Arroz basmati é uma variedade de arroz longo e de origem indiana

Inicio » Agricultura » Arroz basmati é uma variedade de arroz longo e de origem indiana
11/09/2019 Por
Arroz basmati é uma variedade de arroz longo e de origem indiana

Arroz basmati é adorado em todo o mundo por ser um alimento saudável e saboroso

O arroz basmati é um dos principais ingredientes da culinária indiana, tão cultuada em várias partes do mundo.

A Índia é um dos maiores produtores de arroz do mundo, e mesmo o arroz basmati não sendo o seu principal produto de exportação, é ele quem carrega o nome do país para o resto do mundo.

Arroz basmati

O que é arroz basmati?

Arroz basmati é originário da região conhecida como os vales do Himalaia, localizada entre o Paquistão e a Índia. Por isso, é um dos tipos de arroz mais conhecidos por ser um alimento extremamente benéfico para a saúde.

Qual é a diferença do arroz basmati para outros tipos de arroz?

O arroz basmati é considerado um produto premium e o volume de sua produção na Índia confirma essa segmentação de mercado.

Isso significa que a maior parte do arroz produzido pelos indianos é classificada como não-basmati, por volta de 92% desse total.

Além disso, a maior parte do basmati é direcionada para o mercado interno do país. Em comparação com outros tipos de arroz, o basmati é um grão mais aromático do que o arroz chinês, por exemplo.

Há ainda a diferença física entre esse e outros tipos de arroz, já que o basmati é um grão mais fino e com menos amido.

Dessa forma, com essas características, esse tipo de arroz desperta a curiosidade e o paladar das pessoas em várias partes do mundo.

Arroz basmati

Quais são os benefícios do arroz basmati?

Além do sabor, as propriedades do arroz basmati também chamam a atenção. Afinal, muitos especialistas afirmam que o seu consumo pode ajudar a acelerar o metabolismo, combatendo a obesidade.

Além disso, o arroz basmati também possui baixo índice glicêmico, que contribui para prevenção de doenças cardíacas, diabetes e colesterol.

Como plantar arroz basmati?

O arroz basmati, assim como outras variedades de arroz, precisa seguir algumas recomendações importantes.

Primeiro, é preciso garantir que o solo onde será feito o plantio esteja constantemente encharcado. É comum ver regiões alagadas para o cultivo de arroz, mas isso nem sempre é necessário.

Veja a seguir os principais passos para o cultivo do arroz basmati.

Escolha do local adequado

O arroz, independente do seu tipo, se desenvolve muito melhor quando plantado em locais com umidade elevada. Por isso, o ideal é realizar seu plantio próximo a lagos, rios ou locais com chuvas recorrentes.

Semeadura

A semeadura das sementes pode ser feita manualmente ou com uso de máquinas, conforme os recursos disponíveis.

No entanto, é importante se certificar de que as escavações tenham pelo menos 5 centímetros de profundidade. Dessa forma, as raízes ficarão em contato com o solo por mais tempo, resultando em um produto de melhor qualidade.

Arroz basmati

Irrigação

Como o arroz precisa de muita água para ter um bom desenvolvimento, é preciso ter atenção especial a irrigação. Afinal, é comum ocorrer períodos de estiagem que podem comprometer toda a sua produção.

É importante contar com sistema de irrigação que supra as necessidades, se necessário.

Rotação de culturas

O arroz é uma planta que retira muitos nutrientes do solo para se desenvolver e isso pode ser um problema para a próxima plantação.

Por isso, o ideal é adotar o sistema de rotação de culturas, fazendo intervalos de 1 ou 2 anos a cada plantio de arroz.

Assim, o solo consegue se recuperar e estar saudável para o plantio de uma nova safra de arroz basmati ou qualquer outro tipo de arroz.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo