Amendoeira é árvore ramificada que pode atingir 8 metros de altura

Inicio » Agricultura » Amendoeira é árvore ramificada que pode atingir 8 metros de altura
24/08/2020 Por
Amendoeira é árvore ramificada que pode atingir 8 metros de altura

Mesmo sendo nativa do Oriente Médio, a amendoeira também é bastante encontrada em Portugal, região que possui excelente capacidade de receber o cultivo desse tipo de árvore.

A partir da plantação e do cultivo da amendoeira é que hoje, tanto brasileiros quanto europeus, além moradores de diversos outros países, podem aproveitar dos variados benefícios de sua semente.

amendoeira

O que é amendoeira?

Amendoeira é uma planta que, em hebraico, é chamada de sha·qédh. Possui uma simbologia muito forte e apropriada com a sua formação.

O significado de amendoeira é renascer. Isso ocorre porque a amendoeira renasce a cada verão, após perder suas folhas no outono.

A questão de o que é uma amendoeira é muito pesquisada, e a resposta nada mais é do que um tipo de árvore bastante comum, plantada a partir da semente de amêndoa.

Sua estrutura é grande, suas folhas são de cores diversas e sempre caem no outono, preenchendo as ruas das cidades que têm o prazer de tê-las na paisagem urbana.

Amendoeira amendoim e amendoeira cajueiro: existe ligação?

Muito é difundido que a árvore gera o fruto do amendoim, entretanto, a árvore cresce a partir da semente da amêndoa. Em contrapartida, o amendoim é cultivado a partir de uma planta, e cresce no subsolo da plantação, ou seja, não é obtido a partir da árvore amendoeira.

Assim como a confusão com o amendoim, amendoeira cajueiro também não tem nada em comum, a não ser o fato de que são plantados e que geram frutos. Diferentemente da amendoeira, o cajueiro é originário do Nordeste do Brasil e tem como fruto a castanha de caju.

Como é a amendoeira planta?

A árvore é conhecida por chegar a altas alturas, sendo que a maior parte de suas espécies pode chegar até mesmo a 8m de altura.

O tronco do pé de amendoeira é bastante reto e robusto com diâmetros que variam entre 50 e 150cm. As folhas da planta amendoeira chamam muito a atenção, pois possuem cores bem variadas que se espalham pelo chão assim que acaba a estação do inverno.

Onde encontrar a amendoeira no Brasil?

As amendoeiras são encontradas em diversas localizações do país, sendo que é notório que na cidade do Rio de Janeiro são vistas em grande quantidade. A razão do alto número de árvores dessa espécie serem encontradas nesse grande centro é a sua robustez e aparência que facilitam muito nos projetos de arborização urbana.

Por conta da importância dessas árvores no Rio de Janeiro, até o poeta Carlos Drummond de Andrade usou-as como meio de inspiração para escrever diversos poemas sobre a vida e sua efemeridade.

Além disso, por conta da alta quantidade da árvore nas ruas do Rio, já foi até mesmo emitida uma lei que proibia o seu plantio. Isso ocorreu por conta das folhas da árvore que caiam no outono, causando o entupimento de bocas de lobo e bueiros na cidade.

amendoeira

A arte expressada em “Amendoeira em flor”

A beleza e o significado presentes na amendoeira também chamaram a atenção do famoso pintor Vincent Van Gogh. O artista idealizou uma obra chamada “Amendoeira em flor”, pintura na qual estampa um belíssimo exemplar da planta com o céu azul de fundo.

A pintura foi feita a partir da notícia de que o pintor teria um sobrinho. A partir disso, Van Gogh resolveu prestar uma homenagem à criança, lhe dando um presente que pudesse pendurar acima de seu berço. Segundo relatos da mãe do bebê, este sempre observou o quadro com muito interesse e satisfação.

Como é o fruto da amendoeira?

Não existe uma fruta da amendoeira, mas sim um fruto que em seu interior é gerada a semente de amêndoa.

O fruto da planta é considerado um dos mais importantes para a fabricação de diversos tipos de gêneros alimentícios como bolos, chocolates, tortas, entre outros, além de ser utilizado para a fabricação de cosméticos de diversas marcas renomadas no mundo.

Para que os frutos comecem a aparecer, é preciso ter muita paciência, já que comumente só são gerados após os 5 primeiros anos do plantio. Entretanto, o resultado é uma das sementes mais interessantes, saborosas e nutritivas do mundo.

Como plantar amendoeira?

O plantio da amendoeira não é tão simples, pois diversos fatores podem atrapalhar o seu bom desenvolvimento no solo. Por esse motivo, é importante que a pessoa que deseja cultivar a planta estude sobre as condições climáticas do local, bem como sobre as técnicas mais indicadas para que o plantio seja bem-sucedido.

O clima para que uma amendoeira cresça de maneira correta e dê seus frutos deve ser o árido. Até é possível cultivar a planta em locais mais frios com a ajuda de uma estufa adequada para essa finalidade.

Após a verificação do clima também é necessário escolher o melhor posicionamento para plantar a árvore. É essencial que seja um lugar com bastante exposição ao sol e que a terra possua um bom escoamento. Isso é importante, uma vez que a raiz da amendoeira pode facilmente apodrecer caso haja o acúmulo de água empoçada em sua volta.

Tomados esses cuidados, é o momento de germinação da semente da planta, que deve ser feita em local apropriado para que a transferência das sementes para o solo ocorra de maneira correta. Esse aspecto também é aplicado no caso da escolha pelo plantio a partir de brotos.

amendoeira

Cuidados com a amendoeira

Diversos são os cuidados que devemos ter após o plantio da amendoeira. O seguimento de todos eles deve se dar ao máximo para que a planta seja cultivada da melhor maneira possível.

Entre esses cuidados, destacam-se as atividades de:

Tudo isso precisa ser feito após muita pesquisa a respeito do plantio da amendoeira. Pode parecer muito complexo no começo, mas após o vislumbre dos resultados e do crescimento sadio da planta, é fácil chegar à conclusão de que vale muito a pena seguir todos os passos indicados corretamente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo