Farelo de trigo é versátil na culinária e benéfico para a saúde

Inicio » Agronegócio » Farelo de trigo é versátil na culinária e benéfico para a saúde
23/04/2019 Por
Farelo de trigo é versátil na culinária e benéfico para a saúde

O farelo de trigo possui diversos benefícios para a saúde e pode ser consumido nas receitas mais variadas

Você sabe o que é farelo? Farelo é a parte externa e dura, a casca, que é separada do restante da semente no processo de moagem. No caso do farelo de trigo, o processo é o mesmo, e há, posteriormente, a produção da farinha de trigo.

Ele possui diversos benefícios para a saúde, como o controle da pressão arterial e do colesterol alto. Além disso, por não possuir um sabor marcante, pode ser incluído em diversas receitas diferentes. Conheça, agora, mais detalhes sobre o farelo de trigo e os benefícios de incluí-lo no cardápio.

Farelo de trigo

O que é farelo de trigo?

O farelo de trigo é um dos diferentes tipos de farelos existentes, constituído pela parte externa da semente, que é separada e obtida através do processo de moagem. Ele possui diversos benefícios para a saúde humana, em suma por conta da sua alta concentração de fibras.

Dentre outros exemplos de farelo, temos:

  • farelo de aveia;
  • farelo de arroz;
  • farelo de soja;
  • farelo de farinha de mesa, entre outros.

Nesse artigo, iremos conhecer mais detalhes sobre o farelo de trigo e os benefícios provindos do seu consumo.

Benefícios do farelo de trigo

  • Mantém o intestino saudável

O farelo é rico em fibras, e essas, apesar de não serem absorvidas pelo organismo ao longo da digestão, são extremamente importantes para o intestino, ao auxiliar seu funcionamento.

A fibra pode ajudar, inclusive, no combate a prisão de ventre bem como outras doenças intestinais. Além disso, seu consumo também evita o aparecimento de inflamações gastrointestinais.

Ou seja, além de combater a prisão de ventre, ajuda na prevenção de hemorroidas (por facilitar a evacuação)  e também melhora os sintomas causados pela síndrome do intestino irritável.

  • Auxilia no emagrecimento

O farelo dificulta a absorção de açúcares e gordura no processo digestivo e auxilia no emagrecimento, por causar a sensação de saciedade.

Isso porque, como o farelo contém fibras, elas “incham” quando entram em contato com a água, controlando o apetite e causando essa sensação de saciedade.

  • Controla pressão arterial, colesterol alto e previne doenças crônicas

O farelo também auxilia na redução da absorção de gordura no intestino. Ou seja, ele reduz os níveis tanto de colesterol quanto de açúcar no sangue, o que previne o surgimento de doenças crônicas.

Junto aos níveis de colesterol, regula, também, a pressão arterial. Portanto, o risco de diabetes, problemas cardíacos e AVC são reduzidos.

  • Previne o câncer de cólon e mama

O auxilio contra o câncer de cólon ocorre por conta da quantidade grande de antioxidantes que o farelo de trigo possui. A exposição às substâncias que são cancerígenas é limitada.

Além disso, ele possui fitoquímicos de lignana e ácido fítico. Esses fitoquímicos podem estar associados a um risco menor de incidência do câncer de cólon e mama.

  • Outros benefícios

Possui diversos outros benefícios por conter ferro, zinco, fósforo, potássio, vitaminas B1, B2, B3, B6, e K.

Farelo de trigo

Como consumir o farelo de trigo

Por possuir sabor neutro, pode ser incluído em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Você pode adicionar o farelo em sucos, iogurtes, vitaminas, bolos, biscoitos, leites e outros sem alterar o sabor original.

É importante lembrar que as fibras devem ser consumidas sempre aliadas a ingestão de muito líquido. Portanto, quanto mais consumir fibras, mais hidrate-se, para evitar dores intestinais e até prisão de ventre.

O ideal é que seja consumido, por pessoas adultas, cerca de 20 gramas (2 colheres de sopa) de farelo de trigo por dia. Para crianças maiores de seis anos, o ideal é apenas uma colher.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo