Astromélias são flores que simbolizam felicidade e gratidão

Inicio » Meio Ambiente » Astromélias são flores que simbolizam felicidade e gratidão
15/10/2019 Por
Astromélias são flores que simbolizam felicidade e gratidão

As astromélias, flores que simbolizam a saudade e o agradecimento, ganham espaço cada vez maior nas floriculturas

O hábito de presentear alguém com flores é antigo e agrada a todos, independente da idade e situação. Neste contexto, as astromélias têm ganhado um espaço ainda maior, tanto pela beleza inigualável quanto pelo significado.

De origem sul-americana, as astromélias significam saudade, felicidade e agradecimento. Sendo assim, as flores são consideradas como presente ideal para aquela pessoa especial.

astroméliasO que são astromélias?

As astromélias são caracterizadas por suas flores com pétalas que podem apresentar formato pontiagudo ou arredondado. Seu exotismo está, inegavelmente, em não seguir o formato linear da grande maioria das flores.

O nome científico da flor astromélia é Alstroemeria hybrida. No entanto, ela também é conhecida pelos nomes lírio de luna, carajuru, lírio dos incas, madressilva brasileira ou madressilva da terra.

Suas origens estão no Brasil, Chile e Peru, isso porque as astromélias preferem regiões de clima equatorial e continental. Ademais, pertence à família das plantas herbáceas, floríferas e rizomatosa.

Sua beleza singular a torna perfeita para ornamentar buquês de noiva. Surpreendentemente, as astromélias tem a capacidade de dar várias flores em um único caule. Além disso, exibe intensa variedade de cores nas pétalas.

Quais são as cores da flor da felicidade?

Conforme já dito anteriormente, é possível encontrar várias cores de astromélias, como por exemplo. Dentre as variedades da flor se destacam, as astromélia branca, vinho, rosa, laranja, lilás e vermelha.

astromélias

A astromélia rosa pode ser encontrada em dois tons diferentes, sendo um mais claro e o outro mais escuro. A astromélia vermelha, por sua vez, se destaca porque apresenta a parte interna amarelada com alguns rajados. Esta variedade de cores é o resultado dos cruzamentos obtidos por produtores europeus.

Atualmente, as astromélias estão entre as flores mais vendidas em floriculturas, logo abaixo da rosas, na maioria das vezes.

Como plantar astromélias?

As astromélias são lindas e podem ser cultivar das não só em jardins, mas também em vasos. A decoração fica ainda mais linda na primavera, período em que elas florescem.

Existem mais de 50 variedades de astromélias e uma de suas principais características é a facilidade com a qual pode ser cultivada e mantida. No entanto, caso queira compreender como plantar astromélias, é preciso seguir as dicas a seguir.

  • As astromélias têm raízes grossas e profundas, mas caule delicados e quebráveis. Deste modo, precisam ser manuseados com cuidado.
  • Se colocadas em vaso com água, podem durar até 15 dias, desde que o cuidador corte um pedaço do caule caso apresenta aparência não saudável.
  • As mudas de astromélias são facilmente encontradas em floriculturas e lojas online. Mas, se optar por cultivar a flor em um jardim, é preciso ter o cuidado de deixar o espaço mínimo de 50 cm entre elas.

astromélias

Ademais, o solo deve ser drenado e bem adubado, preferencialmente com fertilizante líquido. Além disso, também é importante que, no jardim, seja cavado um buraco de mesma profundidade do recipiente onde a planta estava acomodada.

O solo escavado deve ser misturado ao adubo, assim como é importante espalhar cobertura orgânica para evitar que ervas daninhas cresçam.

Vale lembrar que as sementes podem levar até duas semanas para germinar, sendo a primavera a época ideal para o plantio. As astromélias são vulneráveis ao ataque de fungos, de tal forma que a melhor opção é plantar mudas híbridas, pois são mais resistentes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo