organismo humano e a saúde das pessoas. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do alho negro para a saúde.

  • Níveis elevados de antioxidantes

O primeiro benefício a ser citado é a enorme quantidade de antioxidantes presentes no alho negro. Sabe-se que ele está repleto de flavonóides, geralmente obtidos durante o processo de fermentação.

Estas substâncias nos ajudam a  combater os radicais livres espalhados no organismo. Assim, o alho negro previne nosso envelhecimento celular, fazendo com que nossa pele e cabelos se desenvolvam de maneira saudável. Os antioxidantes ainda combatem diversas doenças que podem prejudicar seriamente o nosso organismo.

  • Acelera o metabolismo

Receitas com alho negro também podem nos ajudar a emagrecer. Segundo estudos, o alimento aumenta nosso metabolismo corporal, fazendo com que nosso organismo queime muito mais calorias que o convencional. Além disso, ele também proporciona a redução do tamanho de nossas células de gordura, localizadas na região abdominal.

  • Ajuda na prevenção e no tratamento do câncer

É comprovado que o alimento pode combater diretamente as células cancerígenas, além de impedir que elas cresçam e se multipliquem. Entre os principais tumores que podem ser tratados com o alimento estão a leucemia, o câncer de estômago e de cólon.

  • Propriedades anti-inflamatórias

O alho preto, como também é conhecido é largamente empregado no combate de inflamações corporais. Ele ainda possui grande concentração de vitamina C, um nutriente fundamental para a manutenção de nosso sistema imunológico; que pode ser adquirido por meio do consumo regular de receitas com alho negro.

Alho negro

Como o alho negro é obtido?

Geralmente esta iguaria é feita a partir do alho fresco, através de um processo que consiste na sua fermentação. A temperatura deve ser controlada para o sucesso deste processo, se mantendo entre os 60ºC e os 90ºC.

O método de fermentação vai tornando o alho cada vez mais escuro pela conversão de alguns dos seus componentes, como é o caso da alicina; que dá origem a alcalóides e flavonóides, muito importantes para o organismo.

O curioso é que este tipo de alho pode ser considerado, inclusive, mais nutritivo que o alho comum. Assim, apesar de sua aparência pouco chamativa, o alho negro é um alimento excelente e que pode ser incluído na alimentação de qualquer pessoa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo