Ambrósia é um doce feito com ovos que carrega muita história

Inicio » Agronegócio » Ambrósia é um doce feito com ovos que carrega muita história
13/10/2020 Por
Ambrósia é um doce feito com ovos que carrega muita história

A ambrósia pode adoçar ou amargar sua vida. Também conhecida como “Manjar dos Deuses do Olimpo”, se tornou um doce típico de Minas. Embora esteja ligado a história de vários países, o doce veio para o Brasil e ganhou o “jeitinho” mineiro.

Entretanto, existe também uma planta chamada ambrósia que tem atrapalhado muitos agricultores ao redor do mundo. Entenda!

Ambrósia

O que é ambrósia?

Ambrósia é um doce cheio de grumos que é feito à base de leite, ovos e açúcar. O seu nome é mencionado desde a Grécia Antiga como Manjar dos Deuses do Olímpio, mas não sabemos se trata do mesmo doce que conhecemos hoje.

Por outro lado, existe também uma planta chamada ambrósia. Bem diferente do doce, a planta invasora pode causar muitos estragos à saúde e às plantações. Ela é originária da América do Norte, mas foi acidentalmente inserida na Europa no século XIX. A planta já teve existência confirmada em diversos estados do Brasil.

Ambrósia: um doce cheio de história

Segundo a Mitologia Grega, a ambrósia era um doce com sabor divino que tinha o poder de ressuscitar, de dar imortalidade ou de matar; dependendo de quem o comesse.

A palavra ambrósia significa algo como “divino”, bem como “imortal”. De acordo com alguns mitos, por ser muito poderoso, a degustação era vetada aos humanos. Porém, se algum deus oferecesse o doce a um humano, ao ingerir, ele sentiria uma sensação de felicidade extrema.

O doce ambrósia como conhecemos hoje teve origem na Península Ibérica e chegou ao Brasil junto aos portugueses. Desde a Idade Média, a doceria portuguesa se baseia em dois ingredientes: ovos e açúcar. Esta combinação, embora não seja muito nutritiva, é realmente muito saborosa.

De acordo com a história, no século XV, as claras dos ovos eram usadas pelas freiras na preparação de hóstias e para engomar as roupas em eventos religiosos. Como era de costume de Portugal não desperdiçar nada, começou-se a utilizar as gemas dos ovos na preparação de doces.

No Brasil, a ambrósia é bastante comum no Estado de Minas Gerais, uma vez que é considerado um dos doces mais antigos da região.

Há duas formas tradicionais de preparar esse doce mineiro e, inclusive, dois nomes bastante curiosos. São eles:

  • Espera-marido, uma preparação mais cremosa e sem os pedaços característicos;
  • Espera-esposa, uma preparação com grumos.

Ambrósia

A planta ambrósia

A ambrósia é uma planta invasora com caules avermelhados. No Brasil, ela está presente nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

A ambrósia afeta principalmente plantações de trigos, os pomares, os pastos, os terrenos baldios e as beiras de estrada. Além disso, ela se prolifera melhor durante a primavera e em ambientes quentes e fechados.

Além de ser uma ameaça às plantações, a planta ambrósia também pode ser prejudicial à saúde. Seu pólen é altamente alergênico e causa graves distúrbios a pessoas sensíveis, como coceira nos olhos, respiração ofegante e espirros, sendo que o pólen da planta é considerado o principal causador de rinite alérgica nos Estados Unidos.

Ademais, a ambrósia também pode causar graves queimaduras na pele. Por isso, a planta é considerada uma das mais tóxicas do Reino Unido.

O seu controle pode ser muito difícil, uma vez que uma única planta de ambrósia pode produzir cerca de 30.000 sementes e sua capacidade de germinação se mantém por até 15 anos. Entretanto, pode-se adotar medidas físicas, químicas ou biológicas para o seu controle.

No meio natural, é recomentado cortar ou arrancar a planta antes de florir, evitado assim a disseminação do pólen. Em caso de invasões bem estabelecidas, o processo deve ser feito por vários anos seguidos.

Por outro lado, no âmbito agrícola, o controle mais apropriado é o químico, uma vez que existem diversos herbicidas capazes de matar a espécie. Deve-se também tomar cuidado com o trajeto das máquinas e aparelhos, evitando a expansão da planta ambrósia.

Como fazer o doce ambrósia?

A receita mineira tradicional de ambrósia leva apenas 4 ingredientes e deve ser feita com muito cuidado e paciência. Confira, em seguida, quais são os ingredientes e, logo após, o seu modo de preparo.

Ambrósia

Ingredientes da ambrósia

  • 8 ovos;
  • 1 litro de leite;
  • 1 ¼ de xícara de açúcar;
  • Canela em pau.

Modo de preparo:

  1. Misture o leite e o açúcar em uma panela e reserve;
  2. Bata os ovos e coe sobre a mistura de leite e açúcar ainda frios. Logo depois, leve ao fogo e misture mexendo somente a panela (sem utilizar uma colher), para que os grumos formados não de desmanchem, até que o leite fique todo talhado e levante fervura;
  3. Após começar a ferver, mexa o doce somente de vez em quando, evitando que grude no fundo da panela;
  4. Quando os talhos ficarem bem separados da calda, o doce estará pronto. Deixe esfriar e sirva!

Por outro lado, é possível preparar esse doce de Minas Gerais também no forno. Ela leva os mesmos ingredientes, porém, não forma grumos. Veja em seguida.

Ingredientes ambrósia de forno

  • 6 ovos;
  • ½ litro de leite;
  • 1 xícara de açúcar.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo;
  2. Logo depois, despeje a mistura em recipiente untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 190 °C por aproximadamente 45 minutos, ou até ficar dourado.

Além disso, existem diversas variações do doce de ambrósia. Podemos encontrar receitas que levam limão, maracujá e pistache, por exemplo. A preparação pode variar de acordo com a cultura e região do Brasil.

Em resumo, a ambrósia pode alegrar muito o seu dia. Isto se for a ambrósia na versão doce, é claro. Com ingredientes e modo de preparo simples, você pode escolher a receita do doce que mais te agrada e entender o porquê de ela ser chamada de Manjar dos Deuses do Olimpo.

Por outro lado, a planta daninha de mesmo nome merece atenção e controles efetivos para que não acabe prejudicando as atividades agrícolas. Assim, a planta ambrósia deve ser combatida com eficácia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo