Aroeira é uma espécie com reconhecido valor medicinal

Inicio » Meio Ambiente » Aroeira é uma espécie com reconhecido valor medicinal
26/06/2019 Por
Aroeira é uma espécie com reconhecido valor medicinal

Aroeira é alternativa natural para tratar doenças sexualmente transmissíveis

A aroeira é uma das inúmeras plantas medicinais encontradas no Brasil. A árvore, que pertence ao grupo dos angiospermas, é tradicionalmente usada como remédio caseiro para tratar uma série de doenças, entre elas algumas infecções sexualmente transmissíveis.

A aroeira vem sendo analisada por vários estudiosos da área farmacêutica por causa das suas já comprovadas propriedades medicinais. O objetivo das pesquisas é desenvolver novos medicamentos e tratamentos a partir das substâncias contidas na planta.

Aroeira

O que é aroeira?

A aroeira é uma árvore nativa do Brasil, mas também pode ser encontrada em algumas regiões do Uruguai, da Argentina e do Paraguai. No Brasil, a origem do nome é a expressão “árvore de arara”.

A planta aroeira tem o nome científico de schinus terebinthifolius raddi e pertence à família anacardiaceae. Essa árvore, quando adulta, pode atingir até 15 metros de altura e 30 a 60 centímetros de diâmetro.

Morfologicamente, é uma árvore com copa densa e encorpada. Em algumas espécies, uma casca grossa reveste o tronco. Tem flores bem pequenas e produz frutos característicos.

As principais características da aroeira são:

  • É uma planta que pode ser de médio ou pequeno porte;
  • Seus troncos são retos;
  • As flores da aroeira são numerosas e pequenas, podendo ser de cor branco-esverdeada ou amarelada;
  • É usada em regiões de reflorestamento e paisagismo;
  • Fornece madeira, em alguns lugares;
  • Auxilia na arborização de áreas urbanas.

Para que serve a aroeira?

A aroeira tem grande importância econômica no Brasil, sobretudo por causa das múltiplas utilidades que essa planta possui.

Para exemplificar, ela tem, nas suas folhas e frutos, óleos perfumados que são usados na produção de perfumes e em fitoterapia. Além disso, a sua madeira resistente é aproveitada em obras e até na fabricação de móveis.

Por sua vez, as folhas, cascas, e raízes são muito usadas em chás e infusões empregados no tratamento e prevenção de várias doenças.

Benefícios da aroeira

Os principais benefícios e vantagens de se consumir a aroeira são:

  • Funciona como antisséptico e antimicrobiano: pode ser utilizada em feridas expostas, e no combate aos microorganismos;
  • Ajuda na estimulação da eliminação de líquidos: com isso ajuda no tratamento de diarreia e de inflamações, e também na redução do inchaço;
  • Alivia distúrbios respiratórios;
  • Proporciona ação antioxidante, ajudando a combater as doenças crônicas e degenerativas;
  • Auxilia no tratamento de infecções, inclusive as provocadas por doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis. Isso por que possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Além de todos esses benefícios, a aroeira é utilizada contra bronquites, hemorragias internas e externas, no combate da febre, reumatismo, gastrite, dor de dente, artrites, entre outros.

Aroeira

Propriedades da aroeira

Essa árvore tem uma série de propriedades. Graças ao alto de uma substância chamada tanino, por exemplo, é amplamente utilizada para curtir peles e couros em curtumes. No Peru, por exemplo, a aroeira é fermentada para a fabricação de vinagre e até de bebida alcoólica. Além disso, tem ação antioxidante graças à concentração de flavanoides.

Possui ainda propriedades adstringentes, podendo ser usada em tratamentos estéticos. Vale incluir que a resina da planta é indicada para o amenizar sintomas do reumatismo.

Como plantar aroeira?

Para plantar a aroeira, é importante primeiramente escolher um local com incidência de sol, de preferência em beiras de rios. Para começar, coloque no máximo duas sementes em cada cova. Em seguida, é importante molhar a muda todos os dias por dois meses, no mínimo.

A árvore adulta  floresce de setembro a janeiro e frutifica de janeiro a julho. Contudo, devem ser transplantadas apenas quando chegarem aos 6 centímetros de altura e, depois de 4 meses, devem ser transplantadas novamente.

Tipos de aroeira

A árvore aroeira possui diversas espécies diferentes. A aroeira brava é uma delas. É uma árvore que atinge de 4 a 12 metros de altura, com coloração acinzentada, casca fina e caule tortuoso.

Suas folhas possuem nervuras e as suas flores têm coloração amarelo-esverdeadas, com cerca de 2 mm, e cobertas de pelos. O seu cheiro é parecido com o de uma manga. Tem esse nome porque é uma planta altamente tóxica, que pode causar edemas, dermatites e coceiras em contato com a pele. Por essa razão, é preciso tomar muito cuidado ao manuseá-la.

A aroeira mansa, por outro lado, é uma árvore de médio ou pequeno porte, com altura entre 5 a 9 metros, casca escura e caule pouco tortuoso.

Suas flores são branco-esverdeadas e pequenas, e atraem abelhas e outros insetos. Os seus frutos alimentam as aves. Pode ser chamada também de aroeira pimenteira e aroeira vermelha.

A espécie tem árvores fêmeas e machos, e é indicada para afecções respiratórias e da pele, candidíase, micoses, tumores, hipertensão, hemorragias, reumatismo, diarreias, gengivite e febre.

É usada como produto condimentar denominado pimenta rosa por todo o mundo, e muitas vezes substituindo a pimenta do reino em alguns lugares. A aroeira vermelha também é utilizada para a arborização de áreas urbanas e para o paisagismo, por causa das suas flores e frutos ornamentais.

Chá de aroeira

O chá de aroeira tem propriedades adstringentes, cicatrizantes, laxantes, diuréticas, anti-inflamatórias, entre outras. São feitos tanto a partir das folhas e quanto das cascas da aroeira. Pode tratar várias doenças, como reumatismo, sífilis, problemas urinários, diarreia, etc.

Em suma, ele atua purificando o organismo aliviando os sintomas dessas doenças e dores. Além disso, a aroeira para pele pode ajudar em manchas escuras, acnes e outros problemas vinculados ao corpo.

Para isso, pode ser utilizado um sabonete de aroeira ou feito uma solução das folhas e cascas da planta para passar nos locais desejados.

Aroeira

Como fazer chá de aroeira e os seus ingredientes?

Para que você possa utilizar os benefícios do chá de aroeira, segue uma receita:

Ingredientes: 100 g de folhas de aroeira, 4 pedaços de casca de aroeira, 1 litro de água.

Modo de preparo: Coloque as folhas para ferver e depois coloque as cascas da aroeira, deixando ferver por 5 minutos. Depois tome morno ou frio, o que for da sua preferência.

A aroeira para o meio ambiente serve como uma árvore ornamental que ajuda na polinização, na alimentação de pássaros e insetos, beneficiando assim a natureza.

Como vimos anteriormente, os benefícios da aroeira são diversos, mas ela deve ser utilizada com moderação. Isso porque, se consumido em excesso, pode ter efeito laxante e alérgico. Consulte um médico e aproveite os benefícios da aroeira de maneira correta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo