Aprumos são importantes para equilíbrio e harmonia de animais

Inicio » Pecuária » Aprumos são importantes para equilíbrio e harmonia de animais
05/07/2020 Por
Aprumos são importantes para equilíbrio e harmonia de animais

Os aprumos são indispensáveis para bem-estar animal

Os aprumos são necessários para que bovinos e equinos tenham uma qualidade de vida maior, mais confortável e com maior segurança. Isso porque, por serem animais de grande porte, a falta de aprumos pode causar desconforto e problemas sérios de saúde.

Logo, muitos fazendeiros e proprietários de equinos e bovinos têm solicitado os aprumos como forma de prolongar a vida animal e manter o seu porte físico em dia, a sua movimentação perfeita e uma melhor distribuição de peso.

Aprumos

O que são aprumos?

Aprumos visam distribuir de melhor forma o peso corpóreo do animal por cada região do corpo. Além disso, realiza-se a medida específica de cada um dos membros em relação ao chão. A técnica é extremamente utilizada para concursos entre equinos e bovinos.

Além disso, eles visam em garantia uma qualidade de vida adequada ao animal, já que, quando as imperfeições são detectadas por algum especialista no assunto, pode-se notar problemas na saúde do animal.

Isso porque compromete o andar adequado do animal, já que alguns podem apresentar membros abertos demais, fechados, cambaios, etc. Logo, os aprumos não se tratam de um luxo desnecessário, mas sim de uma técnica de suma importância para os animais.

Aprumos

Aprumos de cavalos

Os aprumos de cavalos são utilizados com muita frequência para animais que costumam se apresentar em concursos. Mesmo aqueles que não possuem tal finalidade podem usufruir de aprumos equinos para garantir maior bem-estar e segurança.

Dessa forma, problemas de saúde podem ser evitados, já que os aprumos podem detectar possíveis complicações causadas pela deformidade dos membros. Além disso, a alimentação também melhora, já que o cavalo terá todos os membros alinhados para executar a movimentação correta do corpo.

Bovinos

Os aprumos bovinos também são essenciais, já que a postura é ideal para evitar irregularidades na saúde de vacas e bois. Afinal, eles possuem uma densa massa corporal que precisa ser alinhada. Além disso, o seu peso precisa estar bem distribuído para dar a devida sustentação na locomoção.

Além disso, a busca de alimentos também demanda uma estrutura corporal adequada para os bovinos, já que exige movimentos como abaixar, levantar, entre outros. Para saber se estão corretos, é preciso que eles estejam retos e alinhados.

Aprumos

Para realizar uma avaliação adequada, é preciso que um especialista observe os animais de frente, lado e trás. Inclusive, a observação também ocorre com os animais estáticos e em movimento.

Os aprumos podem ser caracterizados por distância curta ou longa demais entre os joelhos. Outro sinal comum de desalinhamento são os cascos tortos, por exemplo, entre outros.

É importante frisar que, independente de se tratar de equinos e bovinos, é indispensável que o animal tenha uma qualidade de vida adequada. Assim, é possível que tenha uma vida tranquila e prolongada, além de conseguir se movimentar e se alimentar de melhor forma.

Para quem quer investir em equinos ou bovinos para concursos ou simplesmente para criação, é preciso estar preparado para ceder o melhor tratamento possível aos animais, e isso envolve os aprumos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo