Baia é o local que abriga animais, principalmente em fazendas e campos

Home » Agronegócio » Baia é o local que abriga animais, principalmente em fazendas e campos
31/10/2019 by
Baia é o local que abriga animais, principalmente em fazendas e campos

A baia é uma ótima maneira de manter o ambiente mais saudável e seguro para gado e cavalos em fazendas e campos de pequeno e grande porte

Muito diferente do mata-burro e outros dispositivos que impedem a fuga do gado, a baia tem outros aspectos. Sua proposta é prover um ambiente mais saudável e seguro para o seu animal. Assim ele consegue crescer de forma que não dê problemas em sua saúde no futuro.

O local deve ser sempre muito bem cuidado e bem desenvolvido para que não aconteça nada de errado. Além disso, deve oferecer conforto também para o criador, que passará boa parte do tempo ali. Afinal, a baia é essencial para quem deseja criar cavalos e gado para o comércio.

baia

O que é baia?

Baia é um local específico da fazenda ou campo em que se pode colocar cavalos e gado.

Diferente do que é comum pensar, a baia não é um local de confinamento ou de maus tratos a esses animais. Muito pelo contrário, é um local que, inclusive, oferece boas condições para sua convivência.

Além do mais, existe para garantir que esses animais não escapem ou sejam roubados durante a noite. Afinal, a prática é muito comum de se acontecer em cidades pequenas ou do interior.

O homem do campo que conta com uma baia garante o crescimento do animal de maneira saudável e bastante propícia, preocupando-se com o seu bem-estar.

Dessa forma, muitas doenças podem ser evitadas e, no caso das fêmeas, a gestação e parto de novos animais são um sucesso. Portanto, é preciso pensar com cuidado no animal que se pretende colocar na baia para que ele tenha o que é necessário para seu desenvolvimento.

Todos esses cuidados não são exagero ou apenas uma medida de provar como os ambientalistas estão certos.

Muitos estudiosos apontam que animais mais cuidados e com desenvolvimento saudável tendem a apresentar carne mais saborosa. E também tendem a oferecer bom desempenho em competições.

Claro que tudo depende do que você pretende ao criar esses animais.

Baia de cavalo é importante: veja o porquê

Ainda que a de gado seja comum, a baia de cavalo é mais corriqueira ainda e mais fácil de se construir. Ela pensa muito no espaço do animal e respeita tudo o que ele necessita. É mais comum de encontrar em fazendas maiores.

O bom desenvolvimento dos cavalos sugere que eles crescem bastante. Cavalos pouco saudáveis são menores e apresentam problemas de saúde.

Se a sua intenção é criar um haras que facilita a criação de cavalos, uma baia de cavalo é indispensável. Isto porque é bom para a saudabilidade do animal, oferecendo menos riscos para sua saúde, e ainda pode ser facilitador para os criadores.

Oferecer animais saudáveis pode aumentar o seu lucro e ainda por cima evitar muita dor de cabeça para tratar de um animal doente. Até porque veterinários de grande porte são difíceis de se encontrar e tentar evitar que o animal sofra é ideal.

Como já dito, um animal com crescimento saudável e qualificado pode gerar os melhores lugares em competição de cavalos. Ademais, para um bom desempenho em apresentações, é preciso que ele esteja bem cuidado e saudável em um nível extremo.

baia

O que é necessário para sua construção?

Agora que você compreende que a baia é de extrema importância para que o animal cresça bem, é preciso tomar cuidado para saber como fazer uma baia sem grandes problemas.

Seguir as melhores orientações é importante, inclusive, para garantir que está entregando o melhor para o animal e sempre pensando em suas necessidades.

Dessa maneira, é primeiro preciso pensar que tipo de animal você irá criar ali.

É mais comum que a baia de cavalos seja produzida, portanto, precisa de mais espaço. É necessário garantir que o desenvolvimento do animal aconteça ali. Portanto, é preciso de um espaço bem grande e com boa circulação de ar, com baias de tamanhos diferentes.

É importante diferenciar os espaços dos filhotes e adultos, mas garantindo que eles tenham um bom contato. Afinal, o desenvolvimento animal também depende de seus laços com outros animais e sua propensão a ser manso com outros humanos.

Esse fato é garantido a partir do momento em que se define os bons cuidados do animal.

Além disso, o espaço da baia deve ser pensado todo em madeira, porque regula melhor a temperatura interna. Isso é ótimo para o animal e você não precisa gastar tanto pensando em medidas de melhorar o ambiente se ele for feito em concreto.

Além disso, para cavalos, é necessário que se tenha muito feno e a limpeza seja feita de maneira regrada.

Oferecer um ambiente limpo é essencial para o desenvolvimento dos animais que se cria ali e evita diversos problemas. Dentre eles, evita a proliferação do filhote de carrapato micuim, que pode ser perigoso para animais e humanos, disseminando doenças difíceis de se tratar e sendo complicado de identificar no começo.

baia

O que as pessoas costumam confundir

Como já dito algumas vezes, a baia de cavalos é mais comum que qualquer outra. Mas isso não impede que as baias específicas para gado ou outros animais sejam criadas.

Desse modo, é preciso sempre pensar em algumas questões muito importantes, principalmente nos tipos de baia existentes.

Primeiro tenha em mente o que você irá criar naquele espaço, já que é preciso garantir que o desenvolvimento seja feito em um ambiente maior que o do animal. Caso contrário, será apenas um confinamento.

Também pense na entrada e saída dos animais de maneira fácil, porque não é uma medida para evitar a fuga deles. Adicionalmente, também é ideal que você mantenha a segurança dos animais.

Por isso, o espaço é essencial para que eles não fiquem irritados ou tentem fugir. Ademais, é preciso pensar, também, em um bom sistema de segurança para que eles também não se machuquem quando assustados.

É mais comum, então, que se construa baia de concreto para garantir que o animal não destrua nada. No entanto, pode machucar mais o seu cavalo ou gado caso ele tente de fato fugir. As de madeira, com um bom espaço, são ideais nesses casos porque garantem a saúde e segurança do animal em primeiro lugar, o que é o mais importante no final das contas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo