Capim santo é uma das ervas mais usadas na medicina popular

Inicio » Agricultura » Capim santo é uma das ervas mais usadas na medicina popular
17/05/2019 Por
Capim santo é uma das ervas mais usadas na medicina popular

O capim santo é uma planta da família das herbáceas

Capim santo consiste na nomenclatura popular da planta capim limão por conta de suas propriedades terapêuticas. O capim santo é também chamado de capim limão e capim cidreira (isso porque é comumente confundido com a erva-cidreira). É, em suma, uma planta medicinal com uma série de benefícios para a saúde e bem estar.

O capim santo é originário da Índia e, por ser cultivado em países de clima tropical e subtropical, se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

Capim santo

O que é capim santo?

Capim santo é uma espécie de planta composta por folhas aromáticas. As folhas exalam um aroma característico porque têm, em sua composição, a presença de um óleo essencial rico em um componente chamado citral.

Esse componente tem, entre outros benefícios, a capacidade de ajudar na síntese da vitamina A. Além disso, é usado para mascarar odor de fumaça.

As folhas desta planta, além de perfumadas, tem como característica a coloração verde-clara. Também são ásperas, estreitas, longas e cortantes.

Para que serve o capim santo?

No Brasil, esta planta é tradicionalmente usada com fins medicinais, sobretudo na medicina popular. No entanto, por causa do sabor semelhante ao do limão, é empregada em receitas na cozinha asiática.

Atualmente, também vem sendo usada com este fim no Brasil. É cada vez mais comum encontrar por aqui receitas como brigadeiro feito a base desta erva.

Benefícios do capim santo

Como foi citado anteriormente, o capim santo ou capim cidreira é uma planta usada em medicina popular, especialmente no Brasil. Para aproveitar as propriedades medicinais das folhas, contudo, elas devem ser colocadas em infusão.

A planta tem propriedades analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes. Além disso é bactericida, protege o fígado, estimula a circulação periférica e ajuda o estômago no processo da digestão.

O capim santo ganhou destaque sobretudo depois da descoberta de uma propriedade do seu óleo essencial, em 2003. O cientista japonês Tomoyuki Ohno descobriu que o óleo pode ser utilizado para matar a bactéria do estômago, a Helicobacter Pylori.

A pesquisa de Tomoyuki Ohno revelou que a bactéria não desenvolve resistência ao óleo. O tratamento indicado pelo estudo consiste na ingestão de 1 gota do óleo dissolvida em 50 ml de água de 10 a 30 minutos antes das refeições. O óleo de capim santo ou capim cidreira é oficialmente comercializado como remédio no México.

Capim-limão

Capim limão é o nome dado a erva Cymbopogon citratus (também conhecida como Andropogon Citriodorum ou Andropogon Ceriferus), da família das gramíneas (ordem Poales). A planta possui aroma idêntico ao do limão, por isso, a razão de seu nome.

Nativo da Índia, o capim limão atualmente é cultivado em praticamente todo o mundo, sobretudo nas regiões tropicais. O capim limão apresenta folhas lineares e óleo essencial com propriedades medicinais. É amplamente usado em chás caseiros e possui aroma idêntico ao do limão.

Capim Santo e seus outros nomes comuns

Capim santo é um dos nomes mais comuns do capim limão no vocabulário popular. No entanto, o capim santo é conhecido também por outros nomes como: capim-cheiroso, capim-cidreira, erva cidreira, capim-de-cheiro e patchuli.

Na região sul do Brasil, por exemplo, ele é popularmente chamado de capim amargoso. No português europeu, por outro lado, é conhecido como erva-príncipe.

Chá de capim santo ou chá de capim cidreira

Chá de capim santo é mais conhecido popularmente como chá de capim cidreira e é usado não só por seu aroma relacionado ao limão e bom paladar, como também por conta de suas propriedades terapêuticas.

É um chá muito utilizado, por exemplo, para tratar problemas digestivos. Pode ser comprado em forma de planta em lojas de produtos naturais.

Os benefícios do chá de capim cidreira são muitos. Quando se fala em efeitos terapêuticos, vale lembrar que o capim cidreira tem efeito calmante, analgésico, bactericida, antidepressivo, diurético, digestivo, expectorante, relaxante e desintoxicante.

Como fazer o chá de capim santo

Chá de capim santo é prático de se fazer, além de extremamente benéfico para a saúde. Ferva 1 litro de água e adicione 5 colheres de sopa de planta seca ou 20 folhas frescas cortadas em pedaços pequenos.

Em seguida, abafe por 20 minutos e coe. Tome o chá quente ou gelado três vezes ao dia. Opte sempre pela infusão, ou seja, evite ferver as folhas. Isso porque, quando submetidas a altas temperaturas, elas podem ter suas propriedades comprometidas.

Suco de Capim Santo

Chá é a primeira coisa que fazemos ao pensar na ingestão de algum tipo de planta. No entanto, extrair o suco e ingeri-lo traz os mesmos benefícios e ainda elimina o risco de comprometer propriedades dos óleos essenciais das ervas sob o efeito de intenso calor.

Com o capim santo não é diferente. Portanto, seu suco é recomendável para o tratamento de uma série de doenças, sobretudo, do sistema gástrico, além de ajudar no emagrecimento e no sono.

Receita de suco de capim Santo

Ingredientes:

  • 1 maço de capim santo
  • 4 limões
  • 8 colheres de açúcar
  • 1 litro de água

Preparo:

O suco de Capim Santo é fácil de fazer e exige apenas 3 etapas:

  • Lave bem o capim com água corrente, bata no liquidificador com água em volume 3 durante 3 minutos.
  • Coe e bata novamente com o açúcar e suco de limões.
  • Servir com pedra de gelo.

O suco de capim santo pode ainda conter gengibre para acelerar o metabolismo e em conjunto com o limão ajudar no processo de emagrecimento.

Tipos de Capim

Capim é substantivo que refere-se a Poaceae, uma família de plantas monocotiledôneas, da classe Liliopsida, conhecida anteriormente por Graminae, ou seja, Gramíneas.

Capim cidreira e erva cidreira

Capim cidreira e erva cidreira são muito confundidos, no entanto têm propriedades distintas. Capim cidreira é o capim limão e o capim santo, cujo nome científico é Cymbopogon citratus.

Por sua vez, a erva cidreira, cujo nome científico é Melissa Officinalis, é uma planta perene herbácea da família da menta e do boldo e é nativa da Europa Meridional.

Seu sabor também é frutado e tem semelhança com o limão, principalmente nas folhas, por conta de seu óleo essencial do grupo dos terpenos.

A Melissa Officialis é comumente confundida com a cidreira de folha, mas ambas não possuem as mesmas propriedades medicinais, apesar de trazerem igualmente benefícios para a saúde.

Erva Cidreira

Erva cidreira também conhecida como melissa, tem folhas maiores e mais claras que as da menta e floresce no final do Verão. A erva cidreira é muito utilizada na medicina como erva aromática e em aromaterapia.

Essa planta oferece, entre outros benefícios, propriedades antiespasmódicas, antinevrálgicas e calmantes. Por essa razão são usadas, por exemplo, para combater a insônia.

Capim santo

Os tipos de Capim

Os diversos tipos de capim apresentam-se uma área estimada de 20% da vegetação que cobre a terra. No Brasil, temos cerca de 180 gêneros e 1500 espécies.

Nesta família encontram-se algumas plantas como: trigo (triticum aestivum), centeio, cevada, aveia, arroz, sorgo, milheto, milho, cana de açúcar, bambu, brachiaria, entre outros.

Tipos de capim para o pasto

Tipos de capim para o pasto são fundamentais para que se atinja as características desejadas na carne, portanto, selecionar o tipo certo de capim é essencial na pecuária.

Os tipos de capim mais recomendáveis para a pecuária são: Marandu ou Brachiarão (mais comercializado no país devido a sua capacidade de adaptação a diferentes.

Plantas herbáceas

O capim cidreira é uma planta da família das plantas herbáceas, que são chamadas habitualmente de “ervas”. Elas possuem caules lenhosos ou flexíveis e altura geralmente entre 1 a 2 metros. O extrato herbáceo, contudo, é o que apresenta maior diversidade de espécies.

O capim santo, assim como outras  plantas herbáceas, apresenta majoritariamente um ciclo de vida anual, crescendo e florescendo na Primavera.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo