A plantação de azevém é bastante comum no Sul do Brasil, onde é cultivado e oferecido aos animais como pastagem de inverno
O azevém apresenta muitas vantagens em relação a outros tipos de forrageiras. Uma delas, por exemplo, é permitir a engorda do gado mesmo durante os meses mais frios,
O cultivo do azevém pode ser realizado de forma contínua, assim como em consórcio com outras plantações. Alguns produtores alternam o seu plantio com o trevo, cornichão ou milheto.
O que é azevém?
Azevém é uma gramínea de excelente qualidade, com alta taxa nutricional. É muito utilizada na alimentação do gado, principalmente para as vacas leiteiras ou então na fase terminal de criação. Com o consumo da planta, portanto, os animais ganham peso de forma rápida e acima da média. O uso do capim azevém é bastante comum em algumas regiões, como no Sul do Brasil.
Uma das alternativas utilizadas em regiões onde ocorre um frio muito rigoroso, então, é o cultivo das pastagens de inverno. Assim, quando o crescimento das pastagens diminui, por causa da temperatura, o produtor irá possuir uma forrageira de qualidade para oferecer ao plantel. Com isso, os animais não perdem peso nas estações mais frias do ano.
Características do azevém
O azevém anual é um dos cultivares mais conhecidos e populares entre os produtores. Ele é muito utilizado no Rio Grande do Sul, por exemplo, devido à dormência das pastagens. Assim, ele começa a ser cultivado geralmente entre os meses de março a junho. Desta forma, é oferecido aos animais durante o inverno e a primavera.
Conheça algumas vantagens do azevém:
- Palatabilidade: ele tem sabor mais palatável e, assim, demonstra maior aceitação dos animais.
- Resistente a doenças.
- Potencial de produção: a plantação da espécie rende bastante, portanto, possui uma boa produção.
- Utilizado em associações: em algumas regiões é cultivado em associação com outras plantas, por isso, é bastante versátil e oferece mais possibilidades para o produtor.
- Atinge de 100 a 120 centímetros.
- Tolera níveis de umidade.
Como é realizada a sua semeadura?
A gramínea apresenta altas taxas de produção e qualidade nutricional. Portanto, pode ser plantada em consórcio com outras forrageiras, assim como de forma contínua. Saiba algumas dicas para a semeadura do azevém:
- A plantação deve ser realizada durante o outono.
- Pode ser realizada a ressemeadura natural. Ou seja, é possível programar a plantação de modo que as sementes caiam na terra. Assim, não é necessário realizar a semeadura todos os anos.
- A espécie pode ser plantada em linhas, assim como a lanço.
- A semente deve ficar no máximo a um centímetro de profundidade.
- A distribuição das sementes de azevém variam de 400 a 500 unidades por metro quadrado.
Quais os cultivares de azevém mais utilizados?
O cultivar comum é o mais encontrado nas plantações do Sul do Brasil. Portanto, ele é identificado e comercializado desta forma.
Contudo, outras variedades também vem sendo produzidas e cultivadas, como o azevém italiano, o BRS Ponteio, Eclipse, Fepagro São Gabriel, etc.
Independente do cultivar, o azevém continua se mostrando uma excelente opção em algumas regiões. Além de suas vantagens no campo, durante o período de plantação, também apresenta ótimos resultados para o plantel.