Amendoim forrageiro ajuda a melhorar a qualidade do pasto

Inicio » Agricultura » Amendoim forrageiro ajuda a melhorar a qualidade do pasto
13/09/2019 Por
Amendoim forrageiro ajuda a melhorar a qualidade do pasto

Cultivo do amendoim forrageiro traz benefícios para os animais e para o solo

O Amendoim forrageiro é muito conhecido nas regiões do país onde a pecuária é mais desenvolvida.

No entanto, seu cultivo pode trazer outros tipos de benefícios que vão muito além das pastagens de gado. Por isso, a seguir, trazemos mais detalhes sobre o amendoim forrageiro para que você mantenha-se atualizado.

Amendoim forrageiro

O que é amendoim forrageiro?

Amendoim forrageiro é uma planta muito utilizada tanto no paisagismo de propriedades rurais, quanto na alimentação do gado. Afinal, suas características, como sua cobertura verde-escuro e as delicadas flores na cor amarela, criam um visual interessante.

Essa planta é muito comum em países como Bolívia, Uruguai, Argentina e Paraguai, além do Brasil. Nesses países, existem por volta de 80 espécies identificadas de amendoim forrageiro.

Por isso, dependendo da região onde ela se encontra, pode acabar recebendo outros nomes. Entre eles, os mais conhecidos são amendoim-rasteiro, amendoinzinho e grama amendoim.

Aplicações do amendoim forrageiro

Esse tipo de grama possui um alto valor nutritivo para animais, por isso é muito utilizado em pastagens para gado de corte e leiteiro. Além disso, suas raízes ajudam a aumentar a resistência do terreno contra chuvas e deslizamentos.

Seu uso também é comum em áreas onde não há trânsito de pessoas, animais e veículos, por conta do visual que suas flores amarelas produzem.

Também funciona muito bem como proteção contra ervas daninhas em jardins e hortas, graças a suas folhas. Afinal, por ter uma folhagem densa, oferece longos períodos de sombra ao solo, impedindo que essas ervas apareçam.

Amendoim forrageiro

Tipos de amendoim

Além do amendoim forrageiro, cujo nome científico é Arachis repens, existem outros tipos de amendoim que podem ser utilizados com a mesma finalidade.

Nesse caso, os tipos de amendoim mais comuns são o Arachis pintoi e o Arachis grabata.

Como plantar amendoim forrageiro?

Na grande maioria dos casos, o cultivo do amendoim forrageiro é feito através do plantio de mudas. Isso porque esse tipo de planta produz um número muito reduzido de sementes, tornando sua comercialização inviável.

Sendo assim, para saber como plantar amendoim forrageiro, é preciso cuidar de alguns detalhes.

O plantio é feito com mudas de amendoim forrageiro já ligeiramente desenvolvidas, plantadas com certa distância entre cada muda. Com isso, o amendoim forrageiro se desenvolve com muito mais facilidade, cobrindo o solo à sua volta com muito mais rapidez.

Além disso, esse tipo de grama também pode ser cultivado juntamente a outras espécies, sem maiores problemas.

Amendoim forrageiro

Cuidados no cultivo do amendoim forrageiro

O amendoim forrageiro é uma planta que tem pouca tolerância a períodos de seca mais duradouros. Por isso, é necessário garantir que ela seja sempre irrigada, independente das condições climáticas.

Ainda assim, essa planta se mostra muito mais resistente às baixas temperaturas do que outros tipos de grama, por exemplo. No entanto, por possuir raízes mais longas, consegue extrair nutrientes e água numa profundidade maior do que outras plantas.

Por ser uma planta que dificilmente ultrapassa os 40 centímetros de altura, ela dispensa podas periódicas. Além disso, a planta se desenvolve muito bem tanto em meia sombra quanto cultivada em locais com exposição direta e constante ao sol.

O amendoim forrageiro pode ser uma boa alternativa tanto pelo alto valor nutricional para os animais, quanto para proteção do solo de hortas e jardins.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo