Mata burro e evolução do dispositivo que impede a fuga do gado

Inicio » Pecuária » Mata burro e evolução do dispositivo que impede a fuga do gado
27/09/2019 Por
Mata burro e evolução do dispositivo que impede a fuga do gado

Mata burro é uma ponte rural que impede a fuga de animais

O mata burro é semelhante a uma ponte e tem como objetivo evitar a fuga do gado nas fazendas e propriedades rurais. Ele é indicado para impedir que os animais fujam mesmo se a porteira estiver aberta.

O mata burro pode ser fabricado pelo próprio produtor ou ainda instalado com o auxílio de um molde e um kit próprio para isso. No mercado, existem diversos tipos de pontes rurais, como as de concreto e aço.

mata burro impede fuga de gado em fazendasTipos de mata burro

Para o produtor rural, o mata burro mais em conta é o fabricado com madeira, isso porque é fácil adquirir sua matéria-prima, que pode ser encontrada na própria propriedade, no tronco de árvores. O mata burro de madeira, no entanto, apresenta algumas desvantagens como o fato de não aguentar veículos mais pesados.

Há ainda um outro tipo de mata burro, o de ferro, que não é tão recomendado para o bolso do produtor. Isso porque os preços são altos, além de que ele precisará gastar com abertura das valas e aluguel de máquinas. Esses modelos mais modernos de pontes rurais, no entanto, não necessitam de manutenção constante e nem de substituição.

Outro modelo é o de cimento ou de concreto, caracterizado por ser mais resistente e apresentar maior durabilidade.

Vantagens do mata burro de concreto

O modelo mais vantajoso quando se quer impedir a fuga de animais é o mata burro de cimento. Ele apresenta, basicamente, três vantagens que o tornam uma boa opção para o produtor rural. Os benefícios são ter maior duração em relação aos outros tipos, ser de fácil instalação e reutilizáveis, além de suportarem uma carga maior.

Quando se trata da maior duração do modelo de concreto, referimos ao fato de estar menos sujeito a ação de intempéries, como por exemplo, do sol e da chuva. Já o de ferro pode enferrujar depois de longos períodos chuvosos.

O mata burro de concreto apresenta ainda instalação simples e fácil, devido a presença de um molde de orientação. Além disso, ele não precisa de máquinas para sua montagem, como acontece no mata burro de ferro. Outro benefício do modelo de cimento é a reutilização. Isso porque caso a propriedade passe por reformas, é possível mudar o equipamento de lugar.

O mata burro de madeira, apesar de ter a matéria prima cujo valor de aquisição é mais barato ou mesmo inexistente, não suporta grande capacidade de peso, o que pode resultar em acidentes. No entanto, o de cimento aguenta uma carga maior, o que diminui tais situações.

mata burro e gado

Como instalar pontes rurais?

Observamos neste post que as pontes de concreto são mais vantajosas para o produtor e não causam impactos ambientais. Veja como é fácil instalar o equipamento.

O primeiro passo é retirar a antiga ponte de madeira que ali existia. Já a segunda etapa do projeto consiste na fundação que será responsável por sustentar a ponte de cimento.

O último passo para a instalar o mata burro é a montagem de vigas pré-moldadas que darão suporte e formato para que a ponte impeça a fuga do gado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo