Agronegócio

Conheça a APAS (Associação Paulista de Supermercados)

Conheça a APAS (Associação Paulista de Supermercados)

APAS realiza o maior evento das Américas de exposição de bebidas e alimentos, o APAS Show. APAS é uma organização sediada no estado de São Paulo que tem como uma de suas várias funções promover e viabilizar o evento conhecido como APAS Show. Em sua última edição, em 2019, tal evento teve 849 expositores, sendo 204 internacionais, abrangendo 22 nacionalidades. Movimentou 330 milhões de dólares em negócios internacionais.

Um dos objetivos da APAS é profissionalizar o setor que se dedica para melhorar a qualidade do serviço de modo a beneficiar não só os profissionais do ramo, mas também o consumidor.

APAS

O que é APAS?

APAS é a sigla de Associação Paulista de Supermercados. É uma organização que reúne o empresariado do setor supermercadista do Estado de São Paulo com a meta de integrar todos os setores da rede de distribuição de produtos alimentícios.

Também tem como propósito profissionalizar a área para gerar serviço de qualidade que traga satisfação e custo benefício não só aos profissionais do setor, mas como a seus consumidores.

A origem da APAS

A APAS surge no começo dos anos 1970 do século XX, mais especificamente em 1971, com a intenção de fazer a distribuição de cotas dos produtos alimentícios aos comércios varejistas de forma organizada para que a oferta de produtos ocorresse de maneira mais racional.

A iniciativa da criação da entidade foi de um grupo de empresários supermercadistas situados no Estado de São Paulo.

O trabalho que realizaram certamente ajudou a APAS a se consolidar como uma representante de classe capaz de gerar resultados concretos e trazer vários benefícios a todas as pontas envolvidas no setor supermercadista.

A organização que ajudou a promover colaborou para que as negociações com as indústrias se tornassem mais valorizadas.

O momento de chegada da APAS ao mercado veio a se revelar muito importante anos mais tarde, quando teve que provar mais do que nunca sua capacidade de manter o setor forte e suficientemente organizado para não sucumbir às agruras da depressão econômica.

Seu papel foi importantíssimo para evitar que a vida da população, tão dependente dos serviços do setor, se tornasse ainda mais dramática.

Os anos 1980

O país começou a atravessar um período de grave crise econômica. Os anos do “milagre econômico”, aliados a projetos faraônicos sem muita utilidade ao social, a aberrante concentração de renda e a crise do petróleo fizeram o país entrar em um colapso financeiro.

A inflação disparou a níveis alarmantes e o custo de vida também. Os supermercados passaram a viver de escassez de produtos em suas gôndolas, vendas paupérrimas e margens consumidas pela desvalorização constante e acelerada da moeda nacional.

Como tentativa de se reverter essa quadro alarmante, surgiram diversos planos econômicos que se demonstraram ineficazes. Exemplos: o Plano Cruzado de 1986 e o Plano Collor 2 de 1992.

O fracasso desses planos trouxe grandes prejuízos ao setor de supermercados, pois se criavam mecanismos de controle de preços, como se a elevação destes fosse uma manobra dos supermercados para manter a inflação alta.

Em todos esses momentos difíceis, a APAS se mostrou empenhada e firme no propósito de defender os supermercadistas e garantir a organização e sobrevivência destes. Exerceu papel de grande contribuição para a sociedade como um todo.

APAS

O Plano Real

Com o lançamento do Plano Real, a APAS se mostrou desde o início disposta a colaborar com o governo para combater a inflação. Participou das negociações duras com as indústrias, lutando para oferecer ao consumidor final um produto com o menor preço possível no ponto de venda.

Dados de mercado

O Estado de São Paulo é dono de 30% do faturamento do setor supermercadista no Brasil. É o líder do segmento entre os estados.

A estimativa é que, em 2019, os paulistas tenham obtido faturamento na ordem de 108 bilhões de reais, segundo números apresentados pela própria APAS.

Esse número se mostrou similar ao do ano anterior, revelando uma tendência de estagnação moderada ou retomada lenta de crescimento.

As vendas no setor tiveram o seu pico no primeiro trimestre, março, registrando alta de 5,25% no acumulado no ano.

Contudo, uma reviravolta ocorreu no mês seguinte, em abril, quando houve uma forte desaceleração. Nessa ocasião, o crescimento não passou de 2,94% e se manteve inferior a 3% até o final do ano.

APAS Show

Anualmente a APAS organiza um evento que reúne os principais expositores do mercado em um evento chamado de APAS Show. O evento é considerado o maior e mais importante das Américas, relacionado a alimentos e bebidas.

Além de exposição, o evento possibilita acesso a milhares de congressistas, dezenas de palestras e oportunidades incríveis e únicas de se realizar negócios, promover networking e ficar antenado com as principais novidades do setor.

Para não ficar apenas em palavras, estima-se que o APAS Show tenha gerado algo em torno de 330 milhões em negócios internacionais.

Reuniu representantes de mais de 11 mil empresas que ajudaram a gerar mais de 100 mil visitas aos mais de 75 mil metros quadrados da área de exposição do evento.

Na última edição, realizada em 2019, houve 847 expositores. Desse total, 204 foram internacionais, contabilizando 22 nações representadas.

Calcula-se que o evento tenha proporcionado mais de mil reuniões coligando 192 empresas brasileiras e 91 compradores internacionais de 30 países.

Ocorreram mais de 70 palestras em 6 auditórios temáticos, atraindo atenção de mais de 4100 congressistas.

APAS

APAS Show 2020

Como se trata de um evento anual, este ano a APAS Show 2020 acabou cancelada em função da pandemia do novo coronavírus. O evento seria realizado de 18 a 21 de maio de 2020 no tradicional espaço de exposição de grandes eventos, o Expor Center Norte.

A APAS 2020 marcaria a 36ª edição do evento, conhecido por promover negócios, experiências e networking entre empresários e executivos do setor supermercadista. Mas a APAS Show 2021 já tem data certa e será realizada de 17 a 20 de maio de 2021.

Mesmo que não consiga entrar na APAS Show como expositor, ainda há a possibilidade de participar como um dos patrocinadores. Um dado relevante é que 94% dos visitantes acreditam que as marcas têm grande visibilidade nesse tipo de evento e 92% concordam que demonstram força.

A APAS Show é uma oportunidade única de expor a marca e realizar grandes negócios. Sem dúvida, é a maior atração do calendário da APAS e uma de suas grandes contribuições para manter o setor supermercadista paulista como líder do segmento no Brasil.

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também