A amora auxilia a tratar inflamações do organismo
A amora é um tipo de fruto que vem da árvore amoreira silveira ou silvestre. A planta medicinal apresenta elementos anti-inflamatório e substâncias antioxidantes. As folhagens podem ter uso como um medicamento caseiro para tratar osteoporose e as cólicas de menstruação.
A frutinha da amora pode ter o consumo fresco, nas sobremesas ou sucos que podem ter uso para auxiliar o tratamento de inflamações e diarreias. É possível ser adquirida, de modo geral, nas feiras livres, mercados e estabelecimentos que vendem produtos naturais.
O que é amora?
A amora é uma fruta que destaca uma série de benefícios para a saúde, incluindo o fortalecimento da imunidade. Sua nomenclatura científica é rubus fruticosus, e ela pode ser consumida de diversas maneira, inclusive crua ou em forma de chá. Além de reforçar o sistema imunológico, a amora pode ajudar a prevenir contra o câncer e a anemia; e sua única contra-indicação é a de não consumir mais que uma xícara por dia – pois isso pode provocar alterações no intestino e uma diarreia.
Entre as suas principais propriedades, pode-se mencionar os seguintes elementos:
- diurético;
- antidiarreico;
- antioxidante;
- regula o intestino;
- cicatriza;
- antimicrobiana;
- efeito anti-inflamatório.
Ainda, o fruto é fonte de ferro e minerais, elementos fundamentais para que a circulação do sangue, portanto, seja boa.
Benefícios da amora
Para quem sofre com cólicas menstruais, o fruto é essencial. Neste caso, portanto, consuma duas xícaras do chá de amora, diariamente para obtenção de bons resultados. Além deste, podemos citar como principais benefícios do consumo da amora:
- ajuda a tratar mucosas da boca;
- trata infecção;
- faz a limpeza sanguínea;
- mantém o fígado desintoxicado;
- é reforço para os rins;
- deixa os cabelos mais saudáveis;
- mantém a pele mais macia e radiante;
- controla a pressão arterial.
A amora, ainda, apresenta a capacidade de normalização da pressão alta e melhora taxas do colesterol, reduzindo riscos de patologias do coração, controlando glicose e fazendo a prevenção de artrose. Consegue também fazer o estímulo da memória e combate à obesidade.
- Ajuda a emagrecer
Ela é responsável pela perda de peso, em razão de seu fator diurético e que regula o intestino. Contudo, para aderir a tal vantagem, é imprescindível que se faça a ingestão da amora em associação à prática de atividade física e uma dieta adequada.
- Melhora a saúde do organismo
Além dos aspectos que auxiliam a perda do peso, é capaz de melhorar as cordas vocais, em virtude de seus elementos anti-inflamatórios. Faz a prevenção do envelhecimento precoce e ajuda no fortalecimento da imunidade, porque é rica em antioxidantes.
- Mantém a coloração natural dos fios
A melanina produzida nos fios tem reforço pelas amoras. Isso faz com que se mantenha a cor original dos fios. É uma excelente notícia, ainda mais para quem sofre de envelhecimento precoce dos fios. Beba suco de amora, de forma regular e, portanto, poderá aderir aos benefícios desejados dos cabelos com saúde.
Tipos de Amora
Existem, pelo menos, uns seis tipos de amora disponíveis na natureza. A mais conhecida é a amora preta. Mas pode-se consumir também a amora vermelha ou a amora miura para transformar inúmeras receitas culinárias.
Amora Branca
Essa amora é um tipo de planta de caráter medicinal que tem sua árvore em altura média de cinco a vinte metros. O tronco é ramificado e apresenta folhagens de tamanho grande, bem como frutos e flores amareladas.
De modo geral, o que se usa dessa planta são as folhagens que contam com substâncias antioxidantes, elementos anti-hiperglicêmicos, antimicrobianos e uma série de benefícios. Seus frutos fazem bem para a concentração e memória.
Todas as folhas da amora branca podem ter uso com a finalidade de reduzir o açúcar absorvido na região intestinal, melhorando todo o teor metabólico e reduzindo o pico de glicemia, proporcionando que o indivíduo não sinta fome demais e auxilia no emagrecimento.
É responsável também por dar alívio aos sinais de má digestão. É composta por substâncias antioxidantes que reduzem a disseminação de elementos bacterianos nocivos ao organismo, prevenindo envelhecimento precoce. Há, ainda, pesquisas que fazem a comprovação de que os frutos da planta são capazes de melhorar a concentração e memória.
Chá de Amora
O chá de amora é um líquido feito com as folhas do fruto, mas também há a possibilidade de fazer uso das próprias frutinhas para melhores resultados. Esse chá é muito famoso entre o público feminino em fase de climatério, porque ele simula todo o efeito do estrogênio no corpo, ajudando no combate à onda de calor.
Traz inúmeros benefícios aos indivíduos que desejam o emagrecimento, ao passo que estejam associados a uma alimentação pouco calórica, e com a prática de atividade física. Quem tem gastrite também pode usufruir dos seus benefícios.
Trata-se de fonte dos seguintes minerais e vitaminas importantes para a saúde do corpo. Confira, a seguir:
-
- flavonoides;
- fibras;
- antioxidantes;
- manganês;
- ferro;
- magnésio;
- potássio;
- vitamina C;
- vitamina E;
- vitaminas do complexo B;
- vitamina K.
Ao combinar todos esses elementos, a fruta é capaz de proporcionar vantagens incríveis ao organismo, prevenindo até mesmo anemias. Os fitormônios são os destaques do fruto que têm semelhança a funcionalidade estrogênica no organismo feminino.
Como Plantar um Pé de Amora?
Para compor as mudas, esse plantio deve ser procedido em diversos momentos do ano. Neste caso, é preciso que sejam compostas por estacas em gemas maduras. O plantio do comércio, em áreas de produção, fazem a indicação de que abril até agosto, portanto, é um bom momento de obter estacas disponíveis da poda invernil. Além disso, nessa temporada, as plantas estão em fase de maturação e descanso vegetativo, com menores teores de umidade do solo e condição melhor de brotos.
O ambiente ideal para a amoreira é úmido e frio. A planta se adapta facilmente ao clima mais temperado, entre 24 ºC a 28º C. O pé de amora acontece com a dispersão natural das sementes no solo. O plantio, por se tratar de um tipo de planta rústica, adapta-se a vários tipos do solo. Porém, varia muito nas profundidades e locais úmidos, mas não aceita o solo encharcado.
Caso as mudinhas não estejam plantadas em ambiente permanente, esse transplante pode ser realizado ao passo que se atinja a altura de até 30 centímetros. O espaço entre mudas deve ter, pelo menos, meio metro de distância. No plantio de amora para comércios, a variação é de acordo com os equipamentos disponíveis para cultivo como tratores, tração animal e afins.