Aveia é importante na produção de grãos do Brasil

Inicio » Agricultura » Aveia é importante na produção de grãos do Brasil
02/07/2019 Por
Aveia é importante na produção de grãos do Brasil

Aveia é cereal de nutrientes importantes que movimenta a agricultura brasileira

A aveia é um tipo de cereal que é fonte de fibras e que está disponível em formato de flocos, farinhas ou farelos. Não apresenta glúten, porém, como em grande parte do mundo tem processamento em conjunto com o trigo, considera-se um alimento de muitos riscos para quem é celíaco. Neste caso, sempre verifique as embalagens.

O cereal da aveia se diferencia por seu teor de fibras. Aqui, no caso, ela sai na frente por sua qualidade. É repleta de beta-glucanas, que trazem inúmeras vantagens ao corpo. Em relação ao quantitativo, há a necessidade de fazer o consumo de 25 gramas por dia desta fibra, a fim de manter a saúde em dia.

A plantação de aveia representa grande importância em relação a produtividade de grãos, principalmente na região Sul brasileira, com características específicas de ótima opção para cultivas no inverno; bem como para os sistemas de rotação cultural, porque pode ser implementada de acordo com a necessidade da produção. É utilizada como produtividade de grãos, para alimento humano, animal e também como forrageira que cobre os solos.

Aveia

Tipos de aveia

São diversos os benefícios da aveia para a saúde do coração em razão de se tratar de uma alimentação funcional. Faz bem para a pressão arterial, saúde intestinal, fígado, colesterol, e diversos outros pontos importantes do organismo. Veja, a seguir, os tipos de aveia disponíveis para consumo e demais atividades de teor agrícola.

Aveia preta

Esse é o tipo de gramínea do clima subtropical e também temperado, de todos os anos, com hábito ereto. Ela se desenvolve uniformemente e com perfilhamento bom. Essa produtividade das sementes tem variação entre 600 a 1600 quilos por hectare. É usada basicamente para a alimentação do gado e demais criações pecuárias.

Com um valor de nutrição alto, é capaz de alcançar até 26 % de toda a proteína em começo de pastejo, demonstrando bom paladar e digestão. A origem é europeia e tem adaptação adequada nas áreas do sul do país, bem como na região do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Essa aveia é famosa por quem produz carne e leite e é usada como pastagem em caráter temporário em época invernoso.

Aveia branca

O tipo de aveia branca tem uso de mesma forma que a aveia preta. É uma ótima produção de grãos e tem cultivo para animais e humanos, sem prejuízos. É a preferência da produção de alimentação rica em fibras. O cultivo acontece em toda a área do sul, porém a produtividade local não atende a todas as necessidades nacionais em relação aos grãos. É maior que o tipo preta.

Tem menor rusticidade do que a preta, mas a exigência do solo é maior em relação a fertilidade, bem como uma resistência menor a temporadas de estio.

Aveia

Aveia em flocos

A aveia em flocos é realizada através de grãos de aveia inteiros. Estes alimentos têm prensa até que se adquira uma forma achatada. Esses flocos possibilitam o encontro nos tipos fino e grosso, que podem ter o consumo de forma natural como em adição a sucos, iogurtes, frutas e afins. Geralmente, estão disponíveis em supermercados.

A definição do comércio é dada aos grãos de aveia inteiros. Em algumas situações, portanto, basta misturar demais cereais que também foram submetidos a esmagamentos em formato de flocos chatos. Tem uso, portanto, como cereais matinais e consumido junto de leite. Pode também ser usado em demais receitas como mingaus e alguns cardápios da culinária fitness.

Flocos grossos

Ao se diferir do farelo e das farinhas, em razão da produção do grão inteiro, os flocos grossos são cereais que trazem muitos benefícios ao corpo. Ela faz parte de várias alimentações que observam a perda do peso, porque há o prolongamento da saciedade. Ainda, os cereais fazem a apresentação de diversas vitaminas, fibras e demais elementos proteicos em sua composição. Tudo isso atua de forma a auxiliar a boa função do organismo.

Receitas com aveia

O grão é muito conhecido na mesa brasileira, porque além de ser um complemento para diversas receitas saudáveis, ajuda a equilibrar a energia do corpo. Por isso, é muito usado pelo público que pratica esportes ou musculação, principalmente no formato de flocos de aveia. Serve de pré-treino, para continuar gerando a energia necessário durante o treino, evitando a fadiga.

Pesquisas fazem a revelação de que 30 gramas, quase 3 colheres da aveia, todos os dias, é suficiente para a obtenção de vantagens em relação as suas propriedades. Em virtude do teor alto das fibras, a ingestão deve ser feita junto de líquidos.

A ingestão da aveia tem contraindicação para aqueles que apresentam a doença celíaca, provocada por quem é intolerante ao glúten. Estas pessoas não conseguem fazer a absorção das nutrientes e demais vitaminas do grão. Indivíduos intolerantes, portanto, precisam evitar qualquer receita que traga esse ingrediente.

Aqueles que também apresentam a síndrome do intestino irritado não devem fazer o consumo da aveia, porque pode haver a inflamação. Neste caso, é preciso de alimentação que tenha uma digestão fácil. Consumir fibra demais pode provocar ainda mais o intestino, porque esse alimento costuma ficar mais tempo na região estomacal.

Aveia

Já aqueles que têm um intestino e um metabolismo acelerado, também precisam evitar, porque o grão auxilia no aceleramento desse trânsito do intestino. Demais públicos podem tirar total proveito do alimento que é sinônimo de boa saúde.

Mingau de aveia

O mingau de aveia é queridinho das refeições de muita gente, mas principalmente de crianças em fase de crescimento. Ajuda a equilibrar a flora intestinal e dá todos os nutrientes que o público infantil necessita ao longos dos dias. Para essa receita, é preciso fazer uso de leite integral, açúcar e os flocos mais finos do ingrediente. Se quiser saborear um prato mais delicioso, faça uso de pitadas de canela.

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até que comece a grudar. A receita é saborosa e consegue ser completa. A aveia é um grão que traz muita nutrição à mesa brasileira e ainda confere inúmeras vantagens no pastejo agrícola.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo