Árvores frutíferas geram frutos que impulsionam a economia

Inicio » Agricultura » Árvores frutíferas geram frutos que impulsionam a economia
28/06/2019 Por
Árvores frutíferas geram frutos que impulsionam a economia

As árvores frutíferas estão espalhadas por todo o mundo e dão frutos essenciais para a alimentação dos seres vivos

Uma das vantagens das árvores frutíferas é a sua capacidade de adaptação. Como existem milhares de espécies, cada uma delas sobrevive em determinado ambiente e, assim, seus frutos são encontrados em todos os locais do planeta.

As árvores frutíferas podem ser encontradas em diferentes tamanhos. Elas são cultivadas nos jardins de casas, mas também na produção em larga escala, como nos laranjais e plantações de maçã, por exemplo.

Árvores frutíferas

O que são árvores frutíferas?

Árvores frutíferas são aquelas plantas que geram frutos, geralmente consumidos pelos homens ou pelos animais. Vale lembrar que todas as árvores que produzem flores, consequentemente também produzem frutos. Contudo, nem todos são consumidos pelos seres humanos.

Ainda assim, há uma infinidade de frutas à disposição. Além de fazerem bem para a saúde, elas são saborosas e podem fazer parte de diversas receitas. Consumidas in natura, dentro da salada, assim como em doces ou na forma de frutas secas, elas são essenciais para a dieta e a alimentação.

Além de serem cultivadas dentro do agronegócio, as árvores que geram frutos podem também ser plantadas no quintal de casa.

As árvores frutíferas podem sobreviver em vasos?

Sim. Algumas espécies se adaptam muito bem quando são cultivadas em vasos, no jardim de casa, por exemplo. Geralmente elas são árvores frutíferas de pequeno porte e, assim, de manuseio mais prático e fácil.

Árvores frutíferas

Conheça o manuseio de algumas árvores frutíferas em vasos:

  • Limoeiro: o limão siciliano, por exemplo, muito apreciado dentro da gastronomia, se adapta muito bem ao cultivo em vasos. A dica, então, é escolher uma planta enxertada, que já estará produzindo.
  • Romã: também pode ser utilizado de forma ornamental, devido a suas belas flores. É uma planta bastante versátil, assim, pode ser cultivado em vasos e formatos em miniatura.
  • Jabuticaba: a dica é comprar a variedade anã, que se adapta muito bem em plantios nos vasos. Vale lembrar, contudo, que ela gosta muito de água, por isso a irrigação deve ser constante.
  • Figueira: estas árvores também se adaptam muito bem ao plantio. A vantagem, ainda, é que com os seus frutos é possível fazer doces, geleias e compotas. Entretanto, para manter a sua saúde é importante podar nas épocas indicadas.

Como cultivar árvores frutíferas em casa?

Primeiro é necessário saber que existem diversos tipos de árvores frutíferas e, assim, cada uma possui uma característica específica.

O primeiro passo é conhecer a espécie que se deseja plantar e, assim, saber detalhes sobre o seu comportamento: Qual o clima em que se adapta melhor? Prefere sombra ou sol? Qual o volume de água a ser oferecido?

Árvores frutíferas

Enfim, após este processo é possível escolher as plantas que mais de adaptam à sua região. Para iniciar um plantio, seja ele em larga escala assim como consumo próprio, o ideal é a escolha das mudas de árvores frutíferas.

A forma de reprodução pode variar conforme cada espécie, contudo, muitas delas podem ser adquiridas em comércios especializados no departamento.

Algumas árvores frutíferas se proliferam através de sementes, outras através de enxertos, por exemplo. Uma das vantagens da enxertia é que, ao adquirir a planta, mesmo que seja uma muda nova ela já pode estar produzindo frutos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo