Veterinária

Anemia em bovinos pode ser sintoma da Tristeza Parasitária Bovina

Anemia em bovinos pode ser sintoma da Tristeza Parasitária Bovina

Sendo um produtor rural, você já deve ter ouvido falar em anemia em bovinos. Pois é, a doença grave que pode até matar o gado é bastante comum e merece atenção. Quando o tema envolve a saúde dos animais, é necessário considerar que o assunto é fundamental na atividade pecuária.

Isso porque estamos falando do país que possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, atingindo a marca de mais de 214 milhões de animais em 2019, de acordo com dados da Produção Pecuária Mundial – divulgados pelo IBGE em outubro de 2020. Justamente pela enorme produção de gado no Brasil, falar em anemia em bovinos é considerar uma doença que afeta um dos principais segmentos do agronegócio no país.

No entanto, como identificar o que é a anemia e seus principais sintomas?

Anemia bovina: o que é?

O sangue tem como uma de suas principais funções o transporte de substâncias no organismo. Esse movimento é essencial, já que é por meio dele que é feito o transporte de nutrientes, vitaminas, hormônios, oxigênio e outros.

A anemia bovina faz com que haja redução de glóbulos vermelhos no organismo do animal e, portanto, o sangue não desempenha sua função perfeitamente. Essa deficiência na atividade sanguínea impede que ferro e outras vitaminas sejam suficientes no organismo, causando anemia nos animais.

Existem diversas causas possíveis para o desenvolvimento de anemia em bovinos. Elas podem ser:

  •  endoparasitas ou ectoparasitas
  •  ingestão de plantas tóxicas
  •  vírus e bactérias
  •  anemias hemorrágicas
  •  deficiência na alimentação

anemia em bovinos

Tristeza bovina

A anemia pode estar ligada ao que chamamos de Tristeza Parasitária Bovina, a TPB. No entanto, essa tristeza bovina é um complexo de doenças – infeccioso e parasitário – causado por duas enfermidades, chamadas de Babesiose e Anaplasmose.

Essas duas doenças se desenvolvem por meio de dois agentes principais: Babesia bovis e bigemina, e também pela bactéria Anaplasma marginale. Esses agentes são transmitidos ao gado por alguns vetores:

  •  picadas de moscas
  •  picadas do carrapato
  •  agulhas e bisturis contaminados utilizados em procedimentos cirúrgicos ou vacinação

Então, quando a Babesia e Anaplasma se desenvolveM nos bovinos, infectam as hemácias dos animais. Como consequência, alguns sintomas da tristeza bovina são percebidos no comportamento e dia-a-dia deles. Exemplos de sintomas são: anemia, febre, queda na produção de leite, perda de apetite, apatia, cansaço, alteração na cor/ressecamento nas mucosas e outros sinais clínicos que ajudam a identificar o complexo de doenças.

É possível prevenir a TPB

A TPB pode afetar o gado em qualquer idade, mas existem medidas que podem ajudar no combate das doenças. A transmissão dos agentes é menos comum por instrumentos cirúrgicos, mas é possível evitar o contágio garantindo que os instrumentos de vacinação e cirurgias não sejam compartilhados de um animal para o outro.

Além disso, o controle de carrapatos e moscas é fundamental para manter o gado saudável, seja ele gado de corte ou gado leiteiro. Por isso, a TPB está diretamente ligada à anemia em bovinos e ambas podem levar o gado à morte caso não haja tratamento adequado para garantir a saúde do animal.

Imagens: Wirestock/Freepik

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também