Ameixa vermelha ajuda a evitar o aparecimento de problemas gestacionais

Inicio » Agricultura » Ameixa vermelha ajuda a evitar o aparecimento de problemas gestacionais
14/10/2019 Por
Ameixa vermelha ajuda a evitar o aparecimento de problemas gestacionais

A ameixa vermelha traz benefícios importantes para a saúde, principalmente durante a gravidez

A ameixa vermelha é apenas uma das mais de 100 variedades da fruta existentes, rica em vitaminas e propriedades. A fruta contribui para o funcionamento intestinal e também para absorção de ferro, potássio, cálcio e outros nutrientes.

Uma das grandes vantagens da ameixa vermelha é que ela pode ser consumida tanto in natura quanto seca. Sendo assim, é possível saciar a fome e fornecer impulso nutricional ao organismo.

Árvore de ameixa vermelhaO que é ameixa?

A ameixa é o fruto da ameixeira, que pode ser encontrada de diversas formas, sabores e coloração na natureza. Inclusive, as diferenças entre as cores da fruta acontecem devido a presença do pigmento fitoquímico. Por exemplo, a a ameixa vermelha é assim conhecida graças ao seu tom avermelhado.

Além da fruta de cor vermelha, existem outros tipos de ameixa na natureza, dentre elas, podemos destacar a ameixa amarela e a ameixa preta.

Quais são os benefícios da ameixa vermelha?

A fruta é rica em fibras, potássio e antioxidantes, além ser uma excelente fonte de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. Além disso, dentre as vitaminas da ameixa vermelha, a fruta possui vitamina C.

E qual a melhor forma de consumir a fruta? A variedade pode ser encontrada tanto in natura quanto seca. A ameixa vermelha in natura consegue manter os nutrientes, especialmente na casca, onde se concentra o maior teor de fibras.

ameixa vermelha

A ameixa vermelha seca, por outro lado, possui menor quantidade de água por ser desidratada. Contudo, não é recomendada para diabéticos em razão da alta concentração de açúcar.

O processo de desidratação provoca, também, a perda da vitamina C. No entanto, consumir a ameixa vermelha seca proporciona a potencialização do efeito laxativo.

Benefícios da ameixa vermelha na gravidez?

Basicamente, a ingestão de frutas em geral durante a gestação é altamente recomendada. Portanto, a futura mamãe deve seguir a dieta recomendada pelo médico.

Confira algumas das vantagens de consumir ameixa vermelha na gravidez:

  • Regulação da pressão arterial: ela reduz o risco de pré-eclâmpsia devido a presença de fibras e potássio, que regulam a pressão arterial. A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez, onde  a elevação da pressão sanguínea pode levar a morte da mãe e do bebê;
  • Prevenção do diabetes gestacional:  a variedade tem baixo índice glicêmico, portanto auxilia na prevenção ou controle do diabetes gestacional;
  • Coagulação sanguínea: devido ao alto teor de vitamina K, a fruta previne a coagulação sanguínea;
  • Fortalece o sistema imunológico: a fruta é rica em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico e previne doenças que podem acometer a gestante.
  • Absorção de ferro: a fruta é rica em vitamina C, o que facilita a absorção de ferro, essencial no tratamento de anemia, doença muito comum na gravidez.
  • Prevenção do parto prematuro: a fruta é rica em magnésio, substância que relaxa os músculos. Sendo assim, ela evita as contrações prematuras que levam ao parto prematuro.

Como plantar ameixa vermelha?

O primeiro passo para plantar ameixa vermelha é adquirir a muda e envolver sua raíz com pano úmido até iniciar o processo de plantio.

Na hora de plantar a a ameixa, coloque uma camada fina de cascalho em um vaso e, com uma pá, encha parte do vaso com terra. Retire o pano úmido e coloque a planta no vaso, desembaraçando as raízes mais jovens e empurrando-as para o interior do solo.

Em seguida, faça buracos com profundidade suficiente para acomodar as raízes sem dobrá-las. Depois, cubra a raíz com mais terra e adicione água.

ameixa vermelha

Cuidados com o plantio da fruta

A ameixeira requer solo pouco ácido, além do verão seco, longo e luminoso para garantir frutos sadios de boa coloração. Ademais, existem tipos de ameixa específicos para cada região do Brasil, devido à influência do clima em cada cultivares.

Quando for plantar a ameixeira, use estacas de 15 centímetros amarradas ao tronco principal da planta, a fim de ajudar a planta a ficar reta. Depois do plantio, é importante colocar cobertura morta ao redor da muda, além de regá-la toda semana.

A fim de manter ameixoeira saudável realize podas sazonais. Além disso, faça o controle de pragas e insetos, de preferência, com produtos orgânicos. Dessa forma, a árvore dará frutos de ameixa vermelha em cerca de dois anos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo