Azaleia precisa de solo drenado e exposição sombreada para florescer

Inicio » Agricultura » Azaleia precisa de solo drenado e exposição sombreada para florescer
24/09/2019 Por
Azaleia precisa de solo drenado e exposição sombreada para florescer

Originária da China e do Japão, a azaleia alegra vasos de casas, canteiros e ruas das grandes cidades

A azaleia traz um colorido todo especial para o inverno e início da primavera. Sua florada abundante, seja formando cercas vivas ou mesmo compondo maciços, enche os olhos de beleza.

A azaleia é uma das mais populares flores cultivadas no Brasil. Uma vez que se trata de um arbusto rústico, adapta-se muito bem a qualquer tipo de solo. Porém, necessita de boa luminosidade para produzir uma florada exuberante.

azaleia

O que é azaleia?

Azaleia é considerada uma planta perene de folhagem pequena, verde-escura e floração abundante. Existem muitas variedades de diferentes tamanhos. Umas menores, para plantio em vasos e para formação de maciços, assim como maiores, capazes de formar lindas cercas vivas.

No Brasil, a variedade mais popular é a Rhododendron indicum, que produz flores roxas, simples ou dobradas.

Porém, através de processos de melhoramento genético, a flor exibe cultivares de cor rosa, lilás, salmão, vermelho, branca e mesclada. Sua altura pode variar entre 40 cm a 2 metros.

Azaleia bonsai

Além de cultivadas em vasos, jardins e jardineiras, também podemos encontrar a azaleia bonsai. Embora existam mais de 1.000 variedades, a mais procuradas para o bonsai são as azaleias Satsuki, de origem japonesa.

Isso porque a variedade possui como característica principal o tamanho reduzido das folhas, assim como das flores.

A azaleia bonsai deve ser cultivada em ambiente externo, com bastante luminosidade. Tolera bem o vento, porém, nesse caso, a rega deve ser feita com mais frequência. Entretanto, deve ser protegida de geadas.

Quando cultivada em ambiente interno, necessita de bastante luminosidade, mas sem luz solar direta. O bonsai mede, aproximadamente, 25 cm de altura.

Ainda, pode ser cultivada em praticamente todas as regiões do Brasil, mas adapta-se melhor em locais com temperaturas baixas durante o inverno.

Como plantar azaleia?

O cultivo da planta azaleia no Brasil tem se tornado um negócio rentável e sustento para inúmeras famílias, inclusive nas regiões mais áridas do país.

Os maiores volumes de produção de quem aprende como plantar azaleia, assim como os de venda, destacam-se no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Como é um arbusto resistente, assim como de fácil manejo e não necessitando de muitos cuidados, pode ser plantada mesmo por pequenos agricultores com pouca experiência no cultivar de plantas ornamentais.

azaleia

Plantio da azaleia

O plantio deve ser realizado em pleno sol ou, então, à meia-luz. Tudo vai depender da espécie. Já o solo, por sua vez, precisa ser composto por terra vegetal e de jardim, uma parte de areia e cerca de 3% de matéria orgânica.

As azaleias preferem os solos ácidos, assim, não é preciso realizar calagem. A adubação deve ser feita 4 vezes ao ano, com formulação de liberação do tipo lenta (10:10:10).

A cova deve ter o dobro de tamanho do torrão da muda. O fundo dever ser forrado com 5 a 7 cm de areia. A muda deve ser plantada com mistura de composto juntamente a adubo animal.

A rega deve ser feita em dias alternados até que inicie seu desenvolvimento.

Poda da azaleia

As podas devem ser realizadas com cuidado e sempre após a floração. Elas são imprescindíveis para que novos brotos possam de formar, bem como para que as folhagens se renovem.

Durante a primavera, o desbaste deve ser realizado nos ramos secos ou nos que estejam muito longos. Dessa forma, haverá uma maior aeração entre as flores, o que dificultará a colonização das pragas.

Além disso, esse processo provocará a brotação das gemas. Ainda, é importante remover as flores que estiverem murchas de modo a forçar a abertura dos outros botões.

Controle de pragas

Alguns tipos de fungos, bactérias e até mesmo vírus podem provocar doenças na planta:

  • Ataque do oídio: as folhas apresentam uma tonalidade cinza-escuro, com manchas esbranquiçadas e, em seguida, começam a cair. O controle é feito pela redução da frequência das regas, bem como o isolamento da planta;
  • Seca de ponteiros: é caracterizada por uma podridão marrom escura que, geralmente, se inicia nas pontas dos ramos, podendo atingir até a haste principal da flor. O controle é feito com podas na região e aplicação sobre o corte de uma pasta feita à base de oxicloreto de cobre;
  • Clorose: as folhas tornam-se amarelas. Na maioria das vezes, o problema ocorre por deficiência nutricional. O controle é feito através da verificação se há carência de nutrientes;
  • Ferrugem: as folhas apresentam manchas de aparência enferrujada, provocadas pela presença de fungo. Na maioria das vezes, é provocada pelo excesso de umidade no solo ou, então, no ambiente. O controle é feito diminuindo a frequência das regas, bem como utilizando inseticidas biodegradáveis à base de água.

azaleia

Tipos de azaleia

A flor azaleia pertence à família das ericáceas, plantas do gênero Rhondodendron, que possui mais de 1.000 variedades. Entretanto, não existe muita diferença entre ela e outras plantas do mesmo gênero.

Sua principal característica são as flores abundantes e exuberantes, com enorme variedade de cores. Além disso, possui uma lenda em torno do amor.

De acordo com uma lenda chinesa, um imperador destemido alcançava inúmeras vitórias em guerras. Todavia, era infeliz, pois não tinha o amor da mulher que vislumbrava através de seus sonhos.

Porém, regressando de uma batalha, um vendedor ofereceu-lhe uma planta exuberante. Maravilhado, o imperador resolveu plantá-la em seu jardim. Dias depois, encontrou a mulher que via somente em seus sonhos.

Dessa forma, a azaleia tornou-se o símbolo do amor. De acordo com sua cor, encontramos significados diferentes, mas todos relacionados ao amor.

Azaleia rosa

A cor rosa expressa o amor à natureza. Por isso, a azaleia rosa geralmente é cultivada em praças públicas, canteiros, parques e jardins.

Azaleia branca

Essa variedade está relacionada ao amor por casais que estão juntos há muito tempo. Na maioria das vezes, a azaleia branca é oferecida em datas especiais como no Dia dos Namorados ou aniversário de casamento.

Azaleia vermelha

A cor vermelha está relacionada com romance a paixão. Portanto, ofertar ou receber a azaleia vermelha indica amor ardente e profundo.

Mudas de azaleia

As mudas de azaleia podem ser adquiridas em casas de jardinagem, assim como através de produtores de plantas ornamentais. Seu tamanho aproximado é de 60 cm e seu preço gira em torno de R$ 35.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo