CEAGESP e tudo sobre o centro atacadista que abastece o país

Inicio » Agronegócio » CEAGESP e tudo sobre o centro atacadista que abastece o país
18/07/2019 Por
CEAGESP e tudo sobre o centro atacadista que abastece o país

CEAGESP agrega festivais entre a fusão de empresas

Criado para servir como um norteador e facilitador do comércio, distribuição e armazenamento hortifrutigranjeiro, o CEAGESP é um dos maiores centros atacadistas responsáveis pelo abastecimento do país. De um jeito básico, o estabelecimento é capaz de ser abrigo de diversos tipos de comércio.

Isso porque, entre as funções do CEAGESP, está também a viabilização dos comércio privado. Por isso, a maioria dos produtos relacionados a área da agropecuária podem ser encontrados no local; oferecendo mercadoria àqueles que trabalham com sacolões, restaurantes, mercados e afins.

CEAGESP

O que é CEAGESP?

A CEAGESP é uma estrutura composta por duas empresas que tiveram sua fusão no ano de 1969. Trata-se da sigla de Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, que conta com a colaboração do Centro Estadual de Abastecimento – CEASA e da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo – CAGESP. Ambas empresas compartilham dos mesmos objetivos e complementam o estabelecimento do mundo agro.

Festival CEAGESP

O CEAGESP é responsável por inúmeras possibilidades de festivais gastronômicos. Em sua edição de 2019, trouxe no mês de março, o Festival de Camarão e Massas, servindo, portanto, toneladas de refeições. O valor por pessoa para tanto, compreendeu R$79,90, sendo possível consumir livre, cinquenta tipos de receitas com ingredientes de camarão e massas.

Com muitos molhos e várias delícias culinárias italianas, o festival teve o camarão como protagonista da temática. Quem visitou o ambiente pode aproveitar os diferenciados pratos e entradas disponíveis, bem como as saladas destaques. Os eventos da empresa proporcionam muito conforto e abrem o apetite de todos!

A 4ª edição deste festival teve uma diversidade deliciosa, com nhoque de camarão, servido em “raclette”, derretendo queijo por toda a parte superior da refeição. Serviu-se também talharim com camarão, em apreciação de um coco verde que incrementou a apresentação do prato.

Todos os festivais desta companhia se caracterizam pela excelência da culinária e, por isso, agregam interatividade entre os públicos pertinentes – agricultores, responsáveis pela produção, consumidores e afins.

CEAGESP

Festival de Sopas do CEAGESP

Esse é um dos eventos mais aguardados pelos paulistanos no inverno. Um evento que originou a muitas outras temáticas gastronômicas do centro, em questão. O que mais atrai o público para o festival do CEAGESP é a sua deliciosa sopa de cebola.

Com ingredientes memoráveis, portanto, as receitas do prato têm suas versões gratinadas e, ainda, sem gratinar. O prato é responsável pela atração de diversos públicos, todos os anos. O evento é famoso e comemora mais de cinquenta anos de existência.

Toda a semana são 6 sabores de sopas, com a inclusão da especialidade de cebola que faz parte da maioria dos cardápios. Há sempre a diversidade de opções, que se modificam de semana à semana, surgindo para aguçar o paladar de quem adora sopa. Contudo, se você gostar do prato principal com cebola, pode contar com ele, pois sempre está disponível.

Esse festival também é celebrado por inúmeros sabores com exclusividade, portanto, e um tanto fora do convencional. Juntamente da melhor sopa de cebola da região, o público também pode encontrar outras opções como as seguintes:

  • sopa de marisco;
  • com chilli mexicano;
  • fondue de queijo com alho poró;
  • com pamonha e queijo meia cura;
  • com legumes e cogumelos;
  • opção de cebola gratinada;
  • opção de chocolate com frutas.

O festival compreende visitantes nacionais e internacionais e, por isso, é referência no ramo culinário que celebra eventos do gênero.

Características do CEAGESP

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo – CEAGESP também é responsável pelo desenvolvimento do exercício de entrepostagem. Isto é, a venda e depósitos de produtos e mercadorias. Há uma média de 13 entrepostos em atacado, que permanecem disponíveis pela empresa. Ela atua como um tipo de local “ponto de encontro”, para que aqueles que produzem e aqueles que comercializam possam manter parcerias.

Ambas unidades, tanto do interior quanto da capital atuam como canais que distribuem a produção da região para feira livre, sacolão, supermercado, distribuidoras e, ainda, restaurantes. Em mesma instância que fazem a contribuição para o escoamento das safras, são capazes de movimentar o comércio em atacado e varejo, tornando os custos mais baratos aos consumidores.

ETSP – Entreposto Terminal São Paulo

Trata-se da central de maior destaque de abastecimento de legumes, flores, verduras, pescas e especiarias como cebola e afins, presente na América Latina. Neste centro, estão disponíveis produtos variados, que chegam de 1500 cidades brasileiras e, ainda, dezoito países.

Logo depois que o comércio acontece, eles começam a partir para o abastecimento da população de diversos municípios de São Paulo e, inclusive, de demais estados.

Suas atividades são as seguintes:

  • varejão;
  • atacado;
  • feira de flores;
  • pescado.

Neste local, encontram-se os seguintes serviços:

  • cotações de preços em atacado;
  • banco CEAGESP de alimentos;
  • produtos diversos.

Como funciona o Concurso CEAGESP?

O CEAGESP também conta com um quadro de servidores concursados. Assim como demais órgãos públicos, portanto, as oportunidades são preenchidas por meio de procedimento de concurso público. A companhia disponibiliza ainda, de forma periódica, portanto, diversas oportunidades para aprendizes e estagiários.

O concurso CEAGESP abrange as áreas de administração, agronomia, recursos humanos, direito, auditoria, contabilidade, economia, segurança do trabalho, engenharia mecânica, medicina veterinária e outras pertinentes. O último concurso, portanto, aconteceu no ano passado, e contava com essas mesmas oportunidades.

CEAGESP

Feira de flores CEAGESP

A Feira de Flores do Entreposto Terminal São Paulo – ETSP é a marca registrada do CEAGESP, com uma variedade inacreditável. O evento é importante para diversos cultivadores de plantas e tipos de flores, bem como os comerciantes que trabalham com floriculturas e afins. Caracteriza-se como a maior do Brasil. Tem realização pelo MLP, que é o Pavilhão Mercado Livre do Produtor, reunindo aproximadamente 1000 produtores de plantas, gramas, flores e mudas.

O evento conta com uma área destinada a artesanato e acessórios. Todas as semanas, por isso, há o comércio de 800 a mil toneladas de plantas e também de flores pela feira. Em todas as datas, há uma média de cinco mil a nove mil pessoas circulando pela feira de flores CEAGESP.

Na temporada que antecipa a comemoração do Dia das Mães, portanto, acontece a movimentação de maior destaque no entreposto. É caracterizada pela alta procura, ainda em razão de que o mês de maio também é destaque de casamentos. Outros dias comemorativos importantes são finados e dia dos namorados. As festividades do fim do ano também são datas relevantes para este comércio.

As flores da CEAGESP mais apreciadas em ambas as ocasiões, exceto finados, portanto, são as rosas. Elas movimentam pelo menos 20 % da área econômica. As rosas vermelhas respondem pelo quantitativo maior que 80 % do comércio. Em semanas que antecedem a comemoração, essas vendas têm um aumento que alcança a aproximadamente 2 mil toneladas das plantas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo