Batata doce se originou nos Andes e hoje é um alimento super popular

Inicio » Agricultura » Batata doce se originou nos Andes e hoje é um alimento super popular
29/08/2019 Por
Batata doce se originou nos Andes e hoje é um alimento super popular

Nutritiva e saborosa, batata doce conquista pratos e paladares

Alimento popular e versátil, a batata doce está no prato de quem pratica exercícios, está em dieta ou simplesmente aprecia o seu sabor adocicado.

Rica em vitaminas e nutrientes, a batata doce é indicada para quem busca um alimento nutritivo que traz inúmeros benefícios à saúde.

Batata doce

O que é batata doce?

Batata doce é um tubérculo, assim como a batata-inglesa, o inhame (cará ou mandioca) e a begônia. A batata doce recebe este nome em razão de seu sabor adocicado.

Originaria das Américas tropicais, mais precisamente da região dos Andes, ela é atualmente um dos alimentos mais consumidos nos continentes central e sul-americano. O tubérculo também recebe outros nomes, dependendo da região, podendo ser chamado de batata-da-ilha, batata-da-terra, jetica ou jatica.

O formato e tamanho dependem da espécie. Ainda assim, o tipo mais popular no Brasil destaca-se pela cor roxa, em razão da quantidade de antocianinas, que possuem propriedades antioxidantes.

Primordialmente fonte de carboidrato, ferro e cálcio, ela é um alimento nutritivo, que auxilia no processo de dieta e possui vários outros benefícios para saúde.

Simultaneamente, ela também fornece vitaminas, fibras, proteínas, sódio e potássio. Entretanto, ela não “pesa” no estômago, pois contém poucas calorias e zero colesterol.

Espécies de batata doce

No Brasil, o tipo de batata doce mais conhecido e consumido é a espécie roxa. Entretanto, existem ao todo quatro tipos de variedades. São elas:

  • Batata doce branca: é um tubérculo que recebe este nome em razão da cor clara da casca. Acima de tudo, ela é caracterizada pela cor e pela textura (seca) de sua polpa;
  • Batata doce roxa: espécie popular pelo sabor, textura macia (quando cozida) e sabor doce. É a espécie mais consumida no Brasil e em vários outros países;
  • Batata doce amarela: similarmente à branca, possui a polpa seca e o gosto adocicado;
  • Batata doce vermelha: do mesmo modo que as “irmãs”, é identificada primeiramente pela cor da casca. Entretanto, sua polpa é amarela e possui ramificações de cor vermelha.

Cada espécie possui características que favorecem a criação de pratos nutritivos e saborosos. Experimentar cada um dos tipos é a melhor recomendação para quem quer descobrir novos sabores e texturas.

Batata doce favorece o emagrecimento

Dentre os vários benefícios oferecidos pelo consumo desta batata, talvez o mais conhecido seja o auxílio para quem quer emagrecer.

Primordialmente, os valores nutritivos deste tubérculo são valiosos para diferentes tipos de públicos, como vegetarianos, esportistas, pessoas que sofrem de diabetes e principalmente os apreciadores de alimentos saudáveis e saborosos.

Batata doce

Entretanto, os esportistas e pessoas em processo de dieta têm se beneficiado e divulgado as qualidades desta batata. A batata doce fornece energia, grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais, entretanto, sem elevar os níveis de insulina.

Portanto, o consumo deste alimento saudável consegue saciar a fome sem provocar aumento de peso ou glicose e sem causar inchaço.

Além de fonte de carboidrato, ela também oferece minerais importantes como cálcio, sódio e, simultaneamente, fornece vitaminas A, B12, B, C e D. Dessa forma, a batata torna-se um alimento nutritivo e pouco calórico.

Cada vez mais, ela conquista esportistas e também pessoas comuns, que utilizam o tubérculo em pratos diversos, receitas que são servidas do café da manhã ao jantar.

Principais benefícios da batata doce

São muitos os benefícios da batata doce à saúde. Além de auxiliar no emagrecimento, ela também protege o intestino, reforça a imunidade, beneficia a saúde da pele, entre outros.

Atletas costumam elogiar características desta batata como a quantidade de fibras, o auxílio no ganho de musculatura e o fornecimento de energia. Entretanto, o grande consumo da batata doce dá gases, criando situações constrangedoras.

Ainda existe uma grande confusão entre as ideias de que batata doce engorda ou batata doce emagrece. Nutricionistas afirmam que ela não engorda e, pelo contrário, auxilia no processo de emagrecimento por saciar a fome.

A glicose fornecida pela batata também ajuda a evitar problemas decorrentes do desgaste de treinos, como tonturas e náuseas. O carboidrato presente no tubérculo também diminui a sensação de cansaço.

A saúde do intestino é outra propriedade da batata doce, muito elogiada por médicos. As fibras e vitaminas contidas no alimento limpam e melhoram o funcionamento do sistema digestivo.

Uma qualidade pouco conhecida é a capacidade de proteger a pele contra os efeitos do sol. Dentre vários benefícios para a pele, ela contribui para a manutenção da elasticidade e firmeza da epiderme, além de proteger contra os raios ultravioleta.

Grávidas são outro público que recorrem aos vários benefícios desta batata para a saúde. As vitaminas e outros nutrientes presentes no tubérculo ajudam a manter uma dieta equilibrada e saudável.

Seu consumo também ajuda a manter e fortalecer a saúde da futura mamãe, além de contribuir para a boa formação dos órgãos e tecidos do bebê.

Batata doce no cardápio

O gosto adocicado, a textura macia e o cheiro característico fizeram com que esta batata conquistasse o paladar dos brasileiros.

O café da manhã e o lanche da tarde são locais onde o tubérculo destaca-se com frequência. Muitas pessoas substituem pães e outras fontes de carboidratos por porções da batata. Uma ideia interessante é o pão de queijo feito com a batata doce.

Batata doce

Na hora do almoço e da janta, ela é um ótimo acompanhamento para carnes, pode ser ingrediente para sopas, nhoques, lasanhas, entre várias outras opções de receitas.

Versátil e saborosa, a batata pode ser transformada em purê, servida recheada, no formato de bolinho frito, compondo um escondidinho, cozida no forno e até frita.

A versão mais conhecida e popular é a batata doce cozida. Entretanto, a cada dia surgem novas e deliciosas receitas.

Cozinheiros criativos estão sempre inovando no uso do tubérculo. Na internet é possível encontrar receitas de pudim, bolos, doces, biscoitos, entre outras criações que utilizam a batata como ingrediente principal.

Como vimos, a batata doce é um alimento saboroso, nutritivo e fonte de energia, fibras e vitaminas. Além de ser fonte para alimentação equilibrada, a batata doce também é excelente para produção de pratos deliciosos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo